Autor Tópico: Restauração do sistema a um ponto anterior  (Lida 22986 vezes)

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Restauração do sistema a um ponto anterior
« Online: 01 de Agosto de 2010, 18:17 »
Oi pessoal, tenho batido cabeça com o ubuntu após atualizar o sistema, pois sempre perco o gerenciamento de rede.
Vim em busca de como criar um ponto de restauação, onde depois de descontente com o sistema, eu possa restaurar a um ponto anterior e ter o meu ubuntu funcionando novamente como antes de alguma alteração, instalação ou atualização.

Offline braxis09

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
  • Rodrigo
    • Ver perfil
Re: Restauração do sistema a um ponto anterior
« Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2010, 11:44 »
Pow to acompanhando esse post ja faz moh cara... ninguem posta nada!!!

Gostaria de saber também, porq eu fuçando para aprender vira e mexe faço cagad*!

Valeu
STI AS1528
AMD Turion 64 1.8ghz / 512 RAM / 60 PATA
Ubuntu 10.10 i386 - Maverick Meerkat

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Restauração do sistema a um ponto anterior
« Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2010, 11:56 »
e vão demorar para responder....

não existe restaração do sistema no GNU/Linux

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: Restauração do sistema a um ponto anterior
« Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2010, 17:31 »
caramba, como pode nao haver restore para linux? pelo que andei lendo, um diferencial positivo ou negativo, seja la como ver, e justametne o reaproveitamento de codigo ja existente, se vc atualiza um programa atualiza por taberla outro, assim se vc atualiza tudo, ja era se algo para de fumncionar, como saber onde esta o problema, a melhor forma e voltar uma unstalaçao anterior. no windows vc atualiza um programa, se deu errado, vc sabe q e akele programa e pronto.

Asghan, obrigado, vou ficar com o segundo link, ja estou baixando para provar, obrigado.

Tota, obrigado por aparecer, as dicas do Asghan parecem boas, a 1ª meio ruim para um usuario simples, pode ser mais para uma empresa, mais trabalho mas com + detalhes para servir aos desktops e o 2º bem mais simples.

obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Restauração do sistema a um ponto anterior
« Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2010, 23:53 »
Em teoria não seria difícil criar "pontos de restauração" (pra usar o termo do concorrente) no Linux.
Bastaria criar um repositório local com os pacotes alterados numa alteração do sistema de pacotes, mais os arquivos de configuração declarados pelos pacotes incluídos, dentro do diretório /etc, mais as configurações locais, que ficam dentro do diretório HOME do usuário.

Digo, em teoria, pq na prática a gente sabe que nunca é bem assim: há os pacotes que não são instalados pelo sistema de pacotes, os que não gravam suas configurações em /etc, os que não gravam as configurações de usuário dentro do perfil, e pra completar, o usuário ainda teria que ter espaço em disco pra guardar isso tudo, e várias vezes...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Restauração do sistema a um ponto anterior
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2010, 10:58 »
e vão demorar para responder....

não existe restaração do sistema no GNU/Linux

Deveria haver, porque a restauração do sistema é uma mão na rodaquando algo dá errado. Todo usuário de pc já se valeu dela numa hora de aperto. Quem sabe não implementem isso futuramente, porque o bichinho faz falta....

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: Restauração do sistema a um ponto anterior
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2010, 00:18 »
e como faz falta, imagine atualizar o sistema e um monte de coisa falhar? onde tá o erro? volta um ponto no tempo de UPs e pronto, tudo funcionando de novo.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Restauração do sistema a um ponto anterior
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2010, 00:29 »
e como faz falta, imagine atualizar o sistema e um monte de coisa falhar? onde tá o erro? volta um ponto no tempo de UPs e pronto, tudo funcionando de novo.

É só fazer um clone, é muito mais completo que "Restauração de sistema" e funciona com qualquer SO. Não é difícil, é só questão de habito.

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Restauração do sistema a um ponto anterior
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2010, 05:04 »

É só fazer um clone, é muito mais completo que "Restauração de sistema" e funciona com qualquer SO. Não é difícil, é só questão de habito.

Tipo o Remastersys?

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Restauração do sistema a um ponto anterior
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2010, 05:37 »

É só fazer um clone, é muito mais completo que "Restauração de sistema" e funciona com qualquer SO. Não é difícil, é só questão de habito.

Tipo o Remastersys?
Para ser mais exato tem o clonezilla

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Restauração do sistema a um ponto anterior
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2010, 07:47 »
caramba, como pode nao haver restore para linux? pelo que andei lendo, um diferencial positivo ou negativo, seja la como ver, e justametne o reaproveitamento de codigo ja existente, se vc atualiza um programa atualiza por taberla outro, assim se vc atualiza tudo, ja era se algo para de fumncionar, como saber onde esta o problema, a melhor forma e voltar uma unstalaçao anterior. no windows vc atualiza um programa, se deu errado, vc sabe q e akele programa e pronto.

..............
obrigado.

daquinho, ainda bem que ñ precisamos disso no linux
isso na verdade é mais um paliativo invetado no windows, p/ adiar reinstalações e formatações do windows, por conta da arquitetura dele ser velha e original/ ruim, extrema/ frágil p/ a instabilidade e a segurança.

usar o linux, é necessário se mudar certos conceitos, que acabamos ficando acostumados no windows, tipo baixar programas e outras coisas de qualquer lugar.
quem se mantém fiel a famosa lista de repositório do linux, tem um sistema extrema/ estável e também c/ boa segurança
usar adequada/ o root....

claro que também que o linux tem seus problemas, principal/ na parte de hardware
mas é como digo, precisamos nos reeducar no linux.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Restauração do sistema a um ponto anterior
« Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2010, 19:32 »
Tipo o Remastersys?
Eu uso um uma distro "live-cd" chamada parted magic. É leve (130mb) e trás vários utilitários (SuperGrubDisk, Clonezilla - uma das opções para criar clones-, lista completa: http://partedmagic.com/programs.html).

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Restauração do sistema a um ponto anterior
« Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2010, 20:18 »
Tipo o Remastersys?
Eu uso um uma distro "live-cd" chamada parted magic. É leve (130mb) e trás vários utilitários (SuperGrubDisk, Clonezilla - uma das opções para criar clones-, lista completa: http://partedmagic.com/programs.html).

Ah, beleza, vou baixar depois pra me familiarizar com ele - vivendo e aprendendo com o Linux. hehe
Abraço

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: Restauração do sistema a um ponto anterior
« Resposta #14 Online: 28 de Agosto de 2010, 15:44 »
OI rjbgbo, vc tem razão, são habitos diferentes para sistemas diferentes, tento não necessariamente comparar, mas como tenho costumo com o outro sistema, para me referir a alguma coisa que desconheço no mundo linux, uso os termos empregados no outro.
vantagens e desvantagens, depois da primeira atualização do meu ubuntu , seja lá o que foi atualizado, sempre perdia o meu gerenciador de rede, como eu iria recuperar o gerenciador? o q teria de mais fácil é desfazer essas atualizações, mas não tem como.
O pessoal tá falando em clone, mas tem que ter um outro HD, quam vai ter um HD de pelo menos 300GB? e agora que esta entrando na moda 1TB????? isso só para reparar um problema de 1 pequeno programa em todo o sistema?