Autor Tópico: Aceder pelo Ubuntu a partilhar Windows 7 - Permissões  (Lida 2050 vezes)

Offline ricardopinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Aceder pelo Ubuntu a partilhar Windows 7 - Permissões
« Online: 04 de Novembro de 2011, 14:13 »
Olá a todos,

Tenho estado a pesquisar no forum de forma a encontrar algumas informações sobre a partilha de pastas entre o windows e o ubuntu, mas ainda não consegui resolver o problema, por isso estou abrindo este tópico para tentar obter uma ajuda.

A minha situação é a seguinte:
Tenho duas máquinas uma com o Windows 7 Pro e outra com o Ubuntu. O meu objectivo é aceder e escrever pelo Ubuntu a uma pasta partilhada no Windows 7.

Instalei o Samba e consigo aceder à pasta através smb://192.168.0.154/share/. O problema é que necessito de fazer uma "montagem" dessa partilha no ubuntu. Para isso faço o comando sudo mount.

Faço a montagem direitinho só que não consigo escrever nessa montagem. A única forma que consigo fazer é fazendo sudo nautilus e aí consigo.

No entanto não quero fazer dessa maneira porque quero utilizar o user com permissões limitadas.

Já tentei dar permissões totais à pasta no Windows mas quando tento fazer o mesmo no Ubuntu dá-me erro de permissões. Sinceramente não entendo que se esteja a passar. Será que tenho de alterar alguma coisa no sudoers?

Já tentei também pelo ftabs mas sem sucesso.

Obrigado pela atenção,

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Aceder pelo Ubuntu a partilhar Windows 7 - Permissões
« Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2011, 16:30 »
Você tem que usar a opção "-o rw,umask=000" pra que a pasta fique disponível pra escrita pra seu usuário. Pode ser que outras opções sejam necessárias também, de acordo com o que vc queira fazer.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ricardopinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Aceder pelo Ubuntu a partilhar Windows 7 - Permissões
« Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2011, 08:29 »
Olá zekkerj,

Obrigado pela dica e ajuda. Penso que tenha resolvido o problema. Para isso apenas fiz a "montagem" provisória sem alterar nada no ftabs.

Primeiro descobri o id do utilizador normal com o comando:
id user

Resultou o id=1000

Com esse id fiz a "montagem" com o comando:

sudo smbmount //192.168.0.2/data/ /home/localuser/share/ -o username=UtilizadorDoWindows,umask=000,uid=1000

De seguida ele pede a password do utilizador do Windows.

Agora entro na pasta share2 e consigo criar/alterar/apagar ficheiros.

Bem o próximo passo é fazer com que a "montagem" seja automática.

Obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Aceder pelo Ubuntu a partilhar Windows 7 - Permissões
« Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2011, 12:41 »
Vc vai transformar esse comando em uma linha do fstab, mais ou menos assim:

Código: [Selecionar]
//192.168.0.2/data/ /home/localuser/share/ cifs noauto,users,credentials=/home/localuser/credentials.txt,umask=000,uid=1000 0 0
Note que eu adicionei três opções: noauto (não montar automaticamente no boot), users (usuários podem montar e desmontar a partição) e "credentials=/home/localuser/credentials.txt" (definir um arquivo com as credenciais do usuário Windows). Esse arquivo vai dispensar que você forneça a senha do usuário windows a cada montagem. O formato dele é assim:

Código: [Selecionar]
USERNAME=utilizadorWindows
PASSWORD=senhaWindows
DOMAIN=
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D