Olá usuários do fórum e do Ubuntu!
Já fazem aproximadamente dois meses que fiz a instalação, em dual boot com o xp, do Ubuntu 11.04 em meu modesto computador (celeron 1.8 Ghz, 2 GB de RAM, placa de vídeo onboard Intel(R) 945G e 320 GB de Hd). Fazem, então, dois meses que descobri, na prática, o significado da liberdade de escolha na utilização de um SO. Descobri que o sistema operacional de meu PC poderia ser adaptado a minha condição (computador modesto). Descobri que não teria que me adaptar as “imposições” do sistema operacional (para rodar o seven, satisfatoriamente, provavelmente eu teria que comprar um computador mais “potente”). Tentei utilizar o windows vista e o seven (antes de conhecer o GNU/Linux é evidente!).
O windows vista foi para mim uma grande dor de cabeça e o seven rodava com um desempenho “pífio” e mostrou ser apenas “mais do mesmo” - boot lento, mensagens de erro, grande consumo de memória RAM, visual “engessado”, mais consumo de RAM pelo antivírus e etc. O resultado disso tudo é que voltei para o windows xp e o que me aguardava, entre outros problemas, era isso aqui: “o explorer encontrou um erro e será encerrado”, “seu computador pode estar em risco”, “problema durante a instalação do novo hardware. O novo hardware pode não funcionar corretamente” e por ai vai! não é fácil não!
Estava já algum tempo pesquisando sobre o Linux – que conheci quando comprei um PC com o ubuntu instalado mas na época não tinha acesso à internet e não entendia absolutamente nada de Linux e acabei formatando e instalando o windows xp (alguém pode falar: isso é um crime! eu sei! eu sei! hoje tenho plena consciência disso!). Resolvi então, a dois meses atrás, instalar o Ubuntu 11.04 em dual boot com o xp. Achei um excelente tutorial sobre montagem de partições e instalação manual no site ubuntued.info.
O maior problema que tive foi a falta de conexão com a internet. Havia cancelado o “belíssimo” serviço de conexão de internet a rádio “tão cara como banda larga e tão lenta como conexão discada” da pequena cidade que moro atualmente.
Mesmo sabendo que, para aproveitar todo o potencial do Linux, é necessário ter uma boa conexão de internet não desisti!
Após a instalação básica levei minha CPU para o meu local de trabalho – sou servidor público estadual – que possui uma conexão de internet razoável e instalei os codecs de audio e vídeo o APTonCD (ferramenta muito importante para mim), o audacity, Gnome subtitles entre outros programas. Para mim a instalação dos codecs e programas foi fácil, intuitiva e sem tropeços. Minto! Tive um problema sim! O firefox continua em inglês! Verificando no synaptic notei que o pacote firefox-locale-pt (portuguese language pack for Firefox) está instalado e mesmo assim o firefox continua em inglês. Mas isso é assunto para depois!
Com o Ubuntu 11.04 meu modesto computador “está sobrando”. Gostei muito da interface unity, (o kubuntu 11.04 também está muito bonito) e minha esposa gostou muito das possibilidades de personalização. O desempenho do PC está excelente e só lamento não ter conhecido antes o GNU/Linux e principalmente o Ubuntu. Sinceramente não volto mais para o windows e meu próximo PC provavelmente não estará em dual boot (pelo menos não com o windows – quero testar também o Fedora e o OpenSuse).
Percebo agora que Linux tem muitas qualidades e fico imaginado por que existe tanta resistência, por parte das pessoas, em adotar o Linux e sua filosofia. Não conheço ninguém, na minha atual cidade, que possua o windows original (xp ou seven). Entreguei um CD de instalação do Ubuntu 11.04 para alguns colegas (tentando mostrar a liberdade de escolha para outras pessoas) mas, não obtive resultados. Houve forte rejeição, mesmo com os argumentos que linux não fica travando, não pega vírus e malwares e etc.
Percebi que o windows seven é algum tipo de “semideus” no mundo dos sistemas operacionais. Notei também que essa percepção sobre o windows é resultado da falta de conhecimento e da “acomodação” da maioria das pessoas. No site rogercesar há um tópico sobre verdades e mitos sobre o GNU/Linux e existe a pergunta se os usuários do Linux são mais inteligentes que usuários windows. (
http://rogercesar.blogspot.com/2010/07/mitos-e-verdades-sobre-gnulinux.html). O pessoal do site preferiu agir de modo “politicamente correto”. Particularmente acho que usuários Linux possuem mais conhecimentos que usuários de windows.
Bastaria escolher, aleatoriamente, cem usuários de Linux e cem usuários de windows e aplicar testes de conhecimentos sobre software e hardware. Alguém dúvida em qual grupo obteríamos as melhores notas?
Estou escrevendo demais é melhor parar por aqui! De forma resumida pessoal estou tentando entender o compiz e o “temido” terminal e não me falta disposição para estudar e aprender, tenho muitas dúvidas (uma delas é como reduzir ainda mais a partição ocupada com o windows xp!) e espero que a comunidade ubuntu possa me ajudar nesse processo de aprendizado.
Saudações aos usuários de Linux Ubuntu!