Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Final Disponível  (Lida 315667 vezes)

Offline luizlcds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #90 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 15:57 »
na primeira vez que botei pelo CD nao instalou, rebootei e apertei uma tecla logo no inicio da incialização, dai apareceu a tela para selecionar a linguagem dai instalei normalmente via live CD, to com ele instalado mas, nao consigo ativar o driver da minha placa de video ATI. Alguem com esse problema e como posso resolver, ja fiz algumas atualizações pelo gerenciador de atualizações

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #91 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 01:39 »
Nomalmente instalo direto da imagem ISO no HD (sem usar CD ou Pendrive).
Essa versão alfa 2 não instalou de jeito nenhum nem no PC nem no Notebook.
Mesmo gravando no CD e no Pendrive não instalou.
Esse Ubuntu 11.04 tem muita coisa nova e um abacaxi de todo tamanho com relação ao ambiente gráfico.



acabei de testar essa nova atualização pelo virtual box e também ñ instalou.
sendo que o unity nem rolou na inicialização.

Consegui instalar direto da imagem iso do alternate CD.
Tudo ok até instalar o drive da NVIDIA por que quando reiniciei o ambiente gráfico não entrou.
Digo ambiente porque inicialmente era o Gnome e depois nenhum outro.
Acredito que não vai ser mole esta história de Unity, Gnome, Gnome Shell.
Desisto por enquanto.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #92 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 02:07 »
Nomalmente instalo direto da imagem ISO no HD (sem usar CD ou Pendrive).
Essa versão alfa 2 não instalou de jeito nenhum nem no PC nem no Notebook.
Mesmo gravando no CD e no Pendrive não instalou.
Esse Ubuntu 11.04 tem muita coisa nova e um abacaxi de todo tamanho com relação ao ambiente gráfico.



acabei de testar essa nova atualização pelo virtual box e também ñ instalou.
sendo que o unity nem rolou na inicialização.

Consegui instalar direto da imagem iso do alternate CD.
Tudo ok até instalar o drive da NVIDIA por que quando reiniciei o ambiente gráfico não entrou.
Digo ambiente porque inicialmente era o Gnome e depois nenhum outro.
Acredito que não vai ser mole esta história de Unity, Gnome, Gnome Shell.
Desisto por enquanto.

O interessante é que o Unity vai entrar como padrão no 11.04, até ai beleza, se quiser é só esperar 6 meses e verá o Unity mais maduro na 11.10.
O "problema" é que no 11.10 começará o processo de implementação do Wayland, e esse sim devera trazer dor de cabeça no início.

Mas vocês estão usando com problema alpha! Esperem ao menos os betas. O código será congelado para novas features e a partir dai será apenas otimização, correção de bugs, mais correção de bugs, aprimoramentos, mais correção de bugs, melhoria do código.

Lembro que um dia durante a fase beta do 10.04 houveram 3 atualizações importantes no sistema, é muita correção, vocês estão testando apenas a implementação de novos códigos.

   

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #93 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 12:16 »
Nomalmente instalo direto da imagem ISO no HD (sem usar CD ou Pendrive).
Essa versão alfa 2 não instalou de jeito nenhum nem no PC nem no Notebook.
Mesmo gravando no CD e no Pendrive não instalou.
Esse Ubuntu 11.04 tem muita coisa nova e um abacaxi de todo tamanho com relação ao ambiente gráfico.



acabei de testar essa nova atualização pelo virtual box e também ñ instalou.
sendo que o unity nem rolou na inicialização.

Consegui instalar direto da imagem iso do alternate CD.
Tudo ok até instalar o drive da NVIDIA por que quando reiniciei o ambiente gráfico não entrou.
Digo ambiente porque inicialmente era o Gnome e depois nenhum outro.
Acredito que não vai ser mole esta história de Unity, Gnome, Gnome Shell.
Desisto por enquanto.

O interessante é que o Unity vai entrar como padrão no 11.04, até ai beleza, se quiser é só esperar 6 meses e verá o Unity mais maduro na 11.10.
O "problema" é que no 11.10 começará o processo de implementação do Wayland, e esse sim devera trazer dor de cabeça no início.

Mas vocês estão usando com problema alpha! Esperem ao menos os betas. O código será congelado para novas features e a partir dai será apenas otimização, correção de bugs, mais correção de bugs, aprimoramentos, mais correção de bugs, melhoria do código.

