Autor Tópico: Linux - o destruidor de dispositivos de armazenamento.  (Lida 9413 vezes)

Offline omq-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Linux - o destruidor de dispositivos de armazenamento.
« Online: 24 de Abril de 2011, 17:48 »
Tudo começou em outubro do ano passado quando decidi conhecer o Linux.

Eu tinha o Windows XP instalado em minha máquina então instalei em Dual Boot, até aí tudo bem.

Acontece que sempre quando eu usava o Google Chrome pelo Linux, o Windows inciava rodando o ScanDisk/CHKDSK.
E quando eu voltava ao chrome do Win XP, ele apareceia todo desconfigurado.

Até que aconteceu o esperado, meu HD morreu. Não formata, não inicia o Windows, não faz mais nada.

Terça feira eu teria que apresentar, no power point, um trabalho na escola, então pensei, já que estou sem o HD e não tenho pendrive, vou usar o Live CD do ubuntu pra fazer o trabalho e o cartão de memória do meu celular pra salvar. :)


estava eu lá desde as 9 horas da manhã fazendo o maldito trabalho, quando de repente(adivenhem o que aconteceu?), exatamente, o Linux travou ! :o bem na hora em que eu estava finalizando o trabalho ele resolveu travar.

Então pensei, bom, já que eu salvei tudo no meu cartão de memória, não preciso me preocupar, reiniciei a máquina, dei boot pelo Live CD, fui abrir o meu cartão de memória, ee....

alakasam!!, ele sumiu -.-'

procurei por toda a parte,desktop, meu computador, Documentos home/usr/share...
mas não estava em lugar nenhum. então tirei o cartão de memória e coloquei no celular pra averiguar se era problema nele mesmo e... nem preciso contar né !?.

Foi aí que descobri que o Linux é poderoso, tão poderoso que pode acabar com um HD e um cartão de memória.

Bem... tive que formatar ele né  !, perdi músicas, trabalhos, livros, imagens...

É isso aí, deixo aqui os meus agradecimentos a todos os que me ajudaram a aprender sobre o Linux.

E eu estou voltando lá pro meu bom e velho "Ruindows".


Abraços, vou tentar fazer o meu trabalho novamente, me desejem sorte.. ;)

Offline hedbruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Linux - o destruidor de dispositivos de armazenamento.
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2011, 18:28 »
Essa e a Lei de Murphy em ação..

Offline mdea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Linux - o destruidor de dispositivos de armazenamento.
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2011, 18:31 »
abraços, vai com Deus, eu vou ficar por aqui mesmo.

...Tudo começou a 5 anos quando resolvi conhecer o Linux... ;D

Obs.: Meu HD ainda é o mesmo.

Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Linux - o destruidor de dispositivos de armazenamento.
« Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2011, 22:40 »
Até que aconteceu o esperado, meu HD morreu. Não formata, não inicia o Windows, não faz mais nada.

Terça feira eu teria que apresentar, no power point, um trabalho na escola, então pensei, já que estou sem o HD e não tenho pendrive, vou usar o Live CD do ubuntu pra fazer o trabalho e o cartão de memória do meu celular pra salvar. :)

quando de repente(adivenhem o que aconteceu?), exatamente, o Linux travou !

Então pensei, bom, já que eu salvei tudo no meu cartão de memória, não preciso me preocupar, reiniciei a máquina, dei boot pelo Live CD, fui abrir o meu cartão de memória, ee....

alakasam!!, ele sumiu -.-'

Foi aí que descobri que o Linux é poderoso, tão poderoso que pode acabar com um HD e um cartão de memória.

Bem... tive que formatar ele né  !, perdi músicas, trabalhos, livros, imagens...

É isso aí, deixo aqui os meus agradecimentos a todos os que me ajudaram a aprender sobre o Linux.

E eu estou voltando lá pro meu bom e velho "Ruindows".


Ola,

Antes de aprender Linux ou Windows, é melhor procurar um bom livro sobre hardware.

Pelo que apresentou, ou voce tem um prblema com sua fonte de alimentação ou tem um problema nos cabos ou na placa mãe.

Tanto o Windows como o GNU/Linux são softwares, incapazes de queimar ou destruir um hd ou um cartão de memória.

Uma placa ou fonte com defeito fazem isto sim, bem como operações equivocadas nos comandos enviados a estes softwares.

Veja que por questões de conceito e arquitetura, o windows xp é incapaz de reconhecer uma partição Linux, logo, parece que, ao rodar o crome pelo linux o fez via instalação pelo wubi em FAT32 , dentro do proprio windows, ou seja, o " defeito " se dá dentro do windows ao se fragmentar uma partição Fat.

