Autor Tópico: Rodar TUDO no WinXP no Ubuntu  (Lida 8298 vezes)

Offline hithfain

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Rodar TUDO no WinXP no Ubuntu
« Online: 31 de Julho de 2006, 21:25 »
Oláá galera, vou começar a usar o Ubuntu, gostei muito da sua interface e tudo mais então to baixando, só que eu sou um gamemaniaco, passo das 24 horas que tem um dia, fico umas 10 horas no PC!
Então gostaria de saber se tem como e como faz para eu rodar TUDO que roda no meu windows (jogos: Battlefield 2, CS:Source, DoD:Source, Dungeon Siege II, AGEIII, Call Of Duty II, Knight Online, Mafia, The Sims 2 entre outros; e os meus aplicativos são: MSN, Torrent, Free Download Manager, CoralDRAW, Photoshop, Aurélio e muitooooos outros) no Ubuntu?!

Sera que tem algum tutorial detalhado e tudo mais?!

Valew galera! 8)

Offline gaijin

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Rodar TUDO no WinXP no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2006, 21:36 »
Olá! Bem-vindo à nossa querida comunidade. Vamos lá.

Você não é a primeira pessoa que vem com esta pergunta aqui. Sobre os jogos:

Na minha humilde opinião, se você é um gamer maníaco eu aconselho a você fazer dual-boot com o Windows. Não que seja impossível instalar estes jogos no GNU/Linux, mas te dará muito dor de cabeça e talvez não rodem perfeitamente.

Aplicativos:

MSN:
Se você usar o Ubuntu, tem o Gaim (multi-protocolo). Se usar o Kubuntu, tem o Kopete (idem). Ainda sim, você pode baixar programas que se assemelham mais ao MSN, como o aMSN e o Mercury.

Torrent: Azureus, Ktorrent, bittornado etc...

Free Download Manager:
têm uns gerenciadores bons de downloads mas como não uso nenhum, não posso te dizer agora.

CorealDRAW:
Talvez a melhor alternativa seja o Inkscape. Ele não têm certos efeitos que você encontra no CorelDRAW, ele é mais simplificado, mas se você souber trabalhar nele, dá para fazer maravilhas.

Photoshop: Gimp.

Aurélio: Talvez seja melhor você "emular" ele. Ou seja, rodar com um aplicativo que se chama Wine, ele torna possível instalar programas de Windows no GNU/Linux.

muitoooooos outros:
É só pesquisar e, se não encontrar, perguntar aqui no fórum.
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline LedStyle

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
« Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2006, 15:35 »
Nossa cara...

Olha, não me leva a mal não, por favor. O pessoal aqui ja sabe que eu so rato velho do forum e já vi de tudo poraqui e vou te falar: Com essa sua mentalidade, eu te recomendo ficar no Windows mesmo hehe.

Não é zueira não. Só to te falando que se você tentar rodar tudo isso no Linux você vai ficar bravo pq não vai conseguir e vai acabar querendo culpar o sistema operacional, sendo que ele não tem culpa de nada. É o mesmo que você querer encaixar um cartucho de nintendo 64 no drive de cd do seu playstation.

Temos soluções que facilitam a vida dos Linux Users que querem usar aplicativos do Windows. O Crossover Office, por exemplo, roda o Office da Microsoft perfeitamente, além de alguns programas como Photoshop 7. Já o Cedega roda Counter Strike e vários outros jogos, principalmente os da Blizzard. Vários jogos temos nativos como Doom, Quake, Neverwinter e alguns outros. Com o wine bem configurado o pessoal roda Internet Explorer e vários programas do Windows.

Agora por exemplo: Nunca consegui rodar Corel Draw 10 nem nenhum superior no Linux. O pessoal da Corel até tinha tentado o Corel Linux que era o primeiro passo pra eles começarem a enchergar novos horizontes no mundo livre, mas parece que a Microsoft comprou o projeto e matou, dai acabou a festa hehe. Illustrator acho que o 9 só que já conseguiram rodar e no crossover office.

Linux é outro mundo, outros softwares, outra filosofia. Se vc quer usar Linux e os programas do Windows fica complicado. Assim como se você quiser usar Windows e os programas do Linux sacou?

Grande abraço!

Offline gaijin

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Katsujinken
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2006, 17:52 »
É por isso que eu citei apenas alternativas aos programas de Windows, se você só vive se puder usar os programas nativos de Windows, então nem recomendo usar GNU/Linux. Com excessão de alguns programas que não têm outra solução a não ser emular.

