Autor Tópico: Primeiras impressões de um iniciante e pontos positivos e negativos  (Lida 9658 vezes)

Offline ini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Primeiras impressões de um iniciante e pontos positivos e negativos
« Online: 26 de Setembro de 2006, 12:49 »
Olá pessoal,
estou com o ubuntu instalado em minha máquina há dois dias e gostaria de compartilhar minhas impressões.  Antes de mais nada quero informar que já utilizo o Kurumin há 2 anos, ou seja, sou um usuário familiarizado com o ambiente linux (familiarizado mas não um expert, ok ;) ). Em função disso apresentarei algumas comparações com o Kurumin 6.0

Baixei a versão livecd, depois de pesquisar um pouco no fim de semana sobre o Ubuntu, tanto aqui no fórum, quanto no guiadohardware.net

Pra começar o Ubuntu é baseado em Debian.  Essa é uma premissa particular para eu usar uma distro.
(ponto positivo :) )

Minha impressão com o fórum e a comunidade ubuntu como um todo foi muito boa, parecem ser usuários bem educados e prestativos
(ponto positivo :) )

O livecd é muito bom no reconhecimento do hardware  e internet ADSL funcionando
(ponto positivo :) )

O Gnome realmente é muito organizado no Ubuntu.  Mesmo eu nunca tendo usado antes não tive dificuldades em me localizar nele
(ponto positivo :) )

Como tinha uma partição sobrando, fui à instalação e o instalador gráfico me surpreendeu!  Eu achava que encontraria um monte de textos, mas que nada tudo visual e fácil
(ponto positivo :) )

Depois da instalação uma grata surpresa: meu scanner da multifuncional HP PSC 1315 já estava instalada e pronta pra uso (isso o Kurumin não fazia)
(ponto positivo :) )

Atualizações de pacotes instalados  (isso o Kurumin não fazia)
(ponto positivo  ;D )

Mas uma coisa me desagradou muito o sources.list .  O synaptic não encontou nem o Bluefish! Cadê aqueles milhares de pacotes tão propagandeados pela comunidade "instalação visual de 5000 pacotes". Nesse ponto o kurumin dá um banho! O sources.list do kurumin vêm com praticamente tudo.  Apt-get update e o synaptic baixa qualquer coisa do KDE e do Gnome!
Essa foi minha frustração.  Uma distro voltada para uso em desktop precisa vir "de fábrica" com uma lista de aplicativos mais variada!
(ponto negativo :-[  )

Sim eu li dois tópicos fixos sobre sources.list um pra programas em geral e outro pra multimidia, mas pessoal já que o usuário vai ter que editar sua source.list via pronpt, bem que poderia ser uma única vez e não duas.
(ponto negativo :-[  )

Mesmo fazendo esses malabarismos não consegui instalar o listen - opção Gnome do amarok KDE
(ponto negativo :-[  )

À medida que for me aventurando neste novo universo, tentarei deixar aqui minhas impressões e espero que elas possam ser úteis aos demais usuários.
INI novo usuário Ubuntu!

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: Primeiras impressões de um iniciante e pontos positivos e negativos
« Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2006, 13:45 »
Bacana essa INI-ciativa de colocar as suas impressões sobre o Ubuntu! :D

Usuário Ubnuntu há um ano, concordo com quase tudo o que vc disse. Porém, aquilo que vc destacou como pontos negativos, é bom que fique bem claro que *eles só são negativos em relação ao que vc gostaria de ter na sua "dream-distro"*.

Uma pesquisa mais atenta aos propósitos do Ubuntu revelariam claramente que ele tem um compromisso rigoroso com a liberdade daquilo que disponibiliza em seus repositórios. Quer dizer: ele não vai distribuir nada que não seja comprovadamente Software Livre. Qualquer iniciativa de utilizar esses outros softwares fica por conta e responsabilidade do usuário, que é livre para fazer o que quiser com o seu sistema.

Não digo, com isso, que este é o seu caso. Todavia, tenho visto muita gente que *optou* pelo Ubuntu, mas vive dizendo que ele é "falho" porque devria ter suporte por default para isso ou aquilo, quando a decisão da instalação deveria ter passado pela compreensão dos princípios fundamentais que motivaram toda essa revolução no mundo GNU/Linux.

Ao meu ver, o Ubuntu, mais do que "mais uma distribuição", tem todo um peso ético, todo um conjunto de valores com os quais afinizo desde o início e que, mais do que respeitar, incorporei firmemente na minha própria conduta pessoal e profissional.

