Autor Tópico: [RESOLVIDO] - Thunar não abre subdiretórios ou arquivos!!  (Lida 9225 vezes)

Offline ricardo pereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] - Thunar não abre subdiretórios ou arquivos!!
« Online: 14 de Maio de 2010, 20:30 »
Olá amigos do Fórum Ubuntu =)!! Sempre uso Ubuntu mas agora estou experimentando o Xubuntu 10.04, que está voando no meu note!

Estou com um problema no THUNAR, que é o seguinte: se eu clico em uma pasta, daí ele vai abrir e listar os arquivos e diretórios que tem la dentro não é mesmo? Porém o problema começa justamente aí:  ele não abre nem seleciona nenhum arquivo ou pasta! Parece que ele só abre o 1º nível (a primeira pasta), daí nos arquivos dentro desta pasta, ou subdiretórios, ele não permite que eu os abra. Nem mesmo tentando selecionar pelo teclado... Eu não sei o que é isto, se alguém puder me ajudar, está mto estranho.... Bom, mas como todo brasileiro é criativo, por enquanto abro meus arquivos pelo terminal "thunar /media/pasta/pasta/arquivo" ou pelo Firefox, hehe!!

Por Favor, Me ajudem aí!!

Até mais,

Ricardo

Obs.: Eu reinstalei o xubuntu, verifiquei o cd por defeitos: tudo ok! Mas o problema persiste... só atualizei o xubuntu, instalei o xubuntu-restricted-extras e só!


Citar
Atualização: Eu tava lendo na net, e resolvi instalar o PCMANFM como gerenciador de arquivos. Dai deu certo, abria as pastas e tals, mas agora começou a travar que nem com o THUNAR... não sei o que faço...

Citar
Atualização 2: Bom, agora instalei outros gerenciadores de arquivos, como o XFE (parece o explorer do win) e o nautilus e esses 2 estão funcionando perfeitamente. Assim, agora uso o Nautilus mesmo, porém como vocês podem imaginar, fica bem mais pesado! O XFE é legal, nada contra!, porém fico mais à vontade com a possibilidade de visualização das miniaturas, recurso suportado pelo nautilus.

Agora, vou tentar descobrir uma forma de substituir (temporariamente, eu espero!) o Thunar pelo Nautilus como gerenciador padrão, e quando conseguir resolver o problema, volto ao Thunar!

Citar
Temporariamente Resolvido: Bom, como eu já estava utilizando muito bem o Nautilus e o XFE, além de testar também o tux commander, como gerenciadores de arquivos, resolvi desinstalar o Thunar e o Pcmanfm, que não estavam funcionando direito:

Dei um sudo apt-get remove thunar pcmanfm, depois reiniciei, e o sistema acusou a falta de um gerenciador de arquivos padrão, instalei-o novamente pelo seguinte comando:  sudo apt-get install --reinstall thunar thunar-*, feito isso, saí da sessão e tudo funcionou perfeitamente até agora (20 min. atrás!). Então se não der mais problemas, depois vou editar o tópico como resolvido!


[RESOLIVDO]: bom, depois de inúmeras tentativas, consegui contornar a situação de uma maneira bem brasileira =P!! Basicamente o que eu faço é o seguinte: deletar os arquivos de configuração do thunar, sair do X, e voltar! Porém fiz um script que deixa o processo mais prático, evitando que você precise sair do X toda hora, quando ocorrer este problema!

Para isso basta que você faça uma cópia dos arquivos de configuração do thunar, logo após vc ter deletado eles e reiniciado o X. Isso vai garantir que você tenha um thunar funcionando corretamente, pois quando você deleta estes arquivos de configuração eles são novamente criados.

Sabendo disso, navegue até a pasta:
Citar
cd /home/ricardo/.config/Thunar
Você encontrará 2 arquivos:
Citar
accels.scm e thunarrc
Crie uma pasta aí onde vc tem estes 2 arquivos:
Citar
mkdir thunar-ok
Copie estes arquivos de configuração do thunar pra dentro da nova pasta (vc pode simplesmente selecionar os dois e dar Ctrl +c e Ctrl +v, ou pelo terminal com o comando cp -a arquivo /home/ricardo/.config/Thunar/thunar-ok)
Feito isso, crie um script para automatizar a tarefa e crie um ícone no desktop para isso se você preferir:
Citar
mousepad ~/reiniciar-thunar.sh
Cole isso aqui no arquivo:
Citar
#!/bin/bash

cp -a /home/ricardo/.config/Thunar/thunar-ok/accels.scm /home/ricardo/.config/Thunar/

cp -a /home/ricardo/.config/Thunar/thunar-ok/thunarrc /home/ricardo/.config/Thunar/

echo "Thunar foi reiniciado com sucesso!"
Dê permissão de execução para ele:
Citar
chmod +x reiniciar-thunar.sh
Crie um Link para o Desktop:
No painel superior ou inferior, clique com o botão direito do mouse, e escolha a opção:
Citar
Adicionar novos itens -->Lançador --> Adicionar
Preençha os campos indicados:
Citar
Nome: reiniciar o thunar
Descrição: script para reiniciar o thunar quando ele trava =P!!
ícone: escolha o de sua preferência
Comando: sh /home/ricardo/reiniciar-thunar.sh
Marque a opção: executar no terminal.

Pronto! Problema resolvido!


Até mais, Ricardo =D
« Última modificação: 24 de Maio de 2010, 12:27 por ricardo pereira »

Offline kaffu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Acho que sei do que pode se tratar
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2010, 15:02 »
Sou fã do XFCE já algum tempo, e esse problema é recorrente no Xubuntu, pelo menos pra mim. Sempre instalei o xubuntu-restricted-extras e, depois de um tempinho, esse problema ocorria. Hoje eu já não uso mais esse pacote pq tem muitos recursos que eu não uso e acabam sendo um peso morto no meu note.

Nessa minha última instalação, esse problema ocorreu depois de eu ter instalado o pacote unrar, que, se não me engano, também faz parte do restricted. Já apaguei os arquivos de configuração que vc falou, fiz um apt-get remove --purge unrar e ver se o problema volta.

Espero ter ajudado. Grande abraço!