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline mrbin

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • somnium
« Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2006, 17:57 »
passo das 24 horas que tem um dia, fico umas 10 horas no PC!

Meu, isso vai te fazer mal.

Vai ler um livro, jogar bola, caminhar, sei lá... sai dessa vida!
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline Yarwinish

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2006, 18:26 »
O Linux não existe para substituir o Windows. São 2 sistemas completamente diferentes. São opções. Só ainda tenho o Windows na minha máquina para jogar mesmo. Todo o resto (p2p, mensagem instantânea, gravação de mídias, reprodução de aúdio e vídeo, navegação, etc) faço no Linux utilizando os programas do Linux. Prefiro muito mais um Gaim do que um MSN, um k3b do que um nero e assim por diante.

flaviofifa

• Visitante
« Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2006, 19:13 »

Meu, isso vai te fazer mal.

Vai ler um livro, jogar bola, caminhar, sei lá... sai dessa vida!

Boaaaaaaaaa!!!!!!!!  ;D

Offline ares

• Usuário Ubuntu
  • *
  • V.F.D.
    • Ver perfil
    • GOOGLE
« Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2006, 20:09 »
kra, estou no mesmo dilema que voce, mas agora que comessou as aulas e eu to ferrado na facul num vo jogar mesmo...

linux é bom, a priori o ubuntu é mais lento que o windows (não me batam, to falando de um windows otimizado sem boiolices como o que tinha comparado com o ubuntu normal), mas depois de umas fuçadas, de disativar alguns recursos inuteis e recompilar os programas mais usados e kernel fico fantastico o meu...

basicamente ele é bom de programas na medida do possivel, gaim, firefox, azureus, amule... usava no windows e continuei usando no linux...

porque falei isso???    simples, é interessante saber usar o linux, principalmente porque é gratuito e maquinas de estabelescimentos comerciais realmente não podem usar coisas piratas (na verdade em casa não poderia piratear o windows, mas num vem ao caso), se voce não vai passar o dia inteiro instalando jogos e jogando, linux é perfeito. MAS to a dias brigando com Carmageddon e desisti, Red Alert vai dar trampo tambem, mas esse eu ja vi rodando e quero fazer rodar...     e cada jogo é um problema diferente para instalar e muita enchesao de saco em foruns...
alem do mais, a melhor tecnica para rodar os jogos no linux é com o Cedega, que achei péssimo, é pago e achar alternativa gratis é deveras complexo...          linux = legalidade, num adianta insistir...

conclusão: DUAL boot ou fica no XP mesmo que é bem bão...
O Google é meu pastor e nada me faltarás.

Offline hithfain

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2006, 20:38 »
Aaaaaaaaaaahh, eu não falei que eu fico 10 horas cronometradas do PC, mais é que eu não tenho nada pra fazer eu fico no PC, eu leio (li o Código da Vinci que é alucinante), vou ao cinema (sempre que tem filme bom), jogo bola com o pessoal do prédio, vo pra escola, pego mulher, durmo, tomo banho e tudo mais... mais chega uma hora que o estoque de coisas a fazer acabou e eu vo pro PC
Mais isso não vem ao caso!

Tá legal,
Se eu usar o Wine ele vai emular os aplicativos com o WinXP certo?! Então, não funcionaria se eu querer emular um jogo?!
Programa tudo bem, eu tento utilizar programas alternativos ou emular mesmo!

Mais como funciona melhor esse Wine, ele abre o "atalho" que está no WinXP e roda no Linux? Ou ele carrega o "engine" e tudo mais? Se eu quizer instalar um programa no WinXP pelo Linux usando o Wine não dá?!

Offline gaijin

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Katsujinken
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 03 de Agosto de 2006, 13:32 »
eu leio (li o Código da Vinci que é alucinante), vou ao cinema (sempre que tem filme bom), jogo bola com o pessoal do prédio, vo pra escola, pego mulher, durmo, tomo banho e tudo mais...

Isso foi alguma necessidade de auto-afirmação? Não estamos interessados nesses detalhes.  ;)

Brincadeiras a parte.

Tá legal,
Se eu usar o Wine ele vai emular os aplicativos com o WinXP certo?! Então, não funcionaria se eu querer emular um jogo?!
Programa tudo bem, eu tento utilizar programas alternativos ou emular mesmo!

