Uma discussão a respeito de declarações do Hans Reiser [Fórum Ubuntu Linux - PT > Suporte > Sistema > reiserfs4] em outro tópico induziu-me a fazer a seguinte sugestão aos Moderadores.
Boa parte dos projetos de código livre, não só as próprias distribuições, mas também a maior parte dos aplicativos, são mantidos por meio de trabalho voluntário. Infelizmente, nem todos dispõe de tempo ou conhecimento suficientes para contribuir deste modo e nem sempre este tipo de contribuição é o bastante. Há sempre necessidade de dinheiro.
No entanto, uma boa parte dos projetos têm dificuldade em obter doações no volume necessário. E não há, ao meu ver, por parte dos "agitadores" do Software Livre muito empenho em estimular doações ou conscientizar os usuários da sua necessidade. Páginas e blogs dedicados a resenhas sobre aplicativos e distros há aos montes. Difícil é encontrar algum texto lembrando a necessidade de contribuir.
Eu proponho então ao pessoal do Fórum que se faça uma campanha permanente em prol de doações. Para animar as coisas, uma seção poderia ser aberta especificamente para este fim e, periodicamente, seria escolhido por enquete o projeto a ser objeto da campanha.
Não seria preciso nem mesmo intermediação de dinheiro através deste fórum. Ele apenas estimularia doações para um projeto específico durante um mês, por exemplo. E durante este período, seriam acumuladas neste tópico a maior quantidade de informação possível sobre o aplicativo, como a sua história, perfil dos desenvolvedores (até o texto de entrevista com eles, realizada via e-mail ou chat, por exemplo), textos legais de outras fontes, tutoriais, etc.
Seria uma contribuição modesta mas efetiva deste fórum a manutenção de projetos de código livre.