Autor Tópico: virtualizaçao? duvidas! [resolvido]  (Lida 16300 vezes)

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
virtualizaçao? duvidas! [resolvido]
« Online: 07 de Maio de 2011, 01:18 »
bom dia galera, seguinte... virtualização ???
muitas pessoas fala sobre instalar um ubuntu desktop e rodar aqueles programas tipo "VirtualBox"... para poder rodar mais de 1 servidor ao mesmo tempo na maquina...

queria saber se existe uma forma de dentro do "ubuntu server edition" virtualizar + 1 servidor...ou seja...no modo texto..existe 1 forma de virtualizar?? ou somente usando grafico...

pois no grafico acredito que nao fica bom, por que vai perder muito desempenho atoa....sendo que o melhor é aproveitar o maximo do desempenho do atual servidor...

se alguem nao entendeu alguma coisa que eu disse...favor me perguntar novamente...estarei acompanhando esse topico..obrigado.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2014, 13:40 por _ubuntu_ »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2011, 09:36 »
Todas as formas de virtualizar que eu já usei possuem interface de linha de comando, fora que pra administrar você pode muito bem usar uma interface web.

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2011, 14:28 »
Todas as formas de virtualizar que eu já usei possuem interface de linha de comando, fora que pra administrar você pode muito bem usar uma interface web.



qual o melhor programa para virtualizar o debian dentro do ubuntu ??? o mais indicado ?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2011, 16:43 »
Não existe bala de prata, você vai ter que ler/testar/etc. Cada caso é um caso, mas vou dar meus 2 centavos... inclua o kvm na lista de opções.

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2011, 01:13 »
Não existe bala de prata, você vai ter que ler/testar/etc. Cada caso é um caso, mas vou dar meus 2 centavos... inclua o kvm na lista de opções.

obrigado...vou estudar e testar os que eu achar...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2011, 01:56 »
Existem soluções onde ao invés de você instalar o seu ubuntu e virtualizar outros servidores, você instala um hypervisor completo (como o vmware esxi), que tomam conta de toda a máquina, e assim vc instala quantos servidores quiser, todos virtuais.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2011, 11:38 »
Existem soluções onde ao invés de você instalar o seu ubuntu e virtualizar outros servidores, você instala um hypervisor completo (como o vmware esxi), que tomam conta de toda a máquina, e assim vc instala quantos servidores quiser, todos virtuais.


sim....mas eu fazendo isso.. todos os servidores ficaram online em paralelo ?

thanks

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2011, 12:07 »
Com certeza. Uma máquina virtual bem instalada não tem nenhuma diferença pra uma máquina física, pra quem vê de fora.
Lá no serviço nós temos várias máquinas virtuais, e a tendência é criarmos mais. Em vez de juntar vários serviços numa mesma máquina física, e ter que lutar com os efeitos colaterais da implantação desses vários serviços, cada vez que precisamos de um serviço novo, criamos uma vm nova. Ainda não criamos uma imagem matriz, mas é o próximo passo pra isso.

Ah, claro: não há diferença conceitual em fazer isso a partir de uma máquina física Ubuntu, ou de um hypervisor dedicado. Mas saiba que a máquina virtual é uma aplicação pesada. Se a máquina hospedeira não for parruda (muita memória, disco rápido, CPU com vários núcleos), o resultado não fica bom.
« Última modificação: 08 de Maio de 2011, 12:09 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #8 Online: 09 de Maio de 2011, 01:40 »
Com certeza. Uma máquina virtual bem instalada não tem nenhuma diferença pra uma máquina física, pra quem vê de fora.
Lá no serviço nós temos várias máquinas virtuais, e a tendência é criarmos mais. Em vez de juntar vários serviços numa mesma máquina física, e ter que lutar com os efeitos colaterais da implantação desses vários serviços, cada vez que precisamos de um serviço novo, criamos uma vm nova. Ainda não criamos uma imagem matriz, mas é o próximo passo pra isso.

Ah, claro: não há diferença conceitual em fazer isso a partir de uma máquina física Ubuntu, ou de um hypervisor dedicado. Mas saiba que a máquina virtual é uma aplicação pesada. Se a máquina hospedeira não for parruda (muita memória, disco rápido, CPU com vários núcleos), o resultado não fica bom.


legal cara....fiquei super empolgado....assim que me sobrar um tempinho...vou fazer uns testes.. muito obrigado  pela ajuda :D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas! [resolvido]
« Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2014, 09:19 »
Hardware
Servidor ML 350e
CPU Xeon 3.1 quadCore
8GB Ram
500 HD (Sistema operacional HOST Debian)
2X2TB em RAID0 (onde fica /VHD onde crio as imagens do kvm)
2TB (para uso de backup de alguns arquivos importantes)

Sei que esse post meu ja faz + de 3 anos, mas para aproveitar o mesmo e não ficar criando tópico pra tudo.

La vai a seguinte pergunta, atualmente no meu trabalho, montei uma Host com Debian, e nele virtualizo 4 SO's, 3 Ubuntu, sendo 1 proxy+firewal+dhcp, outro servidor de dados e outro servidor web-apache2 +php5, e minha 4º VM é um Windows 2008 server.

Estou trabalhando com todas as maquinas em bridge, 2 ubuntu server + win2008 passa por dentro do firewall ubuntu server virtual.

O problema que estou tendo é o seguinte, lentidão na gravação no HD. Somente na hora da gravação, pois a leitura esta extremamente rapido, fiz um teste com CrystalDiskMark dentro do Win2008, e ele faz leitura a 1300MBp/s e gravação a 15MBp/s.


