Autor Tópico: Atulização do Unbuntu 10.10 para 11.04 e arquivos sumiram  (Lida 3013 vezes)

Offline Adriana Lohanna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Atulização do Unbuntu 10.10 para 11.04 e arquivos sumiram
« Online: 03 de Junho de 2011, 22:04 »
Tenho um pc com 320 gb, e utilizo dois sistemas operacionais o Win7 e uma partição de 64 Gb Unidade c no windows (/dev/sda2 no linux), e o unbutu em uma partição de 9,5 gb (/dev/sda1), sendo que por motivos de segurança tenho uma partição " D"  245 gb, no windows com o nome documentos onde coloco os documentos, esta partição esta como /dev/sda5 no linux, quando fiz a atualização para o linux 11.04, grande parte dos arquivos da pasta documentos do windows (ntfs) sumiram e foi criada uma nova particão de mesmo tamanho como /dev/sda3, como partição extendida, sendo que na opção uso a mesa está como : conteiner de partições lógicas, e tipo de partição: w95 ext d (LBA) ( 0x0f). Gostaria de saber o que faço para reaver os meus arquivos pois perdi tudo.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Atulização do Unbuntu 10.10 para 11.04 e arquivos sumiram
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2011, 01:57 »
Olá Adriana Lohanna,

Antes de tudo não gravar mais nada no seu sistema de discos, pois quanto menos mexer melhor será sua probabilidade de recuperar algo, se o caso, uma vez que se sobrescrever os arquivos torna praticamente impossível a recuperação.

Inicie o sistema a partir de um LiveCD/USB e enquanto isso use-o dessa forma.

Uma breve descrição do seu equipamento, inclusive citando marcas se aplicável é adequado, lembrando que quem está do lado de lá não tem acesso ao seu computador, não o está vendo e, portanto, é muito mais difícil compreender o problema e indicar possíveis soluções, logo, o mais de detalhamento de informações é importante e sempre ajuda.

Informe qual o tema que v. está usando da versão 11.04 (Unity ou Clássico), pois que isso facilita as referências em ambiente gráfico, quando necessário.


Abra um terminal (Ctrl+Alt+T) e digite:

sudo fdisk -l   (sinal_de_menos+letra_ele)

sudo blkid      (bê+ele+ká+i_de_irmão+dê)


Esses dois comandos propiciarão um melhor entendimento do seu atual particionamento, cole os resultados da saída do comando aqui.

Para ter uma visão gráfica do particionamento, o que melhora a compreensão do problema:

sudo gparted

É interessante capturar uma imagem (snapshot, fotografia) da tela do gpated, o que é possível de ser feito mediante o acionamento da tecla PrintScreen (PrtScn) do teclado e colocar aqui, apenas lembrando que o limite para tamanho de imagens no Fórum é de 40KB, utilize qualquer software editor de imagens para adequar o tamanho.


Talvez adiante seja possível recuperar seus arquivos usando o testdisk, que é um programa de grande eficiência para recuperação de partições e arquivos, entretanto, não é exatamente de uso fácil, sendo ideal algum treinamento anterior quando não se tem familiaridade com ele. Necessariamente leia e estude tutoriais existentes antes de fazer uso do testdisk.

Se seus arquivos perdidos forem de grande importância, recomendo que faça antes uma cópia binária do disco onde supostamente se encontravam, o que melhora muito a probabilidade de recuperação, pois que, assim, algum erro no manejo do testdisk pode ser sempre revertido. Se for o caso, adiante lhe passo as instruções de como fazer essa cópia binária.

[]'s




« Última modificação: 04 de Junho de 2011, 02:02 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Adriana Lohanna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Atulização do Unbuntu 10.10 para 11.04 e arquivos sumiram
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2011, 11:13 »
Olá amigo, quero sim saber como fazer essa cópia binária.
Segue imagens dos comandos sugeridos:

Disco /dev/sda: 320.1 GB, 320072933376 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 38913 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0xb24e3f88

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1               1        1154     9263104   83  Linux
/dev/sda2   *        1275        9108    62918986    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda3            9109       38913   239408632    f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/sda4            1154        1275      976896   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda5            9109       38913   239408631    7  HPFS ou NTFS

Partições lógicas fora da ordem do disco

adriana@Lohannanet:~$ blkid
/dev/sda1: UUID="16c6e464-5770-421d-8678-4febc65551c0" TYPE="ext4"
/dev/sda2: UUID="D6844ADB844ABE2D" TYPE="ntfs"
/dev/sda4: UUID="d3354cc0-d407-488d-89a6-e7aa8cb9d06e" TYPE="swap"
/dev/sda5: LABEL="Documentos" UUID="01CAE90831EBAF20" TYPE="ntfs"
/dev/ramzswap0: TYPE="swap"

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Atulização do Unbuntu 10.10 para 11.04 e arquivos sumiram
« Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2011, 11:33 »
Olá Adriana Lohanna,


Tentando entender: dentro de sda5 atualmente tem o quê?

Editando(1):
A imagem do gparted, como dito antes, ajuda, coloque aqui se possível.

Editando(2)
Seu computador é o quê, um notebook, um desktop?


[]'s
« Última modificação: 04 de Junho de 2011, 11:53 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Adriana Lohanna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Atulização do Unbuntu 10.10 para 11.04 e arquivos sumiram
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2011, 12:03 »
Antes da atualização estavam todos os meus documentos e depois só sobraram algumas pastas, ou seja a atualização não formatou a unidade mais apagou a grande maioria dos arquivos sobraram pouco mais de 4 pastas e algums arquivos e liberando o espaço no disco. veja como está a unidade documentos

não consigo colocar a imagem então descreverei como está a unidade:
Particão : /dev/sda5
Sistema de Arquivos:ntfs
Ponto de montagem: /media/Documentos
Rótulo: Documentos
Tamanho: 228,32 GB
Usado: 1,51 GB - Observação antes a unidade estava quase com todo o espaço usado
Livre: 226,81 GB

O Computador é um netbook mobo 2050 da positivo.

Então como coloquei a referida unidade é usada para colocar meus documentos e depois da atualização do ubuntu 10.10 para 11.04 quase todos os arquivos sumiram. e por isso quero saber como faço para ter meus arquivos de volta,sei lá reverter a atualização, restaurar unidade, qualquer coisa , comprei um HD externo para isso pois os meus arquivos são muito importantes e por isso deixava eles em uma partição específica.

Se  puder me ajudar serei muito agradecida meu querido... desde já agradeço muito mesmo.
« Última modificação: 05 de Junho de 2011, 12:08 por Adriana Lohanna »

clodoaldops

  • Visitante
Re: Atulização do Unbuntu 10.10 para 11.04 e arquivos sumiram
« Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2011, 14:10 »
No meu trabalho temos um desktop com 320gb/hd e deixamos assim
sda1...ntfs... 100gb...xp
sda2...ntfs...200gb... BKP/documentos
sda3... swap...2gb
sda4... ext4... 18gb... /... linux
Evito atualizar versões.
Sempre faço instalação limpa na sda4 na qual já instalei ubuntu, LM, mandriva, pclinuxos sem problemas.
No seu caso, acho que seus dados forma perdidos... pq vc formatou a partição inadvvertidamente.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Atulização do Unbuntu 10.10 para 11.04 e arquivos sumiram
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2011, 20:03 »
Então como coloquei a referida unidade é usada para colocar meus documentos e depois da atualização do ubuntu 10.10 para 11.04 quase todos os arquivos sumiram. e por isso quero saber como faço para ter meus arquivos de volta,sei lá reverter a atualização, restaurar unidade, qualquer coisa , comprei um HD externo para isso pois os meus arquivos são muito importantes e por isso deixava eles em uma partição específica.

Ola

Se seus arquivos sumiram mesmo, entre com o live cd do Ubuntu, selecione testar sem instalar.

Baixe o pacote testdisk/photorec pela central de programas ou pelo gerenciador de pacotes synaptic.

Plugue o HD USB e faça a recuperação.

Leia o manual do testdisk => http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Step_By_Step

E boa sorte.

[]'s

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Atulização do Unbuntu 10.10 para 11.04 e arquivos sumiram
« Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2011, 20:35 »
Olá Adriana Lohanna,

Como já dito, antes de usar o Testdisk para ver se consegue recuperar seus arquivos, notadamente porque aparentemente v. não tem experiência com essa espécie de procedimento, sendo possível, pode ser adequado e boa técnica fazer a cópia binária do disco do seu sistema.

Dá uma lida no tópico linkado abaixo, especialmente no post #21 lá existente, onde está descrita a forma de fazer essa cópia binária.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,82485.15.html

Havendo dúvidas, post aqui no seu tópico que tentaremos esclarecê-las.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.