O sistema GNU/Linux foi projetado para servidores, onde se exige um formato de arquivos mais robusto que o comprovadamente fraco FAT ( a microsoft reconhece isto tanto que o eliminou em projetos mais atuais -vista/seven)

Assim, culpar um conjunto de softwares a " estragarem" um hardware é no minimo uma temeridade sem fim.

Não defendo com isto nem o GNU/Linux nem o windows ( uso Mac OS - um sistema baseado em BSD/Unix ), o que pretendo colocar é que, bem administrado e com o conhecimento necessário, qualquer sistema é ótimo à sua finalidade precípua.

[]'s

Off topic

Hoje precisei ligar ao meu provedor de internet para reclamar de inconsistências em minha quota de banda, 1mega, e onde tenho conseguido taxas de download de 8 kbps, ou seja, muito abaixo do contratado.

A atendente, após minhas colocações fundamentadas e técnicas e depois de eu informar que utilizo o Mac OS, ouvi a mesma suspirar, exclamar "ai, meu deus!" e desligar em seguida.

Obviamente o conhecimento leigo dela em dar suporte a levou a tomar tal atitude, pois provavelmente ela percebeu que dificilmente conseguiria me "enrolar" e como é de praxe, culpar o sistema ou o hardware, ao invés de reconhecer a incompetência do provedor.

Off topic


Offline omq-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Linux - o destruidor de dispositivos de armazenamento.
« Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2011, 14:15 »
Eu também não defendo nenhum dos três sistemas operacionais, não me importa qual eu uso, se o sistema operacional atender as minhas necessidades, então parabéns pra ele, por que ele acaba de ganhar mais um usuário.

Bom, na hora de instalar o Chrome eu simplesmente fiz do mesmo jeito que eu faço com todos os programas que eu instalo/instalava no Ubuntu, procurei na central de programas, como não estava lá eu procurei na internet e baixei diretamente do site oficial o arquivo .deb, instalei e tudo funcionou certinho.

Algumas páginas que eu só acessava pelo Ubuntu, apareciam no histórico do Chrome do WinXP, e foi aí que eu cheguei à conclusão de que o Chrome estava "entrando" na partição do WinXP. Isso não deveria acontecer(ou deveria?) !


Eu fiz curso de montagem e manutenção em micros, talvez o professor não era bom(eu também não confio muito em professor, apenas nos livros), mas o que me informaram sobre problemas nos cabos IDE/SATA, que é os que estão diretamente ligados ao HD/pendrive/leitor de CD, é que esses problemas podem fazer com que  esses dispositivos não sejam detectados, não me disseram que eles faziam o HD ficar inutilizável ou causavam a perda de dados do cartão de memória/pendrive.

Tudo isso aconteceu utilizando o Ubuntu 10.10, CD original que eu pedi pela internet.

Obs: Acho que me expressei mal, meu HD, não foi queimado, ele só parou de funcionar corretamente, Windows não cosegue formatar, mal conseguia fazer um backup, pra tentar recuperar alguma coisa, o único que conseguiu e com muitas horas de esforço foi o Ubuntu e mesmo depois de instalado não consigo utilizá-lo.  :-\

Eita vida...

Abraços.
« Última modificação: 25 de Abril de 2011, 14:17 por omq-br »

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Linux - o destruidor de dispositivos de armazenamento.
« Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2011, 14:50 »
Até que aconteceu o esperado, meu HD morreu. Não formata, não inicia o Windows, não faz mais nada.

Terça feira eu teria que apresentar, no power point, um trabalho na escola, então pensei, já que estou sem o HD e não tenho pendrive, vou usar o Live CD do ubuntu pra fazer o trabalho e o cartão de memória do meu celular pra salvar. :)

quando de repente(adivenhem o que aconteceu?), exatamente, o Linux travou !

Então pensei, bom, já que eu salvei tudo no meu cartão de memória, não preciso me preocupar, reiniciei a máquina, dei boot pelo Live CD, fui abrir o meu cartão de memória, ee....

alakasam!!, ele sumiu -.-'

Foi aí que descobri que o Linux é poderoso, tão poderoso que pode acabar com um HD e um cartão de memória.

Bem... tive que formatar ele né  !, perdi músicas, trabalhos, livros, imagens...

É isso aí, deixo aqui os meus agradecimentos a todos os que me ajudaram a aprender sobre o Linux.

E eu estou voltando lá pro meu bom e velho "Ruindows".


Ola,

Antes de aprender Linux ou Windows, é melhor procurar um bom livro sobre hardware.

Pelo que apresentou, ou voce tem um prblema com sua fonte de alimentação ou tem um problema nos cabos ou na placa mãe.

Tanto o Windows como o GNU/Linux são softwares, incapazes de queimar ou destruir um hd ou um cartão de memória.

Uma placa ou fonte com defeito fazem isto sim, bem como operações equivocadas nos comandos enviados a estes softwares.

Veja que por questões de conceito e arquitetura, o windows xp é incapaz de reconhecer uma partição Linux, logo, parece que, ao rodar o crome pelo linux o fez via instalação pelo wubi em FAT32 , dentro do proprio windows, ou seja, o " defeito " se dá dentro do windows ao se fragmentar uma partição Fat.

O sistema GNU/Linux foi projetado para servidores, onde se exige um formato de arquivos mais robusto que o comprovadamente fraco FAT ( a microsoft reconhece isto tanto que o eliminou em projetos mais atuais -vista/seven)

Assim, culpar um conjunto de softwares a " estragarem" um hardware é no minimo uma temeridade sem fim.

Não defendo com isto nem o GNU/Linux nem o windows ( uso Mac OS - um sistema baseado em BSD/Unix ), o que pretendo colocar é que, bem administrado e com o conhecimento necessário, qualquer sistema é ótimo à sua finalidade precípua.

[]'s

Off topic

Hoje precisei ligar ao meu provedor de internet para reclamar de inconsistências em minha quota de banda, 1mega, e onde tenho conseguido taxas de download de 8 kbps, ou seja, muito abaixo do contratado.

A atendente, após minhas colocações fundamentadas e técnicas e depois de eu informar que utilizo o Mac OS, ouvi a mesma suspirar, exclamar "ai, meu deus!" e desligar em seguida.

Obviamente o conhecimento leigo dela em dar suporte a levou a tomar tal atitude, pois provavelmente ela percebeu que dificilmente conseguiria me "enrolar" e como é de praxe, culpar o sistema ou o hardware, ao invés de reconhecer a incompetência do provedor.

Off topic



O Tota disse tudo!!  :P


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Linux - o destruidor de dispositivos de armazenamento.
« Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2011, 14:58 »
Ahhh!

Agora melhorou. Realmente o windows nunca ( até hoje ) enxerga partições Linux, logo indica que seu hd tem uma parte ou toda ela não formatada, é normal. ( burrice ou egoismo da microsoft em aceitar apenas o padrão dela propria )

Sim, cabos sata ou IDE mal conectados ou torcidos em demasia criam transientes de voltagem e queimam literalmente hd's (ja tive este problema). Porisso maquinas de boa estirpe vem com isoladores de ferrite nos cabos (aqueles anéis pretos, redondos). já uma fonte ruim, queima sd card, hd, floppy drives e cd roms.

Quanto ao chrome, ele atualiza pela rede os favoritos (é google).

Se postar o erro do ubuntu o forum deve resolver. Usando o live cd, existe um aplicativo chamado testdisk que recupera os dados de qualquer hd, até com unha encravada.

[]'s

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Linux - o destruidor de dispositivos de armazenamento.
« Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2011, 15:06 »
Sinceramente, acho que o colega teve uma série de coincidências que levaram aos resultados mostrados. Eu instalo Linux adoidado por aí (trabalho junto a telecentros) e nunca perdi um cartão de memória, pen-drive ou disco rígido nesses "200" anos de serviços.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Linux - o destruidor de dispositivos de armazenamento.
« Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2011, 19:36 »
Bom li em algum lugar q os caras tem uma paciência enorme com Windows e pouca com Linux. Isso se retrata neste tópico, ou seja, bastou o cabra ter um "desafio" no ambiente Linux q voia-lá:

" .. voltando ao windows .."

OBS.: velox, "200 anos de serviço", q idade vc tem ?
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Linux - o destruidor de dispositivos de armazenamento.
« Resposta #9 Online: 25 de Abril de 2011, 23:12 »
O Tota tirou todas as dúvidas, matou a reclamação e ainda de quebra fez uma crítica aos provedores de internet.

Ou seja: o Tota é f*da!

Sabe, eu já tive problemas de travamentos com o linux, mas o problema acontecia também no Windows. Fui descobrir e era o cabo da fonte com mal contato.

Sabem da última? Meu Windows agora deu pane geral! O tão amado sistema da Microsoft agora tá indo pro saco... Ele tá dando uns problemas esquisitos. É só eu ligar o computador, passar um tempo com ele ligado que ele reinicia!

Não adianta passar antivírus... Não quero passar ComboFix, ainda mais agora que consegui fazer meus jogos de futebol (PES 2011) funcionarem no Linux com minha ATI Radeon! 8D O Linux não tem nenhum problema desse tipo. Eu até achei que fosse problema de hardware no começo, mas o Linux funciona, se bobear, ligado o dia inteiro...

