Autor Tópico: Alguns questionamentos que andei me fazendo sobre mudanças no forum....  (Lida 5484 vezes)

Offline TIGOS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Tipo, até então eu só acessava este fórum do Ubuntu. Quando vi que não conseguia achar solução para alguns problemas meus fui atrás de outras fontes.

Eis que dou de cara com forum "gringo" (que é o oficial acho) do Ubunta!

E algumas perguntas logo sugiram na minha cabeça. Então vou abaixo relacionar elas de forma clara e objetiva, visando é claro, a melhoria sempre da comunidade Ubuntu de lingua Portuguesa (BR/PT).

Vamos lá:

1º Porque vocês não adotam o mesmo fórum, mesmo design e principalmente: mesma organização do Forum americano?

Poxa, achei muito bom navegar naquele forum de tão fácil que está disposto as informações. O design achei bem mais clean que o nosso aqui. De certo não menosprezo o trabalho realizado com o SMF e o novo design, vocês são bons!  ;D

Mas se porque não usar um modelo "melhor" ? Bom, sinceramente acho isso do forum americano no quesito design e organização.

2º Em se tratando de organização, poderiam ter uma pessoa para montar uma área com tópicos iguais aqueles que tem la no forum americano de Howtos, Tips & Tricks. Eu achei fabuloso eles ja listarem o Automatix e o Easy Ubuntu logo de cara, o que quebra um galhão!

Se for o caso, me ofereço para ajudar a "traduzir" e trazer para cá muitos tópicos bons que encontrei lá.

Bom era basicamente isso (apesar deu ter falado pacas no item 1 hehehehe).


Finalizando: O que eu mais gostaria de ver aqui é aquele design limpo e a organização das áreas que tem no forum americano, não eliminando as nossas atuais, é claro.

Não sei se quanto a mudança do SMF para Vbulletin tenha algum enrrosco e na utlização do mesmo design usado no forum americano, ja que é uma comunidade livre, pensei que eles poderiam sim ceder o design... sei lá heheheh

De certo que seriam medidas a longo prazo, ja que a migração de um forum para outro é uma etapa complicada. Mas deixo aqui minhas "sugestões" como usuário deste fórum.


T+ pessoALL

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Alguns questionamentos que andei me fazendo sobre mudanças no forum....
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2006, 21:47 »
TIGOS,

Quanto da mudança de sistema a nossa prioridade foi escolher um sistema estável e livre.

Levando em conta esses quesitos nossa escolha foi o SMF. O vBulletin é um sistema muito bom, mas o mesmo é software comercial e para usá-lo teríamos que pagar uma licença, dinheiro que não tínhamos e não temos. Mesmo que tivéssemos dinheiro para pagar a licença, preferimos manter o fórum em um sistema de fórum livre assim como o Linux, afinal somos incentivadores do software livre e como tal devemos sempre "tentar" usar um software livre.

Quanto ao layout e organização, infelizmente não é possível agradar a todos, alguns gostam do sistema americano, outros não.

FaBMak

PS: Temos um "Tips & Tricks" aqui no fórum, chama-se "Dicas e Truques".
« Última modificação: 24 de Julho de 2006, 21:50 por FaBMak »
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline TIGOS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Alguns questionamentos que andei me fazendo sobre mudanças no forum....
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2006, 21:52 »
Nusss, eu nem sabia que ele era pago... mas blz!

Mas fora a organização, creio que na medida do possivel, incentivar a adaptação de tutoriais que tem lá para cá seria interessante.

Ontem mesmo achei um bem interessante que era por aquela tela de escolha do Os (caso você tenha dois ou mais no PC) com a cara da mesma tela do Suse ou outras que os usuários lá criaram para ser usado com o GFXBoot e tals.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Alguns questionamentos que andei me fazendo sobre mudanças no forum....
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2006, 21:54 »
Ja existe esse trabalho de traduzir mateiral. É feito pelo time de documentação do ubuntu br
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline TIGOS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Alguns questionamentos que andei me fazendo sobre mudanças no forum....
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2006, 22:01 »
Não Neto!

Eu quiz dizer quanto aos Howtos, Tips & Tricks do forum americano...

Isso se: Documentação que você disse for diferente de Dicas hehehehe

Piras

  • Visitante
Re: Alguns questionamentos que andei me fazendo sobre mudanças no forum....
« Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2006, 11:14 »
Não vi a priori nenhuma vantagem estrutural no "fórum central". Há aqui uma certa obsessão com a estrutura do fórum, mas no nível a que chegamos, qualquer vantagem relevante será devida antes a administração quotidiana que a organização.

Temos nossa seção de Dicas e Truques. Se ela não rende o bastante, não creio que isto se deva a organização, é mais o modo de administrá-la no dia-a-dia.

Você, Tigos, fez referência aos tópicos dedicados a ferramentas como o Easy Ubuntu e o Automatix. Muitos dos nossos colegas elogiam sem cessar o Automatix, enquanto que outros estão sempre alertando sobre os perigos inerentes ao seu uso, como faz o Lamego. Por que não criar um tópico permanente sobre o Automatix e o Easy Ubuntu, estimulando os colegas a escreverem sobre o seu uso e seus perigos?

Também se poderia abrir outro tópico permanente de discussão sobre o Guia Não-oficial Dapper, até como forma de promover o seu aprimoramento e consulta.

Uma seção de Dicas e Truques não é como outra qualquer. Ali os tópicos permanentes não devem constituir uma exceção, ou pela menos, deveriam ser muito mais numerosos que em outras partes do fórum.

Ontem mesmo, procurei, para auxiliar um colega, um excelente tópico sobre a instalação do Firefox. Pois bem, só encontrei outro, que se concluía com o galactus exortando, se podemos dizer assim, o autor a não postar tópicos repetidos. Ótimo, mas onde estava o tópico que não se deveria repetir? Segundo a mensagem ali deixada, ele estava na wiki do Ubuntu Brasil, onde, aliás, não consegui encontrá-la.

Por que remover um bom tutorial preparado originalmente neste fórum? Os dogmáticos logo dirão: um fórum de suporte não é lugar para tutoriais, como já li aqui. Discordo: um fórum é sim lugar para tutoriais, pois eles existem em todo fórum que se preza:o próprio "forum central" está cheio deles. Tutoriais bem escritos e ilustrados, como aquele sobre o a instalação do Firefox, chamam a atenção do participante, esclarece melhor suas dúvidas e evita tópicos redundantes. Tenho certeza de que, se tivéssemos mais tutoriais publicados como tópicos permanentes, reduziríamos de modo expressivo  o número de tópicos redundantes.