As imagens foram feitas no tamanho fixo, para obter melhor desempenho.

Pensei que poderia ser por estar lendo 4 VM ao mesmo tempo que o HD estava lento, mas desliguei então as 3 maquinas VM e deixei apenas o win2008 e rodei o bech do HD, e me retornou o mesmo resultado. (Ou seja muito lento, não tem como trabalhar com uma taxa tão baixa assim).

O que pode estar ocasionando lentidão dessa maneira?

Obrigado.

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2014, 11:27 »
Você ja tentou fazer um teste diretamente no Debian e não em uma VM?
Isso nos permitiria isolar se o problema esta na camada de virtualização ou no sistema operacional host.

EDIT: Da uma olhada nesses 2 links
http://www-01.ibm.com/support/knowledgecenter/linuxonibm/liaav/LPCKVMSSPV2.1.pdf?lang=en
http://www-01.ibm.com/support/knowledgecenter/linuxonibm/liaat/liaatbpkickoff.htm

Abs
« Última modificação: 18 de Setembro de 2014, 11:34 por Rockwave »

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2014, 14:39 »
Você ja tentou fazer um teste diretamente no Debian e não em uma VM?
Isso nos permitiria isolar se o problema esta na camada de virtualização ou no sistema operacional host.

EDIT: Da uma olhada nesses 2 links
http://www-01.ibm.com/support/knowledgecenter/linuxonibm/liaav/LPCKVMSSPV2.1.pdf?lang=en
http://www-01.ibm.com/support/knowledgecenter/linuxonibm/liaat/liaatbpkickoff.htm

Abs

Seu segundo link me deu uma idéia: "Block devices perform better than disk image files."
só não sei como trabalhar com dispositivo de bloco com o kvm, mas vou dar uma pesquisada.

Edit: Seu primeiro link foi muito bom para aprendizado em teoria, não vejo a hora de poder colocar em pratica e ver o real ganho de desempenho.

E a respeito de fazer o teste na maquina HOST, sim, eu transferi um arquivo de 1TB de um HD para outro, e a transferencia foi muito rapida, ou seja o problema não esta na transferencia do HD em si, e sim na transferencia dentro dos VHDs.


Edit: Talvez eu faça um teste com esse tal de block devices, e tente com LVM + RAID0 pra ver se a diferença vai ser grande.


Assim que eu obtiver um melhor resultado eu posto aqui a solução.


Muito obrigado.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2014, 15:18 por _ubuntu_ »

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #12 Online: 18 de Setembro de 2014, 14:50 »
Você ja tentou fazer um teste diretamente no Debian e não em uma VM?
Isso nos permitiria isolar se o problema esta na camada de virtualização ou no sistema operacional host.

EDIT: Da uma olhada nesses 2 links
http://www-01.ibm.com/support/knowledgecenter/linuxonibm/liaav/LPCKVMSSPV2.1.pdf?lang=en
http://www-01.ibm.com/support/knowledgecenter/linuxonibm/liaat/liaatbpkickoff.htm

Abs

Se tiver novidades nos informe.

Seu segundo link me deu uma idéia: "Block devices perform better than disk image files."
só não sei como trabalhar com dispositivo de bloco com o kvm, mas vou dar uma pesquisada.


E a respeito de fazer o teste na maquina HOST, sim, eu transferi um arquivo de 1TB de um HD para outro, e a transferencia foi muito rapida, ou seja o problema não esta na transferencia do HD em si, e sim na transferencia dentro dos VHDs.


Edit: Talvez eu faça um teste com esse tal de block devices, e tente com LVM + RAID0 pra ver se a diferença vai ser grande.




Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2014, 14:55 »
Citar
2X2TB em RAID0 (onde fica /VHD onde crio as imagens do kvm)

E essa controladora RAID, qualé a dela? RAID por Hardware ou software? Já viu quanto ela pode fazer, na especificação?
E seus discos, qual a capacidade deles?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: virtualizaçao? duvidas!
« Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2014, 15:23 »
Citar
2X2TB em RAID0 (onde fica /VHD onde crio as imagens do kvm)

E essa controladora RAID, qualé a dela? RAID por Hardware ou software? Já viu quanto ela pode fazer, na especificação?
E seus discos, qual a capacidade deles?


São 2 HD sata III 7200 rmp de 2TB cada 1, em RAID0 por software, pois por hardware a HP não fornece drivers para linux. "foi o que encontrei pesquisando"
Mas tambem após muitas pesquisas, dizem que não existe um grande desempenho hoje em dia em relação a RAID por hardware vs RAID por software. (sei que hardware é melhor, mas nem tanto acredito eu).

esse raid esta montado em /VHD e as imagens dos sistemas operacionais .img ficam dentro desse /VHD, para criar ou deletar qualquer arquivo pequeno ou grande dentro da pasta VHD o processo corre muito rapido, apenas dentro das imagens "/VHD/windows2008.img" que o processo de gravar é lento, ja o de leitura é muito rapido.



Edit: Mas li algumas coisas no link que o camarada acima postou, e la diz que da grande desempenho montar imagem em virtio do que em IDE virtualizado, vou testar dessa maneira assim que eu puder, e tambem vou fazer pesquisa sobre como fazer atravez de "block devices".
« Última modificação: 18 de Setembro de 2014, 15:25 por _ubuntu_ »