Lembro que um dia durante a fase beta do 10.04 houveram 3 atualizações importantes no sistema, é muita correção, vocês estão testando apenas a implementação de novos códigos.

   

pois é gunss, só pretendo sair do ubuntu 10.04lts na próxima versão lts
acho que até essas coisas vão estar acertadas

ainda tô curioso por pesquisar mais sobre as pl. de vídeo intel e o unity e o wayland, por enquanto encontrei poucas informações sobre suporte
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #94 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 15:01 »
Creio que o mundo do linux devia era preocupar-se com as novas tecnologias gráficas! Actualmente grande parte dos computadores pessoais são portáteis e a maioria deles traz tecnologia híbrida! A nvidia chama-se optimus e a verdade é que para Linux devia chamar-se Pessimus! Em Ubuntu esta tecnologia simplesmente não funciona e apenas existe uma equipa a tentar resolver este problema. Creio que a Canonical devia investir dinheiro neste sentido, pois é muito grave não haver compatibilidade actualmente com a maior parte dos portateis existentes!

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #95 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 12:48 »
É incrivel, mas segue ainda sem o Ubuntu, o principal sistema Linux que existe, não ter sequer um bootloader que funcione [plymouth] (e não venham com gambiarras e etc .. entendo o esforço, mas o fato é que nao funciona com nvidia e deu, preguiça da turma do SL. Se querem fazer, que façam bem feito, o trço nao funciona faz 01 ano e fica assim mesmo)

Agora, estava testando o Unity (instalei no maverick), nao tem coisa mais dura. Usei 10 minutos e desisti. E vão colocar como padrão no novo Ubuntu. E eu pergunto: Para quê. Um usuário comum que tope com isso, afugenta logo de cara. Tomara que tenha a opção racional de, no novo Ubuntu, ter a opção de utilizar o modo classico.

Todas essas criticas são construtivas, tem coisa muito basica que deveria ser resolvida logo.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #96 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 14:35 »
Estou conseguindo formar uma opinião sobre isso tudo.
A Canonical tentou algumas mudanças no Gnome e não conseguiu.
Me parece que o que ela quer é um visual melhor tipo Mac OS.
Não vejo outra explicação porque trocar o Gnome pelo Unity, na minha opinião não dá.
Porém não deixarei o Ubuntu por causa disso de modo que já estou me preparando.
Instalei o Unity no 10.10 para ir me acostumando e aprendendo a usar para o caso de ter mesmo a troca.
Quem quiser faça o seguinte :
1-Procure por ubuntu-netbook na Central de Programas do Ubuntu e instale.
2-Vá em Sistema > Administração > Tela de Login e deixe marcado Ubuntu Netbook Edition.
3- Reinicie.
4- No Unity não achei muita coisa inclusive a Tela de Login mas para voltar ao normal abra o Terminal,  digite : gdmsetup e volte a configuração anterior (Ubuntu Desktop Edition). Dá tbém para escolher entre um e outro na tela de login da inicialização.

O Unity funcionou só no Notebook que tem uma placa de vídeo Intel.
Np PC com NVIDIA neca de pitibiriba.
Tomara que mais pra frente as coisas melhorem.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2011, 15:28 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #97 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 16:16 »
É incrivel, mas segue ainda sem o Ubuntu, o principal sistema Linux que existe, não ter sequer um bootloader que funcione [plymouth] (e não venham com gambiarras e etc .. entendo o esforço, mas o fato é que nao funciona com nvidia e deu, preguiça da turma do SL. Se querem fazer, que façam bem feito, o trço nao funciona faz 01 ano e fica assim mesmo)

Agora, estava testando o Unity (instalei no maverick), nao tem coisa mais dura. Usei 10 minutos e desisti. E vão colocar como padrão no novo Ubuntu. E eu pergunto: Para quê. Um usuário comum que tope com isso, afugenta logo de cara. Tomara que tenha a opção racional de, no novo Ubuntu, ter a opção de utilizar o modo classico.

Todas essas criticas são construtivas, tem coisa muito basica que deveria ser resolvida logo.

