Autor Tópico: Criando uma Distrbuição Personalizada para inciantes.  (Lida 6736 vezes)

Offline Thiago Reisdorfer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Criando uma Distrbuição Personalizada para inciantes.
« Online: 12 de Setembro de 2010, 23:13 »
Olá Colegas,

Eu sou usuário do Ubuntu desde a versão 9.04.

Estarei agora abrindo um novo negócio, uma loja de informática.

Gostaria de estar deixando pré-instalado nos computadores montados o Linux Ubuntu 10.04.

Mas gostaria da contribuição de vocês, de como posso estar personalizando e incrementando o Ubuntu de forma que ele se torne mais completo, e mais fácil de usar.
Gostaria de ideias e personalizações para um usuário que nuca usou Linux não tenha tantas dificuldades com a adaptação.

O que vocês me aconselham? Deixar o menu parecido com o windows? Instalar manuais? Colocar um tema mais legal? Qual?

Abraços!

Offline Feitosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
Re: Criando uma Distrbuição Personalizada para inciantes.
« Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2010, 00:18 »
Acho que seria essencial pré-instalar logo os codecs... Talvez um "Ubuntu for dummies" explicando vantagens óbvias... Que você não precisa ir nos baixaki da vida, quem vem com um Office grátis, que esse fórum existe, etc...

Foi basicamente o que fiz antes de apresentar minha namorada no Ubuntu, ela se adaptou facilmente e hoje adora!

Essas coisas.

Só não se empolga e tenta criar outra distro... Já existem distros demais rs!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Criando uma Distrbuição Personalizada para inciantes.
« Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2010, 11:07 »
Ola ha duas ISOS prontas e vc tbm pode implementalas melhorando e adicionando programas usando elas como base http://hamacker.santhanna.net/?page_id=1103 e tbm http://www.linuxnopc.com.br/lpc/index.php?option=com_content&view=article&id=22&Itemid=29 vc tbm pode acrescentar algumas apostilas basicas e avançadas Orgulho Geek---> http://oliviofarias.com/downloads/ubuntu_guia_do_iniciante.pdf  e Igor Abreu---> http://ubunteiro.wordpress.com/apostila-ubuntu-ygor-abreu/ e avançadas Guia Foca Linux ---> http://www.guiafoca.org/download.html os temas padrao sao bons nao acho que vc deve imitar o Windows no layout das janelas ja que o tema padrao e bonito,agradavel e elegante mas vc pode acrescentar esse repositorio de temas Bisigi Project--->http://www.bisigi-project.org/?page_id=6&lang=en e alguns links para revistas gratuitas Espirito Livre--->http://www.revista.espiritolivre.org/?page_id=59 e Linux Magazine--->http://www.linux-magazine.com.br/ce quem sabe pedir alguns cds oficiais e deixar disponiveis para os clientes alem de oferecer o serviço de copia de cds do Ubuntu, vc pode ganhar pontos com os clientes com esse serviço de copia. Nao acho legal criar outra distribuição alem de demandar tempo pode nao ficar legal quando o cliente vai procurar ajuda em forum especializados como esse, va de Ubuntu.

« Última modificação: 13 de Setembro de 2010, 11:20 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

bawlaw

  • Visitante
Re: Criando uma Distrbuição Personalizada para inciantes.
« Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2010, 17:19 »
axo que se possivel as atualizaçoes ja estejam prontas..
afinal é 250mb de atualizaçoes e nem todo mundo tem noçao do porque intalalas.
os codecs.. como ja foi citado sao fundamentais.

parece tolo.. mas as pastas meu computador/meus documentos/lixeira sao boms no desktop.. pelo menos até o usuario se ambientar.

e tente nao aprofundar demais nos manuais.. como muitos sabem.. brasileiro nao le manuais xD hehe
se possivel faça uma apresentaçao rapida em OOffice citando os pontos fortes e mostrando o caminho das coisas.

bem.. foi isso que eu achei que falta para um iniciante no ubuntu :D
abraços!

Offline cicero santo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: Criando uma Distrbuição Personalizada para inciantes.
« Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2010, 18:00 »
Quando eu,voce e a grande maioria iniciamos no mundo Windows,Linux,etc não me lembro de ter ganhado nada encrementado, por isso amigo Instale apenas a OS normal se a pessoa resolver usar linux ela vai ter que ''reaprender'' afinal somos humanos.

''Se quiser usar Linux, tem que Reaprender. Senão é melhor nem começar''

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Criando uma Distrbuição Personalizada para inciantes.
« Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2010, 16:20 »
Quando eu,voce e a grande maioria iniciamos no mundo Windows,Linux,etc não me lembro de ter ganhado nada encrementado, por isso amigo Instale apenas a OS normal se a pessoa resolver usar linux ela vai ter que ''reaprender'' afinal somos humanos.

