Autor Tópico: Nova versão: Ubuntu 10.10! Suas primeiras impressões?  (Lida 16259 vezes)

Offline marcelo faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Liberdade de idéias, liberdade de escolhas!
    • Ver perfil
Nova versão: Ubuntu 10.10! Suas primeiras impressões?
« Online: 12 de Outubro de 2010, 00:26 »
Gostaria de compartilhar as minhas primeiras impressões sobre a nova versão da distribuição mais popular. Como usuário iniciante estou feliz pelas maiores facilidades de uso e instalação. Boot rápido, o visual está melhorando gradativamente e vejo usuários de Windows sentirem pelo menos uma curiosidade em conhecê-lo. Acho que com isso todos vão ganhar, inclusive outras distribuições linux. Não posso falar de pequenos detalhes técnicos por falta de conhecimento de causa(por enquanto, estou aprendendo!). Uma coisa é certa, a preocupação com o usuário final está aumentando e isso me agrada. Não julgo se a distribuição A ou B, livre ou proprietária é melhor ou pior. Falo da minha distribuição favorita e gostaria de saber a opinião de vocês, mais experientes. E aí?

Offline macabu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Linux User #518759
    • Ver perfil
Re: Nova versão: Ubuntu 10.10! Suas primeiras impressões?
« Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2010, 01:38 »
Well well well.
Eu estou louco para instalar, aliás, estou com ele no meu PenDrive mas não estou tendo tempo suficiente para parar e instalar com calma e deixar tudo "suave na nave". Mas curioso vi várias, acho que 4 ou 5 reviews do 10.1 e gostei bastante. Até consegui por um live por uns 10 minutos e gostei da primeira impressão mesmo não tendo tantas mudanças na parte gráfica.
Talvez instale amanhã (hoje né :P) e deixo nos conformes *-* =fome

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Nova versão: Ubuntu 10.10! Suas primeiras impressões?
« Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2010, 08:35 »
Eu não sou "ubunteiro" mas sou "debianista" (ou debianteiro?), a última versão do Ubuntu que eu usei por umas cinco horas foi a 10.04. Eu instalei, atualizei, coloquei minhas coisas, vi tudo funcionando do jeito que eu queria e tirei fora do disco, heheehe. Não pq tenha havido problemas, muito pelo contrário, mas eu tenho uma preferência incondicional pelo Debian.

Screenshot do 10.04 ainda beta:

Citar
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,64291.0.html

Mas eu baixei a ISO do 10.10, vou dar uma testada, mas parece que está havendo um problema relativo ao kernel usado por ele (e que ocorre em outras distros)...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Nova versão: Ubuntu 10.10! Suas primeiras impressões?
« Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2010, 08:56 »
Parabéns a todos, mas já estou meio cascudo no Ubuntu, uso desde a versão 6.04/06 e sempre atualizei, mas nesse 10.04,  o Lince Lúcido, me hipnotizou,rsrs.Sabe que fiz: atualizei o tema Ambiance, instalei as novas fontes da família Ubuntu, muito bonitas e legíveis, o novo wallpaper padrão e uso o gnome-shell, que deverá ser padrão em 2011.

Felicidades a todos !
Usuário Linux- 449417

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Nova versão: Ubuntu 10.10! Suas primeiras impressões?
« Resposta #4 Online: 12 de Outubro de 2010, 09:00 »
Eu to com o 10.10 UNR instalado no meu note e gostei muito. Só reclamo que não tem autohide pra quela barra lateral (ou não achei).
Fora isso, está tão bom quanto o 10.04, mas com menos sugeira no system tray (ou sei lá qual nome se usa para aquilo).

Fui instalar o Skype  2.1.0.81 no computador de um amigo (10.10) e tive que tirar. Sempre que ele iniciava, o botão esquerdo do mouse parava de funcionar.

Por enquanto, só isso que eu percebi.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Nova versão: Ubuntu 10.10! Suas primeiras impressões?
« Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2010, 09:01 »
Parabéns a todos, mas já estou meio cascudo no Ubuntu, uso desde a versão 6.04/06 e sempre atualizei, mas nesse 10.04,  o Lince Lúcido, me hipnotizou,rsrs.Sabe que fiz: atualizei o tema Ambiance, instalei as novas fontes da família Ubuntu, muito bonitas e legíveis, o novo wallpaper padrão e uso o gnome-shell, que deverá ser padrão em 2011.

Felicidades a todos !
Como instalar o gnome-shell e, aonde posso ver um preview de sua usabilidade?
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...


Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Nova versão: Ubuntu 10.10! Suas primeiras impressões?
« Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2010, 09:20 »
Só para complementar, instalei o gnome-shell pelo synaptic, tem esse vídeo(EN) :   http://www.youtube.com/watch?v=jji3AQh7bao&feature=related


Veja no meu:   
« Última modificação: 12 de Outubro de 2010, 09:36 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Nova versão: Ubuntu 10.10! Suas primeiras impressões?
« Resposta #8 Online: 12 de Outubro de 2010, 09:43 »
Obrigado gente!
Mais uma vez a preguiça de ir no google reinou...
Mals.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Nova versão: Ubuntu 10.10! Suas primeiras impressões?
« Resposta #9 Online: 12 de Outubro de 2010, 19:06 »
Eu não ia instalar o 10.10, porém, ontem li que no empathy dele, a webcam funciona no msn, (isso não seria um fator em condições normais, porém, minha companheira está no Maranhão e na máquina que ela usa a webcam só funciona no msn), instalei e confesso que estou gostando muito, [é mais rápido que o 10.04.

Ontem fiz uns teste para ver se a temperatura iria subir muito, usei os recursos de medição fornecidos no driver da nvidia, sem nada em uso (42ºC), com firefox aberto (10 abas todas com vídeo), Totem com vídeo, rhythimbox tocando, terminal com o top acionado, outro terminal instalando dezenas de aplicativos, broffice aberto (planilha, editor, apresentador), calculadora, efeitos 3d ativados, desktop-recorder (gravando e rendenizando), cheese e por fim o winff convertendo, a temperatura chegou a 59ºC.
Esse teste durou 25 min. depois fechei porque iria começar a instalação dos aplicativos que havia baixado. Ao fechar as janelas a temperatura caiu para 52ºC, ao desativar os efeitos 3d caiu para 49ºC, depois de instalar os aplicativos caiu para 42ºC.

Fiquei feliz com o resultado, porém, vou deixar em dual boot com o 10.04 até dezembro.
Ah! Tudo isso foi feito em um HP mini, o processador bateu picos, mas nenhum aplicativo travou ao ponto de ter que fechar forçado.

De qualquer forma se não ficar bom eu tenho o 10.04 redondo.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Nova versão: Ubuntu 10.10! Suas primeiras impressões?
« Resposta #10 Online: 12 de Outubro de 2010, 19:40 »
Eu não ia instalar o 10.10, porém, ontem li que no empathy dele, a webcam funciona no msn, (isso não seria um fator em condições normais, porém, minha companheira está no Maranhão e na máquina que ela usa a webcam só funciona no msn), instalei e confesso que estou gostando muito, [é mais rápido que o 10.04.

Ontem fiz uns teste para ver se a temperatura iria subir muito, usei os recursos de medição fornecidos no driver da nvidia, sem nada em uso (42ºC), com firefox aberto (10 abas todas com vídeo), Totem com vídeo, rhythimbox tocando, terminal com o top acionado, outro terminal instalando dezenas de aplicativos, broffice aberto (planilha, editor, apresentador), calculadora, efeitos 3d ativados, desktop-recorder (gravando e rendenizando), cheese e por fim o winff convertendo, a temperatura chegou a 59ºC.
Esse teste durou 25 min. depois fechei porque iria começar a instalação dos aplicativos que havia baixado. Ao fechar as janelas a temperatura caiu para 52ºC, ao desativar os efeitos 3d caiu para 49ºC, depois de instalar os aplicativos caiu para 42ºC.

Fiquei feliz com o resultado, porém, vou deixar em dual boot com o 10.04 até dezembro.
Ah! Tudo isso foi feito em um HP mini, o processador bateu picos, mas nenhum aplicativo travou ao ponto de ter que fechar forçado.