Carlos
Haverá a opção do gnome tradicional...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #98 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 16:34 »
Esse alpha traz um xserver novo (com alguns componentes ainda em beta/alpha), essa versão não é suportada pelas versões estáveis dos drivers proprietários, e o driver beta da nvidia é realmente beta (em muitos casos ele simplesmente não funciona). Ou seja, é muito cedo pra quem usa coisas foram do upstram testar e tirar conclusões.

Plymouth/driver proprietário, é outro problema que esta fora das mãos do pessoal da canonical, o KMS existe e está implementado nos drivers livres (intel, nvidia e ati, os outros eu não sei). O máximo, que eu acho possível, é que alguém crie uma gambiarra pra iniciar com o driver livre e depois mudar on-the-fly pro proprietário "mascarando" essa limitação dele.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #99 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 21:45 »
Esse alpha traz um xserver novo (com alguns componentes ainda em beta/alpha), essa versão não é suportada pelas versões estáveis dos drivers proprietários, e o driver beta da nvidia é realmente beta (em muitos casos ele simplesmente não funciona). Ou seja, é muito cedo pra quem usa coisas foram do upstram testar e tirar conclusões.

Plymouth/driver proprietário, é outro problema que esta fora das mãos do pessoal da canonical, o KMS existe e está implementado nos drivers livres (intel, nvidia e ati, os outros eu não sei). O máximo, que eu acho possível, é que alguém crie uma gambiarra pra iniciar com o driver livre e depois mudar on-the-fly pro proprietário "mascarando" essa limitação dele.

Isso mesmo.
Consegui instalar a versão alfa 2 pelo alternate CD tanto no Notebook com placa intel quanto no PC com placa nvidia.
Só que, diferentemente do Unity do 10.10 não há drivers para nenhuma das duas placas nessa versão alfa e para usá-la só escolhendo o Classic Desktop no login.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #100 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 08:46 »
Esse alpha traz um xserver novo (com alguns componentes ainda em beta/alpha), essa versão não é suportada pelas versões estáveis dos drivers proprietários, e o driver beta da nvidia é realmente beta (em muitos casos ele simplesmente não funciona). Ou seja, é muito cedo pra quem usa coisas foram do upstram testar e tirar conclusões.

Plymouth/driver proprietário, é outro problema que esta fora das mãos do pessoal da canonical, o KMS existe e está implementado nos drivers livres (intel, nvidia e ati, os outros eu não sei). O máximo, que eu acho possível, é que alguém crie uma gambiarra pra iniciar com o driver livre e depois mudar on-the-fly pro proprietário "mascarando" essa limitação dele.

Isso mesmo.
Consegui instalar a versão alfa 2 pelo alternate CD tanto no Notebook com placa intel quanto no PC com placa nvidia.
Só que, diferentemente do Unity do 10.10 não há drivers para nenhuma das duas placas nessa versão alfa e para usá-la só escolhendo o Classic Desktop no login.

postei no fórum internacional, e tive respostas do mesmo problema, usando o alternatecd p/ instalar, devido a um bug em versões 64bits.
vou esperar outras versões e testar, resolvi ñ esquentar a cabeça
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2011, 10:18 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline erkrijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #101 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 18:46 »
Instalei o Banshee... ele dá pau...
Quando abro o Banshee ele fica aberto por uns 20 segundos, e fecha sem que eu faça nada.
Pena...

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #102 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 11:02 »
estou testando o banshee aqui no maverick, mas o som dele ta ruim. Não sei o que é, fica abafado. A mesma música no rhythmbox toca bem mais agradável nas mesmas caixas. Não to usando o equalizador do banshee e rhythmbox não possui um, o q pode ser?

Outra coisa chata do banshee é que ele não fecha. tem que parar a música e depois mandar fechar, se não ele fica em bg. Não tem mais o atalho ctrl+q pra "quitar". :(

offTopic: nem o banshee e nem o Rhythm box fazem uma coisa que prometem, que é salvar as avaliações nas tags dos mp3. Tem como resolver isso?
; Linux is almost there!

libonati

  • Visitante
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #103 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 20:50 »
O último alfa que instalei nunca mais esqueço!
Alfa nunca mais!!!

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #104 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 00:09 »
O último alfa que instalei nunca mais esqueço!
Alfa nunca mais!!!

Também né! hehehe

Qual a versão do GCC que ta vindo no 11.04?