Acho que o Thiago Reisdorfer está no caminho certo. Todos nós sabemos que a maioria das pessoas tem muita dificuldade em configurar o Sistema, mesmo o Windows. Acho que para ganharmos novos usuários, principalmente aqueles que preferem as coisa mais fáceis (pelo menos em se tratando de Sistema Operacional), seria interessante mandar um Ubuntu "mastigado". Muitos colegas dizem que o Linux é difícil talvez por não o conhecerem bem, o que pode ser ocasionado por esses Linux's ruins que vêm pré-instalados nos PC's "de loja".

Thiago, parabéns pela iniciativa. É um excelente meio de mostrar aos seus clientes que o Ubuntu é um excelente Sistema Operacional. Resumindo todas as dicas, sugiro que deixe o Ubuntu pronto para o uso: codecs, atualizações, amsn, ícones Lixeira, Documentos (usuário) e Computador na área de trabalho, repositório Medibuntu, etc.

Tem uns links bacanas para ajudar:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41675.0.html
http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-lucid-lynx
http://hamacker.santhanna.net/?page_id=1103

PS: Conte-nos depois osbre o resultado e o que seus clientes vão achar.

Abraços

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Criando uma Distrbuição Personalizada para inciantes.
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2010, 16:36 »
Quando eu,voce e a grande maioria iniciamos no mundo Windows,Linux,etc não me lembro de ter ganhado nada encrementado, por isso amigo Instale apenas a OS normal se a pessoa resolver usar linux ela vai ter que ''reaprender'' afinal somos humanos.

Pois é, acho que o Ubuntu "incrementado" ja e o basico.......
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Thiago Reisdorfer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re: Criando uma Distrbuição Personalizada para inciantes.
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2010, 20:53 »
Olá

Obrigado a todos pelas respostas, era isso mesmo o que tenho pensado!
Quando eu instalo o Windows, o cliente já pede que seja instalado todos os programas, como antivírus, winrar, nero, codecs, etc, etc...

E para fazer o pessoal gostar do Ubuntu, o negócio é caprichar na aparência, pois essa também é estratégia da Microsoft, pois o usuário pode preferir entre um ou outro optando pelo mais bonito.

Segue algumas incrementações que pretendo fazer ao Ubuntu (Não pretendo criar nova distro não) no máximo criar uma capa do CD escrito Ubuntu Custom by... (hehe)
Dêem sua opinição!

- Selecionar Manuais Básicos de Ubuntu e OpenOffice
- Colocar nos Favoritos do firefox os melhores sites sobre Linux e Ubuntu, inclusive este fórum.
- Instalar suporte completo a Multimidia (Codecs, Flash, Java, Fontes Windows)
- Trocar o OpenOffice pelo BrOffice.
- Gimp e Inkscape
- aMSN
- Google Earth
- Amarok
- K3B
- PlayonLinux
- Temas Bisigi
- Screenlets
- Jogos para Linux (Preciso de Sugestões de jogos legais) para que o usuário saiba que existem boons jogos para linux.
- Deixar o Compiz configurado para oferecer vários efeitos e cubo.
- Ícones Computador, Lixeira, Rede e Pasta Pessoal na Ária de trabalho.
- Deixar como tema padrão o Airlines do Bisigi, pois considero muito bonito.
- Trocar o tema do Plymouth para o Solar, para incrementar o visual na inicialização.

Se algum puder contribuir mais!

Abraços!

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Criando uma Distrbuição Personalizada para inciantes.
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2010, 21:26 »
Excelente configuração Thiago so trocaria o aMSN pelo emesene.

Qnt a jogos os melhores que eu conheço para linux são Wolfstein e Tremulous ;D
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Criando uma Distrbuição Personalizada para inciantes.
« Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2010, 23:39 »
Ja que e para dar pitaco......eu gosto no ubuntu X64 do kega-fusion, snes9x,foobiliard,QuantZ,stella,frets on fire,gmame e Americas army.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Criando uma Distrbuição Personalizada para inciantes.
« Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2010, 23:47 »
Se for pelo lado da aparecia, pode mostrar para eles também o Kubuntu (KDE), que é muito bonito. Pelo menos eu oi acho muito mais bonito do que o Ubuntu (gnome), apesar de eu usar o Ubuntu e já estar acostumado com ele, mas eu já tenho 2 anos, de Ubuntu/Derivados.

