Comprei um HD de 1TB e, aproveitando que ele é novinho e sem formatação nenhuma, resolvi testar as dicas. No caso eu deixei uma partição enorme para meus arquivos (/home), uma para ser o journal dessa partição, uma para instalar o sistema (com journal na mesma partição) e uma swap. Só não entendi uma coisa:
Por que a partição, mesmo não tendo journal, está com todo esse espaço ocupado? 13GB é muita coisa.
Porque não tem como ele não criar um Journal interno junto com os blocos e inodes com o comando dado no tutorial! Você deu o comando pra ele formatar certo? Nisso ele criou um journal interno conforme o tamanho da sua partição e junto com ele as informações dos blocos e inodes. Depois você passa o comando para ele não usar mais esse journal interno! Entendeu agora?
Se você não quiser perder esse espaço todo, você terá que criar a partição do journal antes de mandar formatar essa partição, daí na hora de formatar você "diz" pra ele que o journal já existe em outro lugar! Contudo você deve especificar o tamanho dos blocos! Se o tamanho dos blocos forem diferentes dá pau!
É mais uma complicação para você pensar na hora de formatar! Por isso deixei o comando como está! Veja que nem todo esse espaço é do journal! Ele tem que guardar informações dos blocos e inodes também! Como seu HD é grande daí tem que ter muito espaço pra guardar todas essas informações! Afinal são 850GB de espaço livre mas que teve que ser "mapeado"!
Agora, ficar criando várias partições journal dentro do mesmo HD vai acabar é atrasando o funcionamento do sistema! Lembre-se, ele vai levar as cabeças do HD seja na leitura ou na escrita para a partição journal! Então se você cria 5 partições dentro dele, sendo duas só de journal, ele vai ficar bem "loquinho" com isso tudo aí! Nunca usei essa configuração sua! Estou apenas te falando o que acho que vai acontecer por suposição!
Como você diz quer usar tudo no mesmo HD, não é melhor criar o journal interno com 400MB?