Nada contra o unity, mas o que ele propõem!! Estamos voltando para a era que reclamavamos do windows: "Ele é pouco customizável", "Já estou de saco cheio daquele menu", "não tem como configurar muita coisa", etc..
Com o unity e gnome shell, estamos caminhando de volta ao passado. Não é porque o sistema é novo, não é porque ainda usamos pouco que estamos estranhando.Eis o problema: Customização!!.Pelo jeito vamos ficar "presos". Não vejo como configurar o unity ou gnome-shell (ou gnome3, não importam como o chamam), sem fazer aquelas gambiarras (muito parecidas como faziamos no windows - por favor ninguém diga que nunca usou o windows?!? ok??!) Quem disse que adorou dou-lhes o parabéns por ter conseguido, quem não adorou (como eu), temos que ver que é uma boa solução, mas acho que o mesmo ambiente deveria ser mais "livre" e deixar fazermos o que quisessemos (com as devidas garantias e liberdades), como ocorreu com o gnome, kde, xfce, fluxbox e etc.. Pensem bem no rumo que as coisas estão tomando. não venham dizer que, arrumar, deixar o ambiente de trabalho com temas belos e coloridos é frescura que não é! Deveriamos ter o direito de escolher se embelezamos ou não o soft que se propõem a ser livre. Concordamos? Já ouvir falar que futuramente, o ubuntu 11.10 só vai ter o Unity por padrão. Espero que eles não criem métodos para que não consigamos instalar outro ambiente gráfico. Acho que a Canonical perdeu-se do propósito e está camanhando no caminho da Microsoft e Apple- Estão impondo o que deve ser e como vai ser.
Por favor comentem, discorram, discutam sobre o assunto. Quanto mais ideias ouvir ( a favor e contra) melhor!