Autor Tópico: duvida com vpn basica(resolvido)  (Lida 7544 vezes)

Offline Emmers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
duvida com vpn basica(resolvido)
« Online: 18 de Agosto de 2011, 14:50 »
ola amigos,
gostaria de ter a ajuda de voces para resolver, ou melhor tirar uma duvida em relação a vpn.
o problema é o seguinte: configurei o vpn seguindo esse tutorial http://under-linux.org/wiki/Tutoriais/Seguranca/administracao-remota-openvpn-nxserver
para acessar o servidor do trabalho la de minha casa. consegui resolver a parte inicial. o tutorial explica como se deve fazer para liberar e redirecionar as portas, mas eu queria entender na pratica como se faz isso!
obs: meu servidor é ubuntu e a minha maquina é a cliente. o servidor possui duas placas de rede(uma de internet e a outra para rede local).
queria saber na pratica como se faz isso
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2011, 23:03 por Emmers »

Offline figurello

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: duvida com vpn basica
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2011, 17:23 »
Fala amigo,

caso seja utilizado o openvpn  o servidor por padrão ficará escutando (LISTEN) na porta 1194, lembro que isso é um padrão onde você poderá mudar no server.conf,
com isso esse servidor irá esperar conexões nessa porta,
precisamos que o firewall realizasse a entrega dessa solicitação ou seja,
ou seja você esta na sua casa com ip válido da Velox. ex:201.200.10.x e precisa se conectar na sua empresa que tem um endereço válido pela embratel ex 200.200.100.1, você terá na sua maquina um client do openvpn com o certificado e as configurações para acessar esse ip, quando você apertar o conect ele irá dispara uma solicitação de conexão no seu fw, quando chegar essa solicitação o fw ira falar "OPA ESSA SOLICITAÇÃO E 1194 E A VPN QUE ESTA RODANDO NA MAQUINA 192.168.1.5 DA MINHA REDE LOCAL, OU DA MINHA DMZ,) então ele ira entregar essa solicitação, como foi liberado o acesso de fora o fw irá entender que a conexão com a maquina interna (1.5 com a externa) possa fluir fechando o tunel e a comunicação.

Acho que é isso .
abs

Offline Emmers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
Re: duvida com vpn basica
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2011, 15:07 »
para facilitar ..... o ip externo do modem sempre muda, ja pensei em criar um no-ip, pois sendo assim nao precisa ficar alterando o arquivo cliente contendo o ip do modem.
tenho duvidas sobre isso. e gostaria de saber como faço para facilitar isso.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: duvida com vpn basica
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2011, 20:04 »
@Emmers,

A forma mais fácil de fazer o desejado é usando uma própria configuração do seu roteador. Verifica se tem lá.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Emmers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
Re: duvida com vpn basica
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2011, 09:18 »
mas eu desconheço informações desse tipo no meu modem, pois ele é um dlink 500b geração 2 e funciona como router.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: duvida com vpn basica
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2011, 13:32 »
Emmers, sua dúvida é sobre a VPN, ou sobre o redirecionamento de portas?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Emmers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
Re: duvida com vpn basica
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2011, 17:47 »
na verdade nunca fiz uma vpn e nao sei se vc viu o tutorial do link que coloquei la em cima.
o tutorial apenas fala das configurações necessarias no iptables, mas na pratica nao mostra nada. minha duvida é reamente na pratica.
ipexterno <--> modem <--> iptables do servidor.
outra duvida tambem é sobre o ip externo do modem. como tornar ele fixo ou sei la fazer um no-ip do ipexterno.
ou será que o vpn ja libera a conexao por si mesma?? nao precisando redirecionar portas e liberar iptables.

obs: se vc poder de uma olhada no link do tutorial que eu coloquei la em cima!!!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: duvida com vpn basica
« Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2011, 18:39 »
Citar
ipexterno <--> modem <--> iptables do servidor.
O modem só precisa de alguma configuração quando está trabalhando em modo router.

Se houver algum equipamento entre seu servidor e o modem --- por exemplo outro roteador --- ele também tem que ser configurado de acordo.

Citar
outra duvida tambem é sobre o ip externo do modem. como tornar ele fixo ou sei la fazer um no-ip do ipexterno.
Quem decide se o seu IP externo é fixo ou dinâmico é a sua operadora de internet. Só ela pode mudar de uma forma pra outra, e normalmente elas não permitem fixar o IP da conexão; as poucas que permitem fixar o IP cobram por esse serviço.

A alternativa é cadastrar num serviço de DNS dinâmico, como o No-IP, ou o DynDNS. Nesse caso, vc precisa que uma das máquinas de sua rede local avise os servidores da No-IP/DynDNS do seu IP dinâmico atual, a cada vez que ele mude. Hoje em dia é comum que roteadores e modems façam isso por você, com a configuração apropriada. Caso o seu não possa fazê-lo, você pode baixar um programa chamado DUC, que fará o serviço pra você. No Ubuntu, você pode instalar o DUC do No-IP a partir dos repositórios:

sudo apt-get install noip2

Citar
ou será que o vpn ja libera a conexao por si mesma??
Não.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Emmers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
Re: duvida com vpn basica
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2011, 10:25 »
Obrigado pelas informações colega, mas se nao for muito incomodo.
Meu modem é um dlink 500b geração 2. Ele não tem a opção de dns dinamico. Nesse caso o que eu posso fazer? Tem algula forma de resolver isso ou só é comprando outro que de suporte?? tem alguma configuração para tal??

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: duvida com vpn basica
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2011, 11:56 »
Citar
Meu modem é um dlink 500b geração 2. Ele não tem a opção de dns dinamico. Nesse caso o que eu posso fazer?
Como eu disse antes, nesse caso você tem que baixar e instalar o programa de controle (DUC).

Pro serviço No-IP, você não precisa baixar, pois há um pacote nativo do Ubuntu.

EDIT: Parece que pro DynDNS também não precisa baixar, o pacote "ipcheck" faz o mesmo papel.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2011, 11:58 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Emmers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
Re: duvida com vpn basica
« Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2011, 14:30 »
queria saber na pratica as regras de iptables para liberar acesso ao servidor atraves do vpn.
meu raciocinio:
libero a porta 1194 no modem e redireciono para ip do servidor 192.168.254.254 que é o da interface da internet. depois quero saber quais regras usar no iptables do servidor. estou com dificuldade!!!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: duvida com vpn basica
« Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2011, 15:46 »
Se o servidor VPN [OpenVPN] for a própria máquina que roda o firewall, vc tem que liberar o recebimento de pacotes udp na porta 1194, na cadeia de entrada. O comando pra isso é

sudo iptables -A INPUT -p udp --dport 1194 -j ACCEPT

Se a máquina for outra, na rede interna, vc tem que redirecionar o pacote e liberar o encaminhamento. Aí são dois comandos distintos, outra hora eu passo pra não confundir.

Se o tipo de VPN for outro (por exemplo PPTP) os comandos e as portas são outros.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Emmers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
Re: duvida com vpn basica
« Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2011, 16:21 »
no meu caso utilizei o OpenVPN baseado no protocolo PTPpoint-to-point-tunneling-protocol). existe alguma diferença para tal.
existe alguma coisa a mais para acrescentar.
obs: o servidor vpn é a propria maquina que roda o firewall!
« Última modificação: 25 de Agosto de 2011, 16:27 por Emmers »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: duvida com vpn basica
« Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2011, 16:27 »
OpenVPN é uma coisa, PPTP é outra.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Emmers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
Re: duvida com vpn basica
« Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2011, 16:30 »
vou entao fazer testes para saber se ta tud certo!