Autor Tópico: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits  (Lida 85197 vezes)

Offline thiga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
    • Dinheiro no Paypal
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #90 Online: 04 de MAR?O de 2011, 18:47 »
isto é parecido ao emerge do gentoo linx  ;D

Eu também lembrei do Gentoo hehehe
Muito bacana essa opção. Vou fazer aqui, vamos ver o quanto vai melhorar.  ;D ;D

Offline Cybereu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #91 Online: 06 de Maio de 2011, 22:14 »
Qual a diferença entre mk-build-deps e get-build-deps ?

Sai do Ubuntu e fui pro Arch linux, agora estou voltando pro Ubuntu novamente pro causa do Unity (motivo de muitos terem saído) e do kernel omnislash (maisfacil de eu instalar no ubuntu que no arch). Mas me acostumei com o processo de compilação do Arch, muito prático e eficiente, e no ubuntu estou sofrendo, estou reinstalando nesse exato momento por causa de um compilção mal sucedida do unity e compiz.
« Última modificação: 06 de Maio de 2011, 22:16 por Cybereu »

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #92 Online: 07 de Maio de 2011, 11:06 »
O meu notebook HP (Agapessaurus Rex) é um centrino com Pentium M; no link da wiki achei estas informações:

Código: [Selecionar]
For gcc 3.4 and later:

CHOST="i686-pc-linux-gnu"
CFLAGS="-march=pentium-m -O2 -pipe -fomit-frame-pointer"
CXXFLAGS="${CFLAGS}"

Não sei onde preciso alterar isso... ou a partir do momento que escolhi a opção pentium m na instalação do apt-build ela já põe essas indormações onde elas devem ficar?
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #93 Online: 08 de Maio de 2011, 21:09 »
Mais uma coisa (talvez seja consequência da primeira):
Quando ele termina de compilar algo, mostra uma mensagem de erro:

...
Ign http://extras.ubuntu.com natty/main Translation-en       
Ign http://archive.canonical.com natty/partner Translation-pt
Ign http://archive.canonical.com natty/partner Translation-en
Lendo listas de pacotes... Pronto
N: Ignorando 'apt-build' no diretório '/etc/apt/sources.list.d/' pois não tem extensão de arquivo


Isso é normal?
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline Cybereu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #94 Online: 12 de Maio de 2011, 01:23 »
Alguém já olhou o arquivo /etc/apt/apt-build.conf ?
Acabei modificando, não sei se mudou algo, mas as compilações estão funcionando bem.

Meu arquivo original
Código: [Selecionar]
build-dir = /var/cache/apt-build/build
repository-dir = /var/cache/apt-build/repository
Olevel = -O2
mtune = -mtune=core2
options = ""
make_options = ""

Seguindo as dicas do Galactus sobre a compilação do kernel, meio que neurei e tentei usar aqui também, ficando assim:
Código: [Selecionar]
build-dir = /var/cache/apt-build/build
repository-dir = /var/cache/apt-build/repository
Olevel = -O2
mtune = -march=core2
options = "-pipe -mcx16 -msahf -msse4.1 --param l1-cache-size=32 --param l1-cache-line-size=64 --param l2-cache-size=3072"
make_options = "-j2"

Até agora não deu nada de errado, se obtive algum desempenho só compilando um programa mais pesado pra ter alguma ideia.
Mas o que vocês acham ?



...
N: Ignorando 'apt-build' no diretório '/etc/apt/sources.list.d/' pois não tem extensão de arquivo
...

Comigo sempre dá isso também, mas vou levando numa boa...

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #95 Online: 12 de Maio de 2011, 13:09 »
Mais uma coisa (talvez seja consequência da primeira):
Quando ele termina de compilar algo, mostra uma mensagem de erro:

...
Ign http://extras.ubuntu.com natty/main Translation-en       
Ign http://archive.canonical.com natty/partner Translation-pt
Ign http://archive.canonical.com natty/partner Translation-en
Lendo listas de pacotes... Pronto
N: Ignorando 'apt-build' no diretório '/etc/apt/sources.list.d/' pois não tem extensão de arquivo


Isso é normal?

O motivo desse erro é que foi criado um arquivo "apt-build" "vazio" nesse local (/etc/apt/sources.list.d/) e ele não tem a extensão ".list" que é característica dos arquivos para listas. No meu caso fiz o seguinte: apaguei esse arquivo.

