Autor Tópico: VirtualBoxOse: Problemas ao iniciar máquina virtual WindowsXP [Resolvido]  (Lida 6600 vezes)

Offline flavio_fsa200x

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Pessoal , por favor ja tentei de todas as maneiras e não consegui... instalei o windows XP no virtual Box... funcionou  tudo normal dei resetei no windows, fechei a abri a máquina virtual normalmente, mas quando reiniciei o micro, e entrei no ubuntu novamento, não funcionou mais.. da um erro de permissão para acessar diretorio tal (msg.abaixo).... (uso o Ubuntu 9.10 - instalado pelo Wuibi) vejam a mensagem de erro:

Falha ao iniciar a máquina virtual Windows.
Cannot open host device '/dev/fd0' for read/write access. Check the permissions of that device ('/bin/ls -l /dev/fd0'): Most probably you need to be member of the device group. Make sure that you logout/login after changing the group settings of the current user (VERR_ACCESS_DENIED).
Unknown error creating VM (VERR_ACCESS_DENIED).

Código de Resultado:
NS_ERROR_FAILURE (0x80004005)
Componente:
Console
Interface:
IConsole {0a51994b-cbc6-4686-94eb-d4e4023280e2}


Ta certo que nem uso o Windows pra nada, foi só pra aprender algo novo, mas quando da pau e nao consigo resolver nao fico sossegado até descobrir o porque ainda mais agora que to querendo aprender tudo sobre Linux e Ubuntu... alguem tem alguma solução...?? Please ..
Obrigado.
« Última modificação: 01 de Julho de 2010, 11:39 por flavio_fsa200x »
F.Olivercam

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: VirtualBoxOse: problemas de premissão de acesso apos virtualizar WindowsXP
« Resposta #1 Online: 12 de Junho de 2010, 11:48 »
OLa companheiro, aconselho a vc desinstalar a versao OSE do Virtula-Box e instalar direto do site;

http://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads

Me parece ser problema na detecção do seu floppy-disc se vc nao usa o disquete remova ele da sua instalação. Na minha assinatura aqui em baixo tem links para apostilas se o seu desejo e aprender mais sobre o Ubuntu.
« Última modificação: 12 de Junho de 2010, 11:50 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: VirtualBoxOse: problemas de premissão de acesso apos virtualizar WindowsXP
« Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2010, 14:46 »
Duas coisas: eu não uso a versão OSE porque ela tem restrições em relação à versão 3.x (uma delas, se não me engano, é que a OSE não permite acesso a USB).

Então, ao invés de baixar direto do site do VirtualBox, como o Platão sugeriu, prefiro adicionar, nos Canais de Software e, desta forma, instalar diretamente através do Synaptic. A vantagem desta alternativa é que as atualizações podem ser instaladas de forma automática, como um pacote normal do Ubuntu.

Para adicionar nos Canais de Software, eu faço o seguinte:

-- no terminal, eu entro com o comando
Código: [Selecionar]
wget -q http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/sun_vbox.asc -O- | sudo apt-key add -

-- na opção Sistema > Administração > Canais de Software, escolho a aba Outro Software e opção Adicionar.

-- no campo linha do APT, insiro o seguinte:
Código: [Selecionar]
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian jaunty non-free
(trocando "jaunty" pela versão do Ubuntu que estou usando. P.ex., se for a 10.04, eu coloco "lucid").

-- aí, é só clicar em Fechar e a seguir em Recarregar.

A partir daí, você pode instalar o VirtualBox através do Synaptic.





Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline flavio_fsa200x

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: VirtualBoxOse: problemas de premissão de acesso apos virtualizar WindowsXP
« Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2010, 19:16 »
Platao Valeu cara fiz do jeito q vc falow e deu certinho legal... Gostei do manual ubuntu q vc deixou o link valeu!!
F.Olivercam

Offline flavio_fsa200x

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: VirtualBoxOse: problemas de premissão de acesso apos virtualizar WindowsXP
« Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2010, 19:18 »
RamonB, legal valeu pela dica tbém me ajudou.
« Última modificação: 27 de Junho de 2010, 20:46 por flavio_fsa200x »
F.Olivercam

Offline vicius_wolf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: VirtualBoxOse: Problemas ao iniciar máquina virtual WindowsXP [Resolvido]
« Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2010, 13:06 »
Muito bom,

Tive o mesmo problema com um notebook acer apire 4530, fiz o recomendado e nada, mas ja com outro modelo acer, deu erro mas corrigi com o procedimento citado. Logo acho que possar ser algum problema de hardware.
Coloquei o erro abaixo.

Se alguem tiver uma dica aí, to precisando. ??? 

Falha ao iniciar a máquina virtual Windows.
Cannot open host device '/dev/fd0' for read/write access. Check the permissions of that device ('/bin/ls -l /dev/fd0'): Most probably you need to be member of the device group. Make sure that you logout/login after changing the group settings of the current user (VERR_ACCESS_DENIED).
Unknown error creating VM (VERR_ACCESS_DENIED).

Código de Resultado:
NS_ERROR_FAILURE (0x80004005)
Componente:
Machine
Interface:
IMachine {0a51994b-cbc6-4686-94eb-d4e4023280e2}