Olá xluisfernando
Me chamo Fernando (sou o criador do artigo do viva o linux que voce postou "FEHH).
Esse sprit seu é legal, parabéns, mas não te aconcelho a fazer-lo diretamente:
1º - A questão das tarjas pretas que iria sair sem configuração certa, pois cada filme é um caso diferente igual falei no meu tutorial. Se você deixa-las lá, vai consumir um alto número de bitrate
2º - Bitrate = quanto maior mais qualidade e maior o tamanho final do video, existem bastante calculadoras de bitrate na net, nativas e emuladas com o wine. Vária muito, escala da imagem 16:3 4:8 etc. Dá uma conferida!
3º - Bitrate do audio: Para filmes com muito efeito sonoro ou show te aconcelho 160 ou 192, 128 é quase um padrão para qualquer filme, caso o filme for algum trama ou etc que nao contem muitos efeitos sonoros pode-se usar ate 96. Vale a mesma coisa para o video, quanto maior o bitrate maior o arquivo final de audio.
Eu estou fazendo um script quase igual ao seu, mas com ate pré-visualização. Gosto muito de editar videos e busco aperfeiçoar meus métodos e compartilhar. Caso queira me add no msn para conversarmos, fernandofdutra(arroba)gmail.com.