Código: [Selecionar]
sudo rm -rf /etc/apt/sources.list.d/apt-build
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #96 Online: 19 de Maio de 2011, 14:37 »
Li em algum lugar que não se pode usar o apt-build world após ter instalado pacotes de terceiros,
Os mesmos devem ser removidos da lista.

Fica aí a dica.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #97 Online: 25 de Maio de 2011, 21:03 »
Apesar de apreciar muito a ideia de brincar de GentUbuntu, o apt-build world sempre falha quando ele não encontra os sources de algum componente; eu gostaria de dicas dos veteranos sobre quais componentes do sistema eu posso recompilar para melhorar o desempenho.
Notem que não me refiro aos programas que mais uso, como Firefox, BrOffice e tal... me refiro aos componentes do sistema. Já compilei meu kernel omnislash e vejo uma diferença bem grande no rendimento da máquina, mas performance nunca é demais... rsrsrs (paciência pra emergir os programas com apt-build eu tenho ...rsrsrs)
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #98 Online: 26 de Maio de 2011, 00:17 »
apt-build world = lixo

apt-build é legal para testar, mas ele não ajuda em nada. É legal apenas para gerar conhecimento.

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #99 Online: 26 de Maio de 2011, 08:21 »
apt-build world = lixo

apt-build é legal para testar, mas ele não ajuda em nada. É legal apenas para gerar conhecimento.

Mas se compilar para sua arquitetura específica não ajuda em nada, porque distros como Slack e Gentoo compilam? (aliás, um dos wallpapers do Gentoo diz: If it moves, compile it!, ou seja; Se algo se mexe, compile! rsrsrs)

Eu entendo que uma otimização em particular não renda diferença notável, mas várias pequenas diferenças juntas serão notadas com c erteza! Só como exemplo, na minha máquina, o firefox é visivelmente mais rápido (responde mais depressa) na versão apt-build que a versão pré-instalada no Ubuntu.

Eu experimentei o Gentoo, mas duas coisas pesaram contra a distro dos maníacos do emerge:
-a falta do meu idioma nativo;
-o fórum muito pouco ativo, se comparado a este.
A distro pinguim preguiçoso está além dos meus poucos conhecimentos; eu até tentei, mas não consegui muitos resultados.
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #100 Online: 26 de Maio de 2011, 09:41 »
apt-build world = lixo

apt-build é legal para testar, mas ele não ajuda em nada. É legal apenas para gerar conhecimento.

Mas se compilar para sua arquitetura específica não ajuda em nada, porque distros como Slack e Gentoo compilam? (aliás, um dos wallpapers do Gentoo diz: If it moves, compile it!, ou seja; Se algo se mexe, compile! rsrsrs)

Eu entendo que uma otimização em particular não renda diferença notável, mas várias pequenas diferenças juntas serão notadas com c erteza! Só como exemplo, na minha máquina, o firefox é visivelmente mais rápido (responde mais depressa) na versão apt-build que a versão pré-instalada no Ubuntu.

Eu experimentei o Gentoo, mas duas coisas pesaram contra a distro dos maníacos do emerge:
-a falta do meu idioma nativo;
-o fórum muito pouco ativo, se comparado a este.
A distro pinguim preguiçoso está além dos meus poucos conhecimentos; eu até tentei, mas não consegui muitos resultados.


Arch Linux, Gentoo e Slackware são diferentes!  Eles são feitos para serem compilados!  Principalmente os dois primeiros! Debian/Ubuntu não foram feitos para ter o sistema inteiro ser compilado! São distros binárias!!!

Já li algumas discussões acaloradas em fórums estrangeiros em relação ao apt-build! Tem muita gente com conhecimento técnico que desse a lenha no apt-build, por ele não fazer tudo o que poderia para realmente otimizar as coisas! 

O que você sente de verdade são melhoras na parte de multimídia, como áudio e vídeo, pois o apt-build ativa mais instruções do processador! 

Dá diferença, dá!  Mas não muda tantas coisas como o Gentoo ou ARch Linux podem! Não dá para usar as opções do GCC que os dois podem no Ubuntu/Debian!   Mas como você mesmo sentiu na pele, fica mais complicado também!