Mais como funciona melhor esse Wine, ele abre o "atalho" que está no WinXP e roda no Linux? Ou ele carrega o "engine" e tudo mais? Se eu quizer instalar um programa no WinXP pelo Linux usando o Wine não dá?!

Tipo, quando você tiver o Wine instalado, você tem que ter o arquivo de instalação do programa desejado. Exemplo: CorelDraw. Aí, dentro de uma pasta chamada ".wine" dentro da sua home, irá ser criado uma raíz de diretórios semelhante à do Windows, e o programa vai ficar instalado lá. Aí você procura onde está o executável do programa e roda ele com o Wine (o mesmo comando que você usou para instalar).

Offline LedStyle

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
« Resposta #10 Online: 04 de Agosto de 2006, 07:53 »

Cara, o Wine é diferente de tudo que você ja viu. Pra começar ele nem é um emulador. Ele só simula as APIs do Windows pra tentar enganar o programa, não tem uma bios nele original do windows, até as dlls que vem nele são genéricas.
Tem gente que configura o wine bem e coloca as dlls do windows dentro dele, mas isso seria ilegal do mesmo jeito que usar um Windows pirata, começa daí. Outro detalhe é que o wine roda softwares simples, nada muito complexo. O Wine puro e seco não roda jogos 3D assim de cara. Acho que da pra contar nos dedos os programas complexos que o Wine roda de primeira.

O cedega é o wine modificado pra jogos, a melhor opção pra você. Dai ele roda vários jogos mas não todos como vc deseja. Age of Mythology por exemplo nunca consegui rodar nele. Outro que não entrou foi o Silkroad online (até instalou mas não abriu após atualização, vou testar melhor depois) e o próprio Counter Strike tem problemas pois ele não reconhece o Cheating Death e porisso fica difícil jogar na internet.

Se você quer instalar Linux pensando em rodar todos os spftwares do Windows no Linux já nem instala cara, você vai se decepcionar. Como eu disse é o mesmo que querer enfiar um cartucho de nintendo 64 dentro de um drive de cd do playstation. Pode até encaixar mas não vai rodar nunca. Linux é bom pra quem vai usar os programas oferecidos por ele que são outros bem diferentes (e em alguns casos iguais como firefox, gimp, etc que tem versões pra windows tbm). Pra uma solução ou outra agente acaba usando wine, cedega, crossover office ou até vmware.

[]s

Offline Polaco

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 04 de Agosto de 2006, 09:23 »
Esse cara tem tudo o que eu  (e muita gente) gostaria de ter nesse momento:

Tempo livre!

Com todo esse tempo, uma conexão de banda-larga e vontade de aprender, você vai no longe no "mundo livre", não desista!

Instale o WINE, o Cedega e o Crossover e vasculhe fórums e o Google atrás de informações para rodar o seu jogo e/ou aplicação preferida! em nem todos os casos você vai ter sucesso, como a galera daqui já disse, mas em boa parte sim, e seus conhecimentos sobre o sistema Linux, e até mesmo sobre o como funciona o Janelas, vão aumentar consideravelmente! :)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Derme

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 12 de Outubro de 2006, 22:57 »
Esse cara tem tudo o que eu  (e muita gente) gostaria de ter nesse momento:

Tempo livre!

Com todo esse tempo, uma conexão de banda-larga e vontade de aprender, você vai no longe no "mundo livre", não desista!

Instale o WINE, o Cedega e o Crossover e vasculhe fórums e o Google atrás de informações para rodar o seu jogo e/ou aplicação preferida! em nem todos os casos você vai ter sucesso, como a galera daqui já disse, mas em boa parte sim, e seus conhecimentos sobre o sistema Linux, e até mesmo sobre o como funciona o Janelas, vão aumentar consideravelmente! :)
Imagine eu meu amigo que naum tenho tempo livre, minha conexão é discada e sou totalemente aficcionado pelo Linux, em especial o Ubuntu. Meu pc só é dualboot pq meu irmão naum vive sem jogos como Gunbound e Vampiro a máscara. Vontade de tirar Windows na minha vida naum falta!  :) :) :)
RPGista PErnambucano - http://www.rpgpe.com

Offline uplink

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 13 de Outubro de 2006, 22:39 »
eu passo mais tempo do que isso as vezes... mas não jogo (acho perda de tempo ficar só jogando).
mas as vezes tiro uns tempos para assistir uns seriados de tv (sim! abaixo pela internet e rodo pelo computador =P)
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !