Autor Tópico: Iniciante - gostei do Gnu/LInux e do Ubuntu 11.04  (Lida 4559 vezes)

Offline Báskara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Iniciante - gostei do Gnu/LInux e do Ubuntu 11.04
« Online: 02 de Setembro de 2011, 18:33 »
Olá usuários do fórum e do Ubuntu!

Já fazem aproximadamente dois meses que fiz a instalação, em dual boot com o xp, do Ubuntu 11.04 em meu modesto computador (celeron 1.8 Ghz, 2 GB de RAM,  placa de vídeo onboard Intel(R) 945G e 320 GB de Hd). Fazem, então, dois meses que descobri, na prática, o significado da liberdade de escolha na utilização de um SO. Descobri que o sistema operacional de meu PC poderia ser adaptado a minha condição (computador modesto). Descobri que não teria que me adaptar as “imposições” do sistema operacional (para rodar o seven, satisfatoriamente, provavelmente eu teria que comprar um computador mais “potente”). Tentei utilizar o windows vista e o seven (antes de conhecer o GNU/Linux é evidente!).
O windows vista foi para mim uma grande dor de cabeça e o seven rodava com um desempenho “pífio” e mostrou ser apenas “mais do mesmo” - boot lento, mensagens de erro, grande consumo de memória RAM, visual “engessado”, mais consumo de RAM pelo antivírus e etc. O resultado disso tudo é que voltei para o windows xp e o que me aguardava, entre outros problemas, era isso aqui: “o explorer encontrou um erro e será encerrado”, “seu computador pode estar em risco”, “problema durante a instalação do novo hardware. O novo hardware pode não funcionar corretamente” e por ai vai! não é fácil não!
Estava já algum tempo pesquisando sobre o Linux – que conheci quando comprei um PC com o ubuntu instalado mas na época não tinha acesso à internet e não entendia absolutamente nada de Linux e acabei formatando e instalando o windows xp (alguém pode falar: isso é um crime! eu sei! eu sei! hoje tenho plena consciência disso!). Resolvi então, a dois meses atrás, instalar o Ubuntu 11.04 em dual boot com o xp. Achei um excelente tutorial sobre montagem de partições e instalação manual no site ubuntued.info.
O maior problema que tive foi a falta de conexão com a internet. Havia cancelado o “belíssimo” serviço de conexão de internet a rádio “tão cara como banda larga e tão lenta como conexão discada” da pequena cidade que moro atualmente.
Mesmo sabendo que, para aproveitar todo o potencial do Linux, é necessário ter uma boa conexão de internet não desisti!
Após a instalação básica levei minha CPU para o meu local de trabalho – sou servidor público estadual – que possui uma conexão de internet razoável e instalei os codecs de audio e vídeo o APTonCD (ferramenta muito importante para mim), o audacity, Gnome subtitles entre outros programas. Para mim a instalação dos codecs e programas foi fácil, intuitiva e sem tropeços. Minto! Tive um problema sim! O firefox continua em inglês! Verificando no synaptic notei que o pacote firefox-locale-pt (portuguese language pack for Firefox) está instalado e mesmo assim o firefox continua em inglês. Mas isso é assunto para depois!
Com o Ubuntu 11.04  meu modesto computador “está sobrando”. Gostei muito da interface unity, (o kubuntu 11.04 também está muito bonito) e minha esposa gostou muito das possibilidades de personalização. O desempenho do PC está excelente e só lamento não ter conhecido antes o GNU/Linux e principalmente o Ubuntu. Sinceramente não volto mais para o windows e meu próximo PC provavelmente não estará em dual boot (pelo menos não com o windows – quero testar também o Fedora  e o OpenSuse).
Percebo agora que Linux tem muitas qualidades e fico imaginado por que existe tanta resistência, por parte das pessoas, em adotar o Linux e sua filosofia. Não conheço ninguém, na minha atual cidade, que possua o windows original (xp ou seven). Entreguei um CD de instalação do Ubuntu 11.04 para alguns colegas (tentando mostrar a liberdade de escolha para outras pessoas) mas, não obtive resultados. Houve forte rejeição, mesmo com os argumentos que linux não fica travando, não pega vírus e malwares e etc.
Percebi que o windows seven é algum tipo de “semideus” no mundo dos sistemas operacionais. Notei também que essa percepção sobre o windows é resultado da falta de conhecimento e da “acomodação” da maioria das pessoas. No site rogercesar há um tópico sobre verdades e mitos sobre o GNU/Linux e existe a pergunta se os usuários do Linux são mais inteligentes que usuários windows. (http://rogercesar.blogspot.com/2010/07/mitos-e-verdades-sobre-gnulinux.html). O pessoal do site preferiu agir de modo “politicamente correto”. Particularmente acho que usuários Linux possuem mais conhecimentos que usuários de windows.
Bastaria escolher, aleatoriamente, cem usuários de Linux e cem usuários de windows e aplicar testes de conhecimentos sobre software e hardware. Alguém dúvida em qual grupo obteríamos as melhores notas?
Estou escrevendo demais é melhor parar por aqui! De forma resumida pessoal estou tentando entender o compiz e o “temido” terminal e não me falta disposição para estudar e aprender, tenho muitas dúvidas (uma delas é como reduzir ainda mais a partição ocupada com o windows xp!) e espero que a comunidade ubuntu possa me ajudar nesse processo de aprendizado.
Saudações aos usuários de Linux Ubuntu!
Espere o melhor! prepare-se para o pior!

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Iniciante - gostei do Gnu/LInux e do Ubuntu 11.04
« Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2011, 18:52 »
Parabéns colega, aqui no fórum tem a seção de iniciantes, a de dicas etc. muito material para estudar, pois só com estudo e paciência se consegue o sucesso.
Boa sorte !

ps: Caso seja o Firefox 6, só instalar: http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/6.0/linux-i686/xpi/pt-BR.xpi
     Verifique em Ferramentas> complementos>Idioma> marque PT-BR
« Última modificação: 02 de Setembro de 2011, 19:02 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Iniciante - gostei do Gnu/LInux e do Ubuntu 11.04
« Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2011, 18:59 »
Olá, seja benvindo.

Depois de ler, gostaria de deixar um conselho: não tente convencer ninguém a usar Linux. Faça sua escolha, exiba-o se achar necessário e ajude quem se interessar por sua própria vontade :)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Báskara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Iniciante - gostei do Gnu/LInux e do Ubuntu 11.04
« Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2011, 17:03 »
Agente100gelo

Na verdade não tentei convencer meus amigos a utilizar o Linux, apenas disse que havia outra alternativa! Nem todos podem ver a luz!
loca100 serei frequentador assíduo desse fórum!
Espere o melhor! prepare-se para o pior!

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Iniciante - gostei do Gnu/LInux e do Ubuntu 11.04
« Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2011, 19:57 »
O Terminal não é nenhum bicho de 7 cabeças, à medida que vai utilizando linux vai aprendendo os comandos básicos e torna-se fácil.
Aconselho-o a testar o Fedora 15, está muito bom, o único problema é não existir um centro de software como o do ubuntu e o yum é pior que o apt-get.

Sobre convencer os seus amigos a usar Linux, não vale a pena, só usa quem quer.
Aproveite a liberdade :)

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Iniciante - gostei do Gnu/LInux e do Ubuntu 11.04
« Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2011, 20:46 »
Legal o seu depoimento.
Eu migrei pro linux pelo mesmo problema. Meu note nem era tão modesto assim, mas eu tinha o zicado windows vista, que deixava ele parecendo uma carroça.
Faz um ano que resolvi testar o ubuntu e percebi que ele deixava meu note redondinho.
Cansei de tentar me adaptar ao sistema, e hoje em dia acho ótimo ter um sistema que se adapta a mim.
Já saí do dual-boot, mas mantenho o windows numa virtualbox para os raros dias em que preciso usar algum programa ou site que só funcionam nesse SO, mas isso praticamente não acontece mais, pois estou bastante acostumada aos programas linux já.
Quanto ao temido terminal, eu ainda não sei mexer bem nele, mas na verdade é pq não faço muita questão. O Ubuntu está cada vez mais se livrando da necessidade do terminal, e tudo o que preciso fazer, posso fazer pelo modo gráfico.
Só uso o terminal quando uso algum tutorial da internet, que geralmente não explica como fazer as coisas pela interface gráfica.

Creto

  • Visitante
Re: Iniciante - gostei do Gnu/LInux e do Ubuntu 11.04
« Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2011, 08:19 »
Olá amigo Báskara,

Bem vindo ao Fórum Ubuntu e ao GNU/Linux!

Depois, você falou em aprender? Vá aqui, na assinatura do amigo e "professor Platao" você irá encontrar o que precisa para ir se adaptando ao GNU/Linux Ubuntu.

Platao: http://ubuntuforum-br.org/index.php?action=profile;u=30060