Dicas para as fases testings do Ubuntu (
Ubuntu Forums) :
Durante os últimos poucos ciclos de desenvolvimento do Ubuntu, temos sido inundados com tópicos pedindo ajuda sobre problemas relacionados ao uso descuidado da "atualização parcial" característica do Gerenciador de Atualizações (Update Manager)...em um esforço para melhorar esta situação, este documento procura esclarecer o que é uma "atualização parcial".
"Se for usar o Gerenciador de Atualizações para atualizar seus pacotes, e ele se oferece para fazer uma "atualização parcial", vc não deve aceitar sem verificar cuidadosamente o que ele oferece para remover, atualizar e instalar. Se não fizer isso, você muito provavelmente removerá pacotes que não devem ser removidos e isso pode trazer alterações indesejadas e até mesmo quebrar o sistema.
A maioria das situações para "parcial Upgrade" ocorrem devido a inconsistências de arquivos, que normalmente serão resolvidas dentro de algumas horas (uma "atualização parcial" pode oferecer para remover pacotes importantes devido a dependências que estão faltando) e basta esperar e adiar as atualizações até que a atualização seja total.
O Gerenciador de Atualizações (Update Manager), é para ser usado com as versões estáveis do Ubuntu, onde o repositório de pacotes é sempre consistente, para interpretar a situação como necessitando de um dist-upgrade para instalar novos pacotes e/ ou reparo de pacotes. O que o Update Manager executa ao fazer uma "atualização parcial" é um dist-upgrade."
"Como posso saber se um pacote é realmente significativo para ser substituído ou removido? Confira o
changelog do pacote em questão.
Você pode fazer isso através de "pacote de download> Changelog" no Synaptic, ou "apt-get package_name changelog", ou indo para packages.ubuntu.com e clicando em "changelog Ubuntu" para o pacote que você está curioso, ou visitando a URL :
https: / / launchpad.net / ubuntu / + source nomedopacote / / + changelog
onde package_name é o nome do pacote fonte que você está curioso para saber. O changelog mais recente indica a razão para a remoção ou substituição, se houver.
Obs.: como gosto de ver o que está sendo implementado, faço todo dia pelo terminal um
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade e posso comprovar que realmente as vezes complica. Já fiquei um dia inteiro só no "Console de recuperação" porque não aparecia nenhuma interface gráfica.
A última atualização que fiz hoje trouxe o wallpaper tradicional do Gnome 3 e uma nova versão do Firefox ;