De qualquer forma se não ficar bom eu tenho o 10.04 redondo.
Qual a sua placa-de-vídeo?
Porque, se for uma 9600gt, eu juro que atualizo hoje!
Eu tirei fora minha 9600 pois no 10.05, no primeiro boot, chegava a 117 graus, dai, quando rebootava, ficava uma média de 70 graus...
E nunca consegui instalar o driver da nvidia com sucesso...
« Última modificação: 12 de Outubro de 2010, 19:43 por bred81 »
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Nova versão: Ubuntu 10.10! Suas primeiras impressões?
« Resposta #11 Online: 12 de Outubro de 2010, 20:01 »
Bota o Debian, hehehe... :D
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Nova versão: Ubuntu 10.10! Suas primeiras impressões?
« Resposta #12 Online: 12 de Outubro de 2010, 20:12 »
Bem, estou testando o Ubuntu 10.10 aqui por um live cd ainda pq estou sem partição disponível nos hds pra instalá-lo e confesso q estou surpreso.
A nova fonte ficou bem legal
O meu vídeo intel onbard ainda está apresentando alguns problemas com o compiz, mas não está sofrível como no lucid, q não funcionava bem nem sem compiz. Melhorou bastante.
O áudio da minha realtek ac'97 está muito melhor do q no xp. O áudio está bem mais limpo e alto.
Detectou e instalou a minha impressora hp 656c automaticamente, apenas liguei e em poucos segundos apareceu um aviso dizendo q a impressora estava pronta para o uso. Imprimi uma página de teste e correu tudo como o esperado.
Gostei daquele laranja q aparece ao passar o mouse sobre itens de menu, cria um contraste legal. Mas não gostei q as opções desabilitadas ficam quase totalmente ilegíveis.
Gostei do novo diálogo de substituição de arquivos do nautilus, essa era uma das broncas q eu tinha com o nautilus.
Alguns problemas...
O player de áudio não encontra as músicas armazenadas no meu mp3 da sony.
Continuo sem conseguir ouvir uma rádio online q ouço muito pelo xp.
Tentei editar um xvid no pitivi e pediu pra instalar os plug-ins, mas não encontrou nada. Ativei os repositórios, ele intalou tudo mas trancou qdo tentei editar o vídeo.
E tem outros dois problemas q eu tinha no lucid q só poderei saber se existem no maverik qdo eu tiver ele instalado no hd: o brasero não apaga dvd-rw corretamente (deixa a gaveta trancada e só reiniciando ou esperando 30min pra liberá-la) e não reconhece a mídia qdo está vazia.

Enfim, acho q está muito boa esta versão mesmo. Com algumas poucas melhorias já poderei usar o ubuntu como o meu sistema principal.

Offline marcelo faria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
  • Liberdade de idéias, liberdade de escolhas!
    • Ver perfil
Re: Nova versão: Ubuntu 10.10! Suas primeiras impressões?
« Resposta #13 Online: 12 de Outubro de 2010, 20:45 »
Esqueci de mencionar e acho que é importante! Na versão 10.04 tive muita dificuldade em instalar uma impressora HP d1660, recorri ao fórum e depois de muita trabalho e ajuda(orientações), consegui instalar. Foi muito trabalhoso e a boa notícia é que esta versão reconheceu na hora a impressora. Fiquei muito feliz e confesso que surpreso. Como é uma impressora mais barata que as demais, acredito que muita gente deva procurá-la. Fica então a dica!

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Nova versão: Ubuntu 10.10! Suas primeiras impressões?
« Resposta #14 Online: 12 de Outubro de 2010, 22:11 »
Camarada bred81, boa noite!
Veja meu hardware, tanto o 10.04 quanto o 10.10 reconheceu tudo :):
lspci
00:00.0 Host bridge: nVidia Corporation MCP79 Host Bridge (rev b1)
00:00.1 RAM memory: nVidia Corporation MCP79 Memory Controller (rev b1)
00:03.0 ISA bridge: nVidia Corporation MCP79 LPC Bridge (rev b3)
00:03.1 RAM memory: nVidia Corporation MCP79 Memory Controller (rev b1)
00:03.2 SMBus: nVidia Corporation MCP79 SMBus (rev b1)
00:03.3 RAM memory: nVidia Corporation MCP79 Memory Controller (rev b1)
00:03.5 Co-processor: nVidia Corporation MCP79 Co-processor (rev b1)
00:04.0 USB Controller: nVidia Corporation MCP79 OHCI USB 1.1 Controller (rev b1)
00:04.1 USB Controller: nVidia Corporation MCP79 EHCI USB 2.0 Controller (rev b1)
00:06.0 USB Controller: nVidia Corporation MCP79 OHCI USB 1.1 Controller (rev b1)
00:06.1 USB Controller: nVidia Corporation MCP79 EHCI USB 2.0 Controller (rev b1)
00:08.0 Audio device: nVidia Corporation MCP79 High Definition Audio (rev b1)
00:09.0 PCI bridge: nVidia Corporation MCP79 PCI Bridge (rev b1)
00:0a.0 Ethernet controller: nVidia Corporation MCP79 Ethernet (rev b1)
00:0b.0 SATA controller: nVidia Corporation MCP79 AHCI Controller (rev b1)
00:10.0 PCI bridge: nVidia Corporation MCP79 PCI Express Bridge (rev b1)
00:15.0 PCI bridge: nVidia Corporation MCP79 PCI Express Bridge (rev b1)
00:16.0 PCI bridge: nVidia Corporation MCP79 PCI Express Bridge (rev b1)
02:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation ION VGA [GeForce 9400M] (rev b1)
03:00.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4312 802.11b/g LP-PHY (rev 01)
Boa sorte e Muito AXÉ!!!