Autor Tópico: [Resolvido]Como trocar avatar da tela de login do Ubuntu, quando nada + funciona  (Lida 5995 vezes)

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Prezados amigos, boa tarde

Quero trocar algumas imagens que uso como avatares de várias contas de usuário em minha tela de login do Ubuntu 10.04

Por algum motivo, as ações convencionais não estão funcionando:

1ª Tentativa: Trocar arquivo oculto ".face" das respectivas pastas home

2ª Tentativa: Sistema → Preferências → Sobre Mim ( /usr/share/pixmaps/faces)

3ª Tentativa: Ubuntu Tweak (eu até troco o arquivo background e o ícone ubuntu, mas nada de avatar)

4ª Tentativa: Pesquisa por arquivos .jpeg e .jpg que poderiam estar perdidos, dentro de todas as pastas home e em pastas do sistema, com a ferramenta de pesquisa e com o comando "find"

Procurei nos manuais Foca Linux e Manual de Sobrevivência e não achei nada.

Também não estou tendo sucesso com as pesquisas no google e aqui no fórum. Estou tendo dificuldades de pensar em termos mais específicos do que " tela login ubuntu avatar trocar "  e sinônimos. Assim, as pesquisas retornam coisas sobre msn e sobre uma das regras do fórum.

Me falta conhecimento para usar termos mais precisos.

Recentemente andei excluindo e criando contas de usuário. Nesses processos andei misturando o conteudo de pastas home excluidas com as novas, que eram criadas a cada vez que eu usava o comando " adduser". Pra variar, andei mexendo nas pastas /etc/skel e no arquivo /etc/passwd. Nesse ultimo, inclusive, fiz alterações manuais com o gedit.

Alguma zica eu devo ter feito... ;D



Agradeço por qualquer informação.
« Última modificação: 28 de Abril de 2011, 13:11 por eaxgrande »
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Como forçar a troca de um avatar na tela de login do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2011, 18:01 »
pelo ubuntu tweak eu consegui trocar o avatar, mas detalhe: o formato da imagem tem que ser png. aqui deu certo só no formato png.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Como trocar avatar da tela de login do Ubuntu, quando nada mais funciona
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2011, 18:16 »
Caro cajaboy

Pelo que eu saiba, só existe possibilidade de configurar dois elementos da tela de login pelo ubuntu tweak: o plano de fundo e o ícone do ubuntu.
Menu Inicialização → Configuração de Login.

Não estou conseguindo achar a opção a qual você se refere.

Poderia por gentileza postar uma imagem?
« Última modificação: 11 de Abril de 2011, 21:14 por eaxgrande »
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Como trocar avatar da tela de login do Ubuntu, quando nada mais funciona
« Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2011, 23:37 »
Fiz mais uma tentativa que não deu certo:  Excluí todo o conteúdo de /etc/skel, deixando somente a pasta vazia. Depois excluí os usuários pelo terminal, e apaguei as pastas remanescentes do diretório Home. Voltei a criar os usuários, com os mesmos nomes e login anteriores. Mesmo assim, as imagens usadas como avatar continuam inalteradas.

Gostaria de saber quais arquivos os programas gdmsetup, gdmsetup2 e ubuntu tweak acessam, quando se trata de configurar a tela de login.

Obrigado.
« Última modificação: 11 de Abril de 2011, 21:14 por eaxgrande »
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Como forçar a troca de um avatar na tela de login do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2011, 00:21 »
veja que p/ cada conta de usuário deve ser trocado o avatar qdo se estiver logado na mesma.

siga o passo citado por vc

Citar
2ª Tentativa: Sistema → Preferências → Sobre Mim

lá ache a pasta de onde vc quer o novo avatar

----

ainda se vc quiser adicionar um avatar em /usr/share/pixmaps/faces

tecle alt+f2
depois digite gksu nautilus <enter>
procure o endereço /usr/share/pixmaps/faces
e copie p/ lá o avatar que vc quiser

particular/ te sugiro a 1ª opção que citei
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Como trocar avatar da tela de login do Ubuntu, quando nada mais funciona
« Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2011, 11:42 »
Caro rjbgbo

Eu já havia feito anteriormente o que você recomendou. Mesmo assim, repetí as mesmas ações: coloquei algumas imagens .jpg das quais eu gostava na pasta /usr/share/pixmaps/faces. Depois loguei em cada usuário criado anteriormente, fui em Sistema → Preferências → Sobre mim e adicionei as imagens em cada conta.

Resultado: as imagens adicionadas até aparecem no menu suspenso que surge quando clicamos no botão "encerrar a sessão de uso/desligar/reiniciar".

Mas na tela de login que é bom, nada. Continua aparecendo uma única imagem para todos os usuários. Essa tal imagem havia sido jogada dentro da pasta home de um dos usuários como ".face". Posteriormente, o conteudo dessa home foi jogada dentro da pasta etc/skel. Como disse anteriormente, a pasta skel também teve seu conteúdo excluído, o que deveria restabelecer a normalidade quando da criação de novos usuários.

Minhas dúvidas:

1ª - Se não é das pastas /etc/skel,   /usr/share/pixmaps/faces   e nem das pastas home de usuários (arquivo .face), de onde mais o Ubuntu pode estar puxando essa imagem que está sendo usada como avatar de todas as contas de usuário?

2ª- Será que a resposta para o problema não poderia estar em se editar algum arquivo usado pelos programas gdmsetup, gdmsetup2 e ubuntu tweak ?


