Autor Tópico: Botões de teclado multimídia - KDE  (Lida 10552 vezes)

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Botões de teclado multimídia - KDE
« Online: 25 de Junho de 2006, 17:58 »
Alguém sabe como ativar no Kubuntu os botões de volume, stop, pause, etc... de um teclado multimídia?

No Ubuntu é possível fazer isso sem problemas graças a uma opção do GNOME que, aparentemente, não existe ou está bem escondida no KDE.  :)

Desde já, obrigado.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Botões de teclado multimídia - KDE
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2006, 18:57 »
No Centro de controle do KDE tem essa parte. Procura por teclado nele que vai ter a opção.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Botões de teclado multimídia - KDE
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2006, 01:12 »
Olá JeffersonX!

Cara, primeiramente obrigado pela ajuda, mas está difícil de encontrar!  :roll:

Nas opções de teclado do KDE existem opções de repetição de teclas e opções de deixar ou não a tecla  numlock ativada, mas nada relativo a atalhos.

Quando vou ao menu "Regional e Acessibilidade" encontro várias opções bem interessantes sobre atalhos e gestos do mouse, mas nada relacionado às teclas de volume, play/pause, etc. do teclado.

Se você ou alguém souber de outra forma, ou alguma dica mais específica, ficarei grato...

Abraços
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline ricardorrm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
    • Ver perfil
Re: Botões de teclado multimídia - KDE
« Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2006, 18:16 »
Olá JeffersonX!

Cara, primeiramente obrigado pela ajuda, mas está difícil de encontrar!  :roll:

Nas opções de teclado do KDE existem opções de repetição de teclas e opções de deixar ou não a tecla  numlock ativada, mas nada relativo a atalhos.

Quando vou ao menu "Regional e Acessibilidade" encontro várias opções bem interessantes sobre atalhos e gestos do mouse, mas nada relacionado às teclas de volume, play/pause, etc. do teclado.

Se você ou alguém souber de outra forma, ou alguma dica mais específica, ficarei grato...

Abraços

Tente:

Alt+F2
kcontrol
Regional & Acessibilidade
Atalhos de Teclado

Boa Sorte!
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Botões de teclado multimídia - KDE
« Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2006, 11:10 »
Olá JeffersonX!

Cara, primeiramente obrigado pela ajuda, mas está difícil de encontrar!  :roll:

Nas opções de teclado do KDE existem opções de repetição de teclas e opções de deixar ou não a tecla  numlock ativada, mas nada relativo a atalhos.

Quando vou ao menu "Regional e Acessibilidade" encontro várias opções bem interessantes sobre atalhos e gestos do mouse, mas nada relacionado às teclas de volume, play/pause, etc. do teclado.

Se você ou alguém souber de outra forma, ou alguma dica mais específica, ficarei grato...

Abraços

Tente:

Alt+F2
kcontrol
Regional & Acessibilidade
Atalhos de Teclado

Boa Sorte!


Obrigado pela resposta!

Mas de qualquer forma, eu já dei uma olhada lá, aparentemente não existem os atalhos "multimídia" (play, stop, volume, etc.).  :'(

Já estou desistindo, pelo visto é só o GNOME se preucupa com tem algum teclado com esses botões...  :'(
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

ubuntuforum

  • Visitante
Re: Botões de teclado multimídia - KDE
« Resposta #5 Online: 21 de Julho de 2006, 15:43 »
olá,

tenho usado o kurumin e também passei um tempo quebrando a cabeça com a ativação das teclas multimídias. Achei um artigo que esplica, passo-a-passo, como resolver isso.

http://www.guiadohardware.net/dicas/configurando-teclados-multimidia.html

após registrar as teclas no xmodmap, vc entra no controlador do som e procura a opção "Configure Global Shortcuts..." lá vc conseguirá colocar as teclas multimídia para a funcionar.

no kurumin funciona, tente no ubuntu. acredito q nao seja muito diferente.

espero q tenha ajudado :)

Offline fgsousa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Botões de teclado multimídia - KDE
« Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2009, 18:22 »
sei que o topico eh antigo, mas no kde sempre tive dificuldades...   ateh eu encontrar o link abaixo.
funcionou direitinho com kde 4.2

http://www.vivaolinux.com.br/dica/KeyTouch-Configurando-teclados-multimidia-sem-driver-especifico

t+
fgsousa

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Botões de teclado multimídia - KDE
« Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 00:44 »
Três anos depois e nem tenho mais aquele teclado, sequer o mesmo computador! :D

De qualquer forma, valeu pela dica do KeyTouch, caso me depare novamente com o problema já sei como resolver.  ;)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline norbertomoritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Botões de teclado multimídia - KDE
« Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2009, 16:11 »
Olá!
Usei configurações do sistema > mouse & teclado >> atalhos de teclados globais >> componente do kde: no meu caso selecionei o amarok e nas funções next (esqueceram de traduzir) , faixa anterior... escolhi a opção personalizada e clico na caixa em qua aparece uma ferramenta e está escrito "nenhum", em seguida apertei a tecla multimídia correspondente e após ter feito as mudanças não esquecer do aplicar no canto inferior direito da janela.

Offline BrunoGom3s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • Ubuntu 11.04 ♥
    • Ver perfil
Re: Botões de teclado multimídia - KDE
« Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2009, 17:09 »
Olá!
Usei configurações do sistema > mouse & teclado >> atalhos de teclados globais >> componente do kde: no meu caso selecionei o amarok e nas funções next (esqueceram de traduzir) , faixa anterior... escolhi a opção personalizada e clico na caixa em qua aparece uma ferramenta e está escrito "nenhum", em seguida apertei a tecla multimídia correspondente e após ter feito as mudanças não esquecer do aplicar no canto inferior direito da janela.

Muito bom rapaz. Obrigado pela ajuda! Grato.
Vivendo e aprendendo.