Galactus
Antes de "colocar a mão na massa" com as instruções do seu tutorial, estou pesquisando e estudando o funcionamento do sistema, até para fazer as configurações corretas. A minha dúvida se refere aos kernel-headers e header-files.
Pelo que entendi, resumindo de maneira didática para uma usuário iniciante como eu, os
Kernel-headers, seriam os cabeçalhos do Kernel que está sendo usado pelo sistema, com partes do código fonte do mesmo. Esses cabeçalhos seriam utilizados sempre que o compilador precisa ao compilar um determinado programa, pois contém o código para as funções de baixo nível (específicas) do kernel, que são necessários para que os módulos se acoplem.
Já os
header-files seriam os arquivos de linguagem C com os scripts para execução dessas funções.
Assim, ao compilar um kernel otimizado a partir do código fonte de uma versão mais atual que a suportada pelo sistema, sem o kernel-headers e os headers-files, acredito que o sistema ficaria "congelado", impedido de receber a instalação de novos pacotes.
Então, pesquisando na rede e procurando estudar e compreender essas informações, encontrei um artigo do Carlos E. Morimoto que trata da compilação para Debian:
http://www.hardware.com.br/guias/debian-desktops/compilando-kernel-debian.htmlNesse artigo, Morimoto esclarece:
Se você quer que sejam gerados também pacotes com o fonte e os headers do kernel, use o comando:
# make-kpkg --revision=meu.0.1 kernel_image kernel_source kernel_headers
Neste caso, serão gerados três pacotes no total, contendo o "kit completo" do kernel, incluindo os headers e também o código-fonte completo. Como comentei em outros tópicos, os headers são necessários para instalar drivers e módulos adicionais, por isso são sempre importantes. Ele é especialmente importante se você pretende distribuir o kernel ou instalá-lo em várias máquinas.
O pacote com o fonte permite que outras pessoas recompilem o seu kernel, aplicando patches adicionais ou alterando a configuração.
Acredito que esse comando pode ser uma solução para o problema que estou pensando (imaginando) e gostaria de saber sua opinião sobre a utilização do mesmo.
Como já disse, pretendo sim compilar um kernel otimizado para meu Eee PC 1000HA, a partir de uma versão de kernel que é bem superior ao padrão que se adota no Ubuntu 10.04. Como imagino que esse kernel ficaria como o principal a ser carregado, pretendo utilizá-lo por um bom tempo e nesse tempo, eventualmente poderia adicionar um ou outro pacote ou aplicativo, que no meu entendimento poderia não funcionar caso não exista os cabeçalhos desse kernel.