[ ]'s e boas-vindas! :)
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline kabrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Primeiras impressões de um iniciante e pontos positivos e negativos
« Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2006, 15:16 »
Também estou há dois dias com o Ubuntu em casa. Pra mim é algo totalmente diferente, pois eu não conhecia NADA de linux. Tinha lido um artigo sobre as vantagens do ubuntu e tal, falava muita coisa boa, mas ainda nao tinha me encorajado a baixar, mas um amigo meu disse que usava em casa só o ubuntu e não usava mais o windows. Aí me encorajou a testar! Por enquanto estou achando bem interessante, muito diferente do que eu pensava! Ainda estou no processo de configurações para rodar tudo redondinho, como instalação do java, flash, etc. Mas estou surpreendido com sua qualidade! To seguindo o tutorial http://toca-do-lobo.blogspot.com/2006/08/guia-de-ajuste-do-ubuntu.html para configurar tudo. Por enquanto sem grandes problemas... Meu mouse, que é serial, que ta dando uns xiliques de vez em quando, mas pretendo trocar por um optico usb. Só está faltando testar os jogos que eu tenho de windows nele para que eu possa desinstalar pra sempre o windows!

Abraço.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Primeiras impressões de um iniciante e pontos positivos e negativos
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2006, 15:31 »
(...)
Ao meu ver, o Ubuntu, mais do que "mais uma distribuição", tem todo um peso ético, todo um conjunto de valores com os quais afinizo desde o início e que, mais do que respeitar, incorporei firmemente na minha própria conduta pessoal e profissional.

[ ]'s e boas-vindas! :)

Isso é o que me fez adotar o Ubuntu como distribuição linux: Sua filosofia, afinal, como vamos pregar a ética para as pessoas se não a seguirmos?

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Primeiras impressões de um iniciante e pontos positivos e negativos
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2006, 16:08 »
Mas uma coisa me desagradou muito o sources.list .  O synaptic não encontou nem o Bluefish! Cadê aqueles milhares de pacotes tão propagandeados pela comunidade "instalação visual de 5000 pacotes". Nesse ponto o kurumin dá um banho! O sources.list do kurumin vêm com praticamente tudo.  Apt-get update e o synaptic baixa qualquer coisa do KDE e do Gnome!
Essa foi minha frustração.  Uma distro voltada para uso em desktop precisa vir "de fábrica" com uma lista de aplicativos mais variada!
(ponto negativo :-[  )

você interpretou como lado negativo,mas para mim,isso é muito importante por padrão. vou te dizer porque:
bem você usava o kurumin não é? achava uma variedade grande nos repositórios dele?
pois é mas o kurumin é baseado no debian INStável,tendo muitos e muitos pacotes,mas tudo com alto índice de algo para de funcionar.
eu também usava o kurumin e uma coisa que sempre diziam é,que não era pra atualizar o sistema pois se baseava num sistema instável,e a chance do kurumin para de funcionar é grande.

mas no ubuntu não,e um repositório com os necessários do sistema e programas ja testado. e os pacotes que tem la. é importante de ser atualizado,não há problemas,isso é importante para um usuário que venha do windows, que se por acaso dar algum problema e o usuário ter que ficar somente no modo texto,ele não ira saber fazer nada.

eu acho esse ponto positivo,pois aquele repositório é um confiável,que vem por padrão,mas facilmente pode adicionar um se quiser.
----
eu antes de vir para o ubuntu,pensava que essa distribuição era ruim,o pessoal não me falavam muito dela,eu pensava que eu não ira aprova-la. dai chegou os cd's pelo correio,e resolvi testar, conclusão: adorei a distribuição, e aqui comecei a gostar do gnome, que nas distribuições que usava antes era somente o kde.
---
mas é bom que esteja gostando de mexer com linux. eu cada vez sinto mais vontade de continuar com esse sistema porque cada vez eu vejo que ele progride mais. uma das minhas primeiras experiências era com um conectiva (com o kernel 2.0.x), e sem internet não podendo pedir ajuda. lembro que naquela época o linux era muito menos conhecido que hoje em dia, e quem eu olhava mexendo pelo menos passava uns 80% do seu tempo em modo texto. e eu não sabia os comando e não tinha como pesquisar (sem internet) dai ficava muito dificio de aprender.
---

T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline corvolinoWinS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Primeiras impressões de um iniciante e pontos positivos e negativos
« Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2006, 04:23 »
Muito boa essa analise de sua parte ;)

porem esta 7 x 3 para o Ubuntu...  :D

Abraços.
corvolinopunk-

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Primeiras impressões de um iniciante e pontos positivos e negativos
« Resposta #6 Online: 29 de Setembro de 2006, 03:31 »
Ótima iniciativa!

Agora veja só. Esqueceu de:

Sistema de Ajuda muito simples e completo: Ponto positibo   ;D

Vai la em Sistema > Ajuda > Documentação de Sistema > Guia Desktop Ubuntu > Adicionar, Remover, Atualizar Aplicações > Repositórios Adicionais.

Como pode ver pra ativar os repositórios extra basta ir lá pela interface gráfica mesmo amigo!

E pra instalar o Listen é só adicionar estas linha no Sources.list:

Código: [Selecionar]
deb http://theli.free.fr/packages/ dapper listen
deb-src http://theli.free.fr/packages/ dapper listen

Piras

  • Visitante
Re: Primeiras impressões de um iniciante e pontos positivos e negativos
« Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2006, 10:56 »
Quanto ao Listen Media Manager,

É comum que programas recentes, que ainda não chegaram a uma versão muito madura, somente sejam encontrados em repositórios próprios. É o caso do Listen, Audacious, BMPx, Brasero (ex-Bonfire, etc.). No entanto, você verá que há ao lado do Rhytmbox vários reprodutores de qualidade, como o Banshee, Muine, QuodLibet, etc.

Esta distinção entre repositórios oficiais e não-oficiais pode soar irritante, mas é uma garantia de segurança.

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Primeiras impressões de um iniciante e pontos positivos e negativos
« Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2006, 16:26 »
Pra explicar melhor o lance dos repositórios:

Os repositórios que já vem configurados no Ubuntu são os oficiais e mantidos pela equipe núcleo do Ubuntu Linux, os principais desenvolvedores.
Já os do repositório Universe são aqueles que são mantidos por uma seleta parcela da comunidade. É verdade que são escolhidas a dedo as pessoas que cuidam deste repositório, mas mesmo assim não são do núcleo de desenvolvimento do Ubuntu, então você não tem a garantia dos desenvolvedores para atualizações de segurança entende? Se acharem um bug que pode abrir uma brecha no seu PC, eles não tem a orbigação, digamos assim, de criarem um update de segurança. São programas que a própria comunidade suporta.

Já os repositórios multiverse, são semelhantes, mas com uma única diferença: Pacotes "non-free" estão lá também. Isso quer dizer que codecs para MP3, java, flash e este tipo de coisas que não são Open Source estarão nestes repositórios. Um exemplo o codec de MP3. Pela legislação que vigora nos EUA, por exemplo, é ilegal instalar um codec de MP3 na sua máquina a menos que tenha licença. Para um sistema já incluir suporte a MP3 por padrão (como no windows) é preciso pagar uma taxa por cópia do sistema. Este é o fato pelo qual o Ubuntu não inclui este tipo de software, afinal este é um sistema livre e gratuito e ninguém paga por ele.

Mas nada te impede de ativer estes repositórios e instalar tudo o que tem direito. Como eu já disse ali em cima, na própria ajuda oficial do Ubuntu ensina a tivar os repositórios e em SEM COMANDOS.

Abraços!

Offline eros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Primeiras impressões de um iniciante e pontos positivos e negativos
« Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2006, 12:14 »
Olá, a todos!!!
Também sou um iniciante no Ubuntu e minha primeira impressão foi muito boa, por todos esses motivos citados anteriomente.
Já venho usando o Kurumin faz um bom tempo e gosto muito, porém queria passar para uma distribuição mais complexa para aprender um pouco mais de linux, fazendo as coisas por minha conta e risco.
Segui o "guia não oficial do Ubuntu" e o tutorial de multimidia aqui do fórum para instalar aquilo que falta no ubuntu (flash, mplayer, w32codecs, etc) para deixar tudo funcionando e não ter problemas de compatibilidade.
Instalei de tudo!!!
Para minha surpresa os sites que eu queria que funcionasse, com Flash e vídeos, não funcionaram.  :(      Também não tocou vídeos proprietários do Windows.
Ainda estou testando...ainda não desisti.
Eu pensei que era só instalar e seguir as dicas que tudo se resolveria....triste engano.  :(
Qualquer hora coloco os meus problemas aqui no fórum, mas tenho certeza que não é só comigo que esses tutoriais não funcionam com deveriam, instalando e tudo funcionando.
Até a proxima!!
Desde já agradeço.
Eros.

Linux user #398007

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Primeiras impressões de um iniciante e pontos positivos e negativos
« Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2006, 15:29 »
...Para minha surpresa os sites que eu queria que funcionasse, com Flash e vídeos, não funcionaram.  :(      Também não tocou vídeos proprietários do Windows.
Ainda estou testando...ainda não desisti.
Eu pensei que era só instalar e seguir as dicas que tudo se resolveria....triste engano.  :( ...

Coloca os links dos sites pra gente ver.

Talvez o pessoal possa te ajudar a resolver os problemas.  :)

Offline eros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Primeiras impressões de um iniciante e pontos positivos e negativos
« Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2006, 18:20 »
Por exemplo!!!
www.tv.terra.com.br
www.gamehouse.com  no jogo pop&drop para jogar on-line fica uma tela do Java e não abre (no kurumin esse funciona)
Não consegui instalar o Realplayer para funcionar o Tv terra.
O jornal do Brasil on-line edição eletrônica, as páginas têm animação mas não aparece as letras do jornal (no kurumin também não funciona) http://ee.jornaldobrasil.com.br/reader/

E o maior problema é que instalei todos os codecs e não funciona os vídeos do windows (ex: .wmv etc.)

Não sei onde procurar as essas respostas, mas ainda nãoperdi as experanças.

Obrigado.
Eros.
Linux user #398007

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Primeiras impressões de um iniciante e pontos positivos e negativos
« Resposta #12 Online: 01 de Outubro de 2006, 02:20 »
Instala o "mozilla-mplayer"

[]s