Autor Tópico: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits  (Lida 85187 vezes)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #105 Online: 27 de Maio de 2011, 00:02 »
Eu não conheço nenhum bechmark que meça o ganho de desempenho quando compilamos um programa, ou até mesmo o sistema completo.
Porém você percebe na fluidez do sistema. Aqui usando o meu kernel personalizado, posso garantir que o sistema simplesmente deslisa durante o uso, isso é sinal que ta legal, ao menos para a maioria dos mortais.

Sobre compilar um VLC da vida. Quando você sai do ./configure ele diz que você pode otimizar mais ainda a instalação alterando alguns valores de um arquivo criado por ele justamente para facilitar ainda mais essas modificações.

Eu ainda vou baixar o código fonte e compilar o Firefox com a opção -Os só pra ver se realmente fica melhor em uma máquina mais modesta.

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #106 Online: 27 de Maio de 2011, 10:13 »
@Gunss:
Eu pensei no benchmark no sentido de medir as tarefas rotineiras; assim dá pra ter uma noção se as configurações estão ajudando ou atrapalhando o desempenho geral da máquina. Quanto à compilação, não entendi mto bem  :(... Poderia me dar umas dicas para pesquisa? É com o GCC, ou comandos tipo make e etc?
Essa é uma área que me interessa muito!
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline arthuraccioly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #107 Online: 18 de Julho de 2011, 19:41 »
O meu PC está voando... tô indo, devagar, "buildando" os programas que mais uso. Impressionante. Muito boa a dica.

Eu dei um apt-build install --reinstall unity, tá rápido de fazer medo!

Pergunta: tem como dar um apt-build no kernel do Ubuntu, pra que ele fique otimizado para o meu processador?
« Última modificação: 18 de Julho de 2011, 19:44 por arthuraccioly »

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #108 Online: 18 de Julho de 2011, 20:09 »
Pergunta: tem como dar um apt-build no kernel do Ubuntu, pra que ele fique otimizado para o meu processador?

O kernel você pode recompilar sim, mas usa-se um processo bem diferente.
Aqui tem um tutorial: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg375471.html#msg375471

As maiores diferenças que notei foram no firefox quanto ao desempenho e no metacity quanto ao consumo de memória; aliás, vários programas abaixam muito o consumo de memória após recompliados.
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #109 Online: 11 de Setembro de 2011, 12:10 »
Não consigo recompilar o Chromium

Código: [Selecionar]
#apt-build install chromium-browser
Ele baixa um monte de coisas, depois mais 190Mb de arquivos fonte; fica horas compilando e depois dá erro dizendo que não há pacote para instalar.

Código: [Selecionar]
#apt-get install chromium-browser
Funcionou perfeitamente e isso é que eu não entendo.
Eu vi uma melhora grande na versão compilada do Firefox e gostaria de testar a mesma coisa no Chrome.
Thanks!

Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline Domingos Alcantara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #110 Online: 14 de Novembro de 2011, 01:30 »
Boa noite! Seguindo o roteiro informado, instalei o apt-build e o configurei conforme indicado, porem ao executar, sempre após compilação é apresentada a seguinte mensagem: "E: O valor 'apt-build' é inválido para APT::Default-Release como tal lançamento não está disponível na origem".  E o pacote não é instalado.
Outro erro que me é apresentado é quando executo o mk-build-deps. Sempre aparece apenas esta mensagem: mk-build-deps: You must have equivs installed to use this program.
O que devo fazer para corrigir estes problemas?
Desde já agradeço pela atenção.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #111 Online: 14 de Novembro de 2011, 12:30 »
Boa noite! Seguindo o roteiro informado, instalei o apt-build e o configurei conforme indicado, porem ao executar, sempre após compilação é apresentada a seguinte mensagem: "E: O valor 'apt-build' é inválido para APT::Default-Release como tal lançamento não está disponível na origem".  E o pacote não é instalado.
Outro erro que me é apresentado é quando executo o mk-build-deps. Sempre aparece apenas esta mensagem: mk-build-deps: You must have equivs installed to use this program.
O que devo fazer para corrigir estes problemas?
Desde já agradeço pela atenção.

instala o mk-build-deps hora bolas! Usar o apt-build no ubuntu é dor de cabeça, se quiser compilar vai pro gentoo ou arch que lá é só ter um processador bom, pq o resto o sistema cuida pra você

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #112 Online: 14 de Novembro de 2011, 13:12 »
Quanto ao problema do erro, ele compila os pacotes mas não os instala. Instale-os manualmente! Eles ficam na pasta /var/cache/apt-build/repository; acessando essa pasta, você verá os pacotes .deb que apt-build criou, instale-os com dpkg -i pacote*.deb.
Nas versões anteriores do Ubuntu esse comando rodava normalmente, mas nessa nova dá esse problema e eu consegui contornar dessa forma.
Só tenha em mente que quando o aplicativo que você compilou for atualizado, uma versão binária genérica será instalada e você precisará compilar novamente a nova versão.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2011, 06:45 por HerrSchafer »
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline Domingos Alcantara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #113 Online: 20 de Novembro de 2011, 22:41 »
Boa noite, senhores(as)!
Mais uma duvida. Qual o pacote que devo instalar para ter acesso ao "mk-build-deps"?
Desde já agradeço pela atenção.

Offline Domingos Alcantara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #114 Online: 23 de Novembro de 2011, 01:00 »
Senhores(as), boa noite!
Desculpem pela ignorância. Quanto a encontrar o aplicativo esta resolvido, porem surgiu um novo problema.
Sempre que executo o mk-build-deps conforme indicado, é retornado uma mensagem que eu não consegui compreender.
"mk-build-deps: You must have equivs installed to use this program.". Esta mensagem aparece independente do programa que eu especifique.
Poderiam me ajudar a resolver mais este entrave?
Desde já obrigado.

Offline Davidr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #115 Online: 23 de Novembro de 2011, 07:14 »
Senhores(as), boa noite!
Desculpem pela ignorância. Quanto a encontrar o aplicativo esta resolvido, porem surgiu um novo problema.
Sempre que executo o mk-build-deps conforme indicado, é retornado uma mensagem que eu não consegui compreender.
"mk-build-deps: You must have equivs installed to use this program.". Esta mensagem aparece independente do programa que eu especifique.
Poderiam me ajudar a resolver mais este entrave?
Desde já obrigado.



"You must have equivs installed to use this program" = Você precisa ter "equivs" instalado para usar esse programa(não sou bom no inglês mas acho está certo). Demorei um pouco pra perceber isso aqui, no momento em que fui usar o comando, quando fui prestar atenção na mensagem de erro é que percebi, joguei um "sudo apt-get install equivs" e resolveu.

Um probleminha muito chato:
"E: O valor 'apt-build' é inválido para APT::Default-Release como tal lançamento não está disponível na origem"

Doidera minha compilar coisas em um notebook com um celeron M530 de 1.7GHz, mas esperar um tempão pra ver a mensagem de erro citada acima é chato, muito chato. Existe alguma solução que não seja compilar programa por programa manualmente?


Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #116 Online: 23 de Novembro de 2011, 10:10 »
Tô rodando no Kubuntu 11.10 o apt-build, já instalei foi o wine1.3

Será correria tudo bem reinstalar o gerenciador de janelas, o Dolphin no meu caso ou o Nautilus no Ubuntu? Pergunto mais porque o dolphin estaria gerenciando as janelas enquanto estaria sendo compilado (a não ser que o faça no modo texto), rsrsrs será que funciona?
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Davidr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #117 Online: 23 de Novembro de 2011, 10:48 »
Citar
Pergunto mais porque o dolphin estaria gerenciando as janelas enquanto estaria sendo compilado

Pelo que eu entendi ele primeiro compila, depois gera pacotes deb para em seguida instal-los, então seria como se fosse uma reinstalação.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #118 Online: 23 de Novembro de 2011, 11:36 »
Saquei Davidr... valeu, vou ver se funciona com o dolphin.
Agora to com problema em outro dolphin, o dolphin-emu...
ocorre o seguinte:

dolphin-emu will not be built because it doesn't have a source package.
Missing source package name for source_by_source().

Alguém sabe como fazer? Ou melhor, será que tem como fazer funcionar com esse emulador?
O desempenho dele é meio fraco no meu PC, mas rola mais ou menos, se otimiza-lo vai ficar beleza!!
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #119 Online: 23 de Novembro de 2011, 18:39 »
dolphin-emu will not be built because it doesn't have a source package.
Missing source package name for source_by_source().

Isso acontece porque o apt-build precisa dos códigos-fonte dos programas para reescrevê-los de acordo com seu processador (que você especificou quando instalou). Para isso, você deve habilitar os repositórios também com o código-fonte e não somente com os binários pré-compilados (que são o default da instalação). Abra a central de programas, Editar > Canais de software e habilite os códigos-fonte. Antes de sair compilando, rode um apt-get update e depois tente o apt-build. Nem todos os programas tem seu código disponibilizado pelos repositórios oficiais; para estes, você deve adicionar o repositório manualmente.

Um probleminha muito chato:
"E: O valor 'apt-build' é inválido para APT::Default-Release como tal lançamento não está disponível na origem"

Quanto ao problema do erro, ele compila os pacotes mas não os instala. Instale-os manualmente! Eles ficam na pasta /var/cache/apt-build/repository; acessando essa pasta, você verá os pacotes .deb que apt-build criou, instale-os com dpkg -i pacote*.deb.
Nas versões anteriores do Ubuntu esse comando rodava normalmente, mas nessa nova dá esse problema e eu consegui contornar dessa forma.
Só tenha em mente que quando o aplicativo que você compilou for atualizado, uma versão binária genérica será instalada e você precisará compilar novamente a nova versão.


Já deve ter percebido que os Ubuntistas em geral consideram o apt-build quase "persona nom grata" e te encorajam a ir compila em outra distro... Ao que entendi, o pessoal da Canonical também não se importa muito com este "pequeno" probleminha do apt-build. EU (veja bem: eu disse EU) acho este comando muito útil e não ligo de esperar horas até ele recompilar os programas: antes de dormir, deixo meu notebook fazendo essa tarefa ingrata e quando acordo de manhã, os pacotes estão fresquinhos esperando que eu os instale  :P
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)