Talvez o Windows no meu PC esteja com os dias contados...

E você que idolatra o Windows aí, meu amigo, sabia que ele também dá problemas?

Offline Eduardogc01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: Linux - o destruidor de dispositivos de armazenamento.
« Resposta #10 Online: 26 de Abril de 2011, 08:32 »
 ???

cada uma que a gente vê por aqui...


Acontece que sempre quando eu usava o Google Chrome pelo Linux, o Windows inciava rodando o ScanDisk/CHKDSK.
E quando eu voltava ao chrome do Win XP, ele apareceia todo desconfigurado.

Até que aconteceu o esperado, meu HD morreu. Não formata, não inicia o Windows, não faz mais nada.

pelo visto o HD já estava apresentando problemas. Foi imperícia da sua parte não fazer um backup neste momento. Ao primeiro sinal de problema com um dispositivo de armazenamento, o primeiro passo é fazer um backup. Ponto Final.


Sim, o ubuntu mudou minha vida virtual! =]
Linux user #533336 // Ubuntu User #33501

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Linux - o destruidor de dispositivos de armazenamento.
« Resposta #11 Online: 26 de Abril de 2011, 09:19 »
Ah, isso de 200 anos é uma metáfora, hehehehe... :)


Bom li em algum lugar q os caras tem uma paciência enorme com Windows e pouca com Linux. Isso se retrata neste tópico, ou seja, bastou o cabra ter um "desafio" no ambiente Linux q voia-lá:

" .. voltando ao windows .."

OBS.: velox, "200 anos de serviço", q idade vc tem ?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline omq-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Linux - o destruidor de dispositivos de armazenamento.
« Resposta #12 Online: 26 de Abril de 2011, 09:25 »
Achava que era só o cabo que  ligava esses componentes à fonte que queimavam os dispositivos.


Bom, então acho que a "tecnologia Google" ferrou meu HD por que isso causava erros na partição do Windows.


E acho que o testdisk não vai conseguir me ajudar não, olhe o resultado:

http://img718.imageshack.us/f/capturadetela4.jpg/
« Última modificação: 26 de Abril de 2011, 20:00 por omq-br »

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Linux - o destruidor de dispositivos de armazenamento.
« Resposta #13 Online: 30 de Abril de 2011, 07:37 »

Eu fiz curso de montagem e manutenção em micros, talvez o professor não era bom(eu também não confio muito em professor, apenas nos livros), mas o que me informaram sobre problemas nos cabos IDE/SATA, que é os que estão diretamente ligados ao HD/pendrive/leitor de CD, é que esses problemas podem fazer com que  esses dispositivos não sejam detectados, não me disseram que eles faziam o HD ficar inutilizável ou causavam a perda de dados do cartão de memória/pendrive.

Tudo isso aconteceu utilizando o Ubuntu 10.10, CD original que eu pedi pela internet.

Obs: Acho que me expressei mal, meu HD, não foi queimado, ele só parou de funcionar corretamente, Windows não cosegue formatar, mal conseguia fazer um backup, pra tentar recuperar alguma coisa, o único que conseguiu e com muitas horas de esforço foi o Ubuntu e mesmo depois de instalado não consigo utilizá-lo.  :-\

Eita vida...

Abraços.

[/quote]
Rapaz, essa é realmente nova para mim, também tenho o meu curso feito há vinte anos atrás, venho me atualizando desde então, pois tu se renova e ainda não tinha visto uma "história dessa".
E acho que não tem, nada a ver se sua distro foi-lhe enviada pela canonical ou você baixou pelo site oficial do ubuntu, tenho também as duas distros uma da canonical e outra agora do site do ubuntu o 11.04. Que já uso o 10.10 há 2 meses, instalei o 11.04 e tomara que ele não "mate" meu hd. (rsrsrs)
Amigo existe formas de você checar o desempenho do seu hd periodicamente, para ver se ele não está com nenhum defeito, e também instalar a mesma distro em outro pc para ver se acontece a mesma coisa, espero que goste de usar o ubuntu 11.04. Já estou usando apesar do lançamento ser recente e ainda constatar que existem algumas coisas a serem corrigidas, mas uso sem esse medo de que o GNU/Linux por algum motivo iria dar pau no meu hd.
Boa sorte!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Linux - o destruidor de dispositivos de armazenamento.
« Resposta #14 Online: 30 de Abril de 2011, 20:14 »
Ah, isso de 200 anos é uma metáfora, hehehehe... :)

Realmente é metáfora. São 256 anos, porisso velox256.

[]´s e saudações da Liga dos Dinos.