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Criando uma Distrbuição Personalizada para inciantes.
« Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2010, 11:47 »
Excelente configuração Thiago so trocaria o aMSN pelo emesene.
Realmente o emesene tem um visual mais bonito mas tem alguns erros. O amsn roda bem e sem erros. Eu mesmo tive alguns problemas com o emesene mesmo removendo a versão do repositório e suas pastas e instalando a versão atual

Se for pelo lado da aparecia, pode mostrar para eles também o Kubuntu (KDE), que é muito bonito. Pelo menos eu oi acho muito mais bonito do que o Ubuntu (gnome), apesar de eu usar o Ubuntu e já estar acostumado com ele, mas eu já tenho 2 anos, de Ubuntu/Derivados.
Apesar do KDE ser bonito e ter o estilo do Windows acho o Gnome mais leve, prático e intuitivo.

Segue algumas incrementações que pretendo fazer ao Ubuntu (Não pretendo criar nova distro não) no máximo criar uma capa do CD escrito Ubuntu Custom by... (hehe)
Dêem sua opinição!

- Trocar o OpenOffice pelo BrOffice.

Não acho necessário trocar o OpenOffice pelo BrOffice. É só instalar o verificador ortográfico VERO pelo Gerenciador de extensão.

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Criando uma Distrbuição Personalizada para inciantes.
« Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2010, 14:24 »
Não acho necessário trocar o OpenOffice pelo BrOffice. É só instalar o verificador ortográfico VERO pelo Gerenciador de extensão.
Mas o OpenOffice tem os menus em inglês talvez não seja uma boa.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Criando uma Distrbuição Personalizada para inciantes.
« Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2010, 19:23 »
Camara, ótima iniciativa.
Eu usaria o remestersys e faria uma ISO desse super Ubuntu, isso facilitará sua vida. Se for possível (viável) acrescente no preço o custo de um DVD e mande para seus cliente

No firefox instalaria o complemento "Downloadhelper"

Aplicativos
smplayer
devede
vlc (e todas as opções que o acompanham)
k9copy
sound-juicer
soundconverter
audacity
winff
cheese
amsn
broffice.org
amule
p7zip-full p7zip-rar p7zip
googleearth googleearth-package
avant-window-navigator
fusion-icon
emerald
compizconfig-settings-manager compiz-fusion-plugins-extra
planner
hardinfo
scribus
openshot
imagination
gimp
kde-l10n-ptbr
inkscape
chromium-browser chromium-browser-l10n
screenlets
drapes
thunderbird thunderbird-locale-pt-br
thoggen


Jogos:
openarena, supertux, alien-arena, extremetuxracer, tremulous, spider, glchess, supertuxkart e torcs.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Feitosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
Re: Criando uma Distrbuição Personalizada para inciantes.
« Resposta #14 Online: 15 de Setembro de 2010, 20:46 »
Olá

Obrigado a todos pelas respostas, era isso mesmo o que tenho pensado!
Quando eu instalo o Windows, o cliente já pede que seja instalado todos os programas, como antivírus, winrar, nero, codecs, etc, etc...

Exato, não é porque não pudemos receber um Ubuntu customizado que o seu cliente também não pode! Mais uma coisa, um dia ele vai trocar/comprar outro PC, facilitar a vida dele agora pdoe lhe dar um retorno no futuro!

- Só explica, seja num manual, seja pessoalmente, por que não tem ativirus! =)

E para fazer o pessoal gostar do Ubuntu, o negócio é caprichar na aparência, pois essa também é estratégia da Microsoft, pois o usuário pode preferir entre um ou outro optando pelo mais bonito.

Exato! Apesar de ser intuitivo, se ele tivesse um manual basicão explicndo as coisas que já dissemos e, também, como mexer o básico no compiz e mudar de temas, seria bom.

Sobre o KDE, sinceramente, acho muito difícil mexer naquela coisa!

Sobre os jogos, gosto muito do Warzone 2100, sobre trocar o OpenOffice por BrOffice, honestamente, acho o OpenOffice por padrão já se integra melhor ao Ubuntu (ao tema padrão, pelo menos) e é até mais bonito.

Instala só o VerO e o CoGroo.

Instala o 7zip, rar e unrar e inclui no tutorial que é só clicar com o botão direito e extrair/compactar!

Não sei se isso é viável no seu caso, mas se sua loja for pequena e você der assistência também ou simplesmente gostar de tratar bem os clientes, pode se prontificar a tirar eventuais dúvidas que surjam...

Por fim, faz uma Iso de um LiveCD e disponibiliza pra gente dar uma olhada e testar o resultado final! =)