Coincidentemente eu baixei e testei ele hoje pelo livecd, e posso afirmar que achei muito bom. Usaria sem problemas. A grande questão pra mim é... se é tão parecido com o ubuntu, inclusive em relação às facilidades/praticidades (a exemplo da instalação de drivers proprietários de hardware, como sempre acontece comigo no próprio ubuntu, em razão da minha placa de rede wireless)., então, porque trocar o ubuntu por ele?
A mesma sensação me ocorreu ao testar o lubuntu mais recente (versão que promete ser mais light que o kubuntu ou xubuntu, e não é oficialmente apoiada pela "família ubuntu"). Gostei muito do lubuntu também, com destaque para a preocupação dos desenvolvedores pelo visual e pela simplicidade, sem deixar de ser completo. Ocorre que no caso deste último, a " troca" ainda se justifica, se você tem uma máquina menos parruda. Já o Mint não me pareceu mais leve em nada, mas, como já disseram aqui mesmo, já vem com java e codecs instalados, e do próprio livecd eu já abri filmes, seriados e músicas. É bem prático para alguma emergência =) mas uma vez que vc tem tudo aquilo instalado no ubuntu também, acaba sendo a mesma coisa. No final, me parece que é uma questão de escolha: verde ou roxo? =)
Em tempo, o opensuse também é bem legal, mas já tive mais dificuldades por exemplo com a instalação do driver proprietário que já citei. Acho que a diferença está em se tratar de uma distribuição que não é baseada no debian, e apesar de parecer muito por conta do ambiente gráfico Gnome, acaba apresentando diferenças maiores.
Aos poucos vou testando cada um =) ... espero um dia poder ter a versão mais adequada para cada situação em cada uma das minhas três máquinas, além do trabalho, casa dos pais, etc... =)
abraço.
Fábio Porto