Eu mesmo já usei o apt-build desde uma instalação em modo texto básica!  Apt-build em tudo, desde o X até o ambiente gráfico com suas  aplicações!  Dá muita diferença, mas o trabalho é medonho!  E o pior são as atualizações! Tem que ficar compilando todas as atualizações!!! É soda!!!! Eu prefiro ficar mais usando o sistema que compilando o mesmo!  É questão de gosto!  Tem gente que adora ficar compilando coisas!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #101 Online: 26 de Maio de 2011, 13:01 »
mudei minha ideia sobre o apt-build depois que comecei a entender mais do assunto.
Ele apenas altera o -mtune, distros como gentoo e arch mudam deste um march=native, até opções como -O3, opções no GCC que aumentam o uso do cache, enfim, é muita coisa, o apt-build muda apenas uma pequena parcela.
E enquanto em aplicativos de multimidia em geral ele até ajuda, em aplicativos como Libreoffice, ele pode até atrapalhar.

Programas como VLC e ffmpeg eu prefiro a baixar novas versões e compilar eu mesmo, pois eles oferecem um meio bem fácil de adicionar otimizações.
« Última modificação: 26 de Maio de 2011, 13:45 por Gunss »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #102 Online: 26 de Maio de 2011, 14:28 »
mudei minha ideia sobre o apt-build depois que comecei a entender mais do assunto.
Ele apenas altera o -mtune, distros como gentoo e arch mudam deste um march=native, até opções como -O3, opções no GCC que aumentam o uso do cache, enfim, é muita coisa, o apt-build muda apenas uma pequena parcela.
E enquanto em aplicativos de multimidia em geral ele até ajuda, em aplicativos como Libreoffice, ele pode até atrapalhar.

Programas como VLC e ffmpeg eu prefiro a baixar novas versões e compilar eu mesmo, pois eles oferecem um meio bem fácil de adicionar otimizações.

Mas é isso mesmo!  É como eu disse, o apt-build altera muito pouco do que pode ser alterado!  Por isso muitos falam mal! Mas eu acho que tem limite né! Pois ele é usando em distros binárias! Os caras querem o quê afinal?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #103 Online: 26 de Maio de 2011, 15:37 »
mudei minha ideia sobre o apt-build depois que comecei a entender mais do assunto.
Ele apenas altera o -mtune, distros como gentoo e arch mudam deste um march=native, até opções como -O3, opções no GCC que aumentam o uso do cache, enfim, é muita coisa, o apt-build muda apenas uma pequena parcela.
E enquanto em aplicativos de multimidia em geral ele até ajuda, em aplicativos como Libreoffice, ele pode até atrapalhar.

Programas como VLC e ffmpeg eu prefiro a baixar novas versões e compilar eu mesmo, pois eles oferecem um meio bem fácil de adicionar otimizações.

Mas é isso mesmo!  É como eu disse, o apt-build altera muito pouco do que pode ser alterado!  Por isso muitos falam mal! Mas eu acho que tem limite né! Pois ele é usando em distros binárias! Os caras querem o quê afinal?

Ele poderia alterar o march, que é nele onde mora o segredo. Acho que algo mais que isso é doidera pois começaria a mexer no sistema em si.
Mas o grande problema mesmo é que ele não sabe lhe dar muito bem com as dependencias, coisa que um arch e gentoo da vida fazem com classe!

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #104 Online: 26 de Maio de 2011, 15:54 »
Captei a ideia sobre a diferença das distros.

Eu não tinha ideia que o apt-build era assim superficial; imaginei que ele usasse o GCC pra fazer tudo que era possível pro processador escolhido, mas pelo que entendi não é bem assim...

Eu domino muito pouco o pinguim e realmente quero me aprofundar nas coisas, entender melhor o sistema e extrair sempre o melhor rendimento da máquina (uma das frustrações que tive no win e que me fizeram buscar algo além).

Eu fiquei muito interessado no gentoo, mas vi que a comunidades brasileira dos compiladores compulsivos está parada desde 2007.  >:(

Programas como VLC e ffmpeg eu prefiro a baixar novas versões e compilar eu mesmo, pois eles oferecem um meio bem fácil de adicionar otimizações.
Como se faz isso?

Mais uma coisa que me ocorreu: eu não encontrei muitos programas de benchmark para medir na prática o quanto meu sistema melhorou ou piorou e, em quais aspectos; acabei instalando aquele hardinfo (o mesmo que vem no Lubuntu), porém não há muita explicação sobre os testes que ele faz; há por exemplo algum programa que sirva de cronômetro para, por exemplo, saber quanto tempo leva para copiar 100Mb de dados de uma pasta para outra, ou qual o tempo exato de boot até o sistema estar 100% disponível?
« Última modificação: 26 de Maio de 2011, 17:12 por HerrSchafer »
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)