rapaz eu sou iniciante no ubuntu também, aqui eu tenho dois HDs, o primeiro com o Ubuntu 10.04 no boot, e o segundo com o Windows 7, pra quem é iniciante eu acho bom não mudar de uma vez, é legal você ter os dois sistemas e ir aprendendo, e tentando fazer o máximo de tarefas possíveis no Ubuntu pra ir conhecendo. Seu computador eu acho um pouco antigo pra nova versão do Ubuntu, inclusive nessa versão antiga você disse que os vídeos não rodam muito bem, você disse também que não conseguiu instalar o Windows XP, isso não é normal e talvez tenha algum problema de hardware ai, e talvez você ta tendo problema no Ubuntu por isso.
Eu usei a versão 8.04 é muito boa, mais a 10.04 é atual e tá muito boa também, aqui o Ubuntu roda todos os vídeos que eu tenho, tudo, .flv .rmvb, etc, e muito bem, melhor doque o Windows 7 onde eu preciso de dois, três programas pra fazer a mesma coisa que o totem faz sozinho com simplicidade. Os vídeos do youtube em tela cheia pode não parecer mais exige bastante processamento, e eu acho que fica lento por causa da sua configuração. Eu aconselho você a tentar manter os dois sistemas, o XP, que a sua máquina deve conseguir levar bem e o Ubuntu, continue conhecendo ele, é um sistema moderno com muitos recursos e está evoluindo, melhorando a cada dia.