Obrigado
« Última modificação: 11 de Abril de 2011, 21:15 por eaxgrande »
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Como trocar avatar da tela de login do Ubuntu, quando nada mais funciona
« Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2011, 17:11 »
Prezados Amigos,

Notei que se eu criar novas contas, usando novos nomes de login, o problema desaparece.

No entanto, basta usar o login que foi usado na instalação do ubuntu em minha máquina, que a tal figura indesejada aparece.

Tanto faz se a pasta /etc/skel está vazia ou não. Também não adianta excluir o usuário pelo terminal como root, nem excluir qualquer conteúdo que possa ter sobrado na pasta /Home

De algum modo o Ubuntu "se lembra" e joga a figura como ícone identificador do usuário.


Agradeço por qualquer comentário
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Como trocar avatar da tela de login do Ubuntu, quando nada mais funciona
« Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2011, 07:25 »
colega, sincera/ tá complicado de entender o porque vc ñ está conseguindo trocar esse avatar
acho o processo simples, como até já citei nesse tópico
acho que vc tá procurando em algo que tá te complicando, ou a ñ ser que sua instalação do ubuntu tenha sido muito mexida, por conta de temas, e add de ppa
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Como trocar avatar da tela de login do Ubuntu, quando nada mais funciona
« Resposta #8 Online: 19 de Abril de 2011, 13:55 »
Prezado rjbgbo

Acho que aquilo que eu escreví não está sendo compreendido pelas pessoas que estão lendo esse tópico.

Em primeiro lugar, estou dizendo que já conseguí repetir os procedimentos normais com sucesso. Está lá. É só ler com atenção. E sim, é simples mesmo.

Meu problema: Tudo funciona bem quando se trata de criar uma conta absolutamente nova. Porém, basta eu usar um nome de login que eu já tenha usado anteriormente, e o problema volta. E nenhum dos procedimentos "simples" indicados por você funciona.

É por isso que o tópico se chama " Como trocar Avatar, etc... quando nada mais funciona "

Perguntas:

-Estou postando no lugar errado?

-Devo postar em uma sessão de assuntos mais "difíceis"?

-Ou devo esquecer o assunto, já que é bobagem perder tempo com uma coisa idiota como "avatares"?
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Como trocar avatar da tela de login do Ubuntu, quando nada mais funciona
« Resposta #9 Online: 19 de Abril de 2011, 14:30 »
de modo algum isso ser besteira, vc tem todo o direito de personalizar o seu sistema operacional
só acho que alguma coisa está te passando desapercebida
tipo vc tá querendo trocar avatar de outras contas s/ estar logado na mesma...
sei lá
tente uma coisa, experimente o livecd e tente trocar o avatar, ou mesmo se vc tiver possibilidade use uma máquina virtual, no caso o virtual box, p/ fazer testes e daí aplicar no ubuntu instalado.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Como trocar avatar da tela de login do Ubuntu, quando nada mais funciona
« Resposta #10 Online: 19 de Abril de 2011, 23:52 »
Caro rjbgbo,

Estou fazendo tudo certo, sim. Mas vou verificar essas suas novas sugestões.

De qualquer modo, obrigado pela solidariedade e boa vontade.


Abraço!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Como trocar avatar da tela de login do Ubuntu, quando nada + funciona
« Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2011, 14:16 »
Precisei reinstalar o Ubuntu. Como eu já possuia um CD feito pelo Remastersys, então ficou fácil e rápido.(agradeço aos usuários platao e clcampos por essa dica)

Meu computador também tem o Windows XP instalado. A única coisa diferente que eu fiz foi não importar documentos e configurações de usuário do windows para a conta personalizada do Ubuntu que é criada durante a instalação do mesmo - Passo 7.

Terminada a reinstalação, pude trocar os avatares da conta personalizada e de outras criadas posteriormente, conforme explicado pelo usuário rjbgbo.

É uma pena que eu não tenha descoberto o que aconteceu. Fiquei com a impressão que o problema poderia estar sendo causado por um dos 2 motivos seguintes:

- A migração de dados das contas do Windows (inclusive a figura usada como avatar) para a conta personalizada do Ubuntu poderia estar causando o travamento dessa mesma figura na conta personalizada. Somente nela, nas outras contas, não. Nem posso imaginar o por quê.

- A colocação de arquivos ".face" na pasta /etc/skel fazia com que toda conta criada tivesse a tal figura como avatar, e então os procedimentos normais para a troca não funcionavam por algum motivo.

É claro que são apenas simples palpites.

Pergunta: em que ponto do aprendizado de um estudante é possível passar a compreender mais profundamente o funcionamento da estrutura de arquivos do GNU/Linux? Isso se aprende na hora de se aprender a programar?

Obrigado
« Última modificação: 28 de Abril de 2011, 14:25 por eaxgrande »
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: [Resolvido]Como trocar avatar da tela de login do Ubuntu, quando nada + funciona
« Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2011, 15:54 »
Citar
Pergunta: em que ponto do aprendizado de um estudante é possível passar a compreender mais profundamente o funcionamento da estrutura de arquivos do GNU/Linux? Isso se aprende na hora de se aprender a programar?

nada melhor que as apostilas indicadas pelo platao, que vc pode ver no link da minha assinatura
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Como trocar avatar da tela de login do Ubuntu, quando nada + funciona
« Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2011, 16:11 »
OK, é isso aí. O negócio é estudar  :-[

Obrigado!






Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal