Uma bela apresentação teória, mas na prática o que é se espera ver nessa secção ? Cada um dos projectos que menciona no forum já tem os seus proprios recursos e mapa de desenvolvimento, qual eria a utilidade de discutir eles aqui ?
Concordo inteiramente com o Lamego. Infelizmente, essa proposta está vindo de pessoas que não entendem e não querem entender o que é o software livre. Por exemplo, desde quando o usuário do Linux é um "cliente"? Ele só passa a ser "cliente" quando ele adquire a caixinha de alguma distro na loja ou paga por suporte, por exemplo. E mesmo assim ele só é cliente da empresa da qual ele comprou a caixinha ou contratou o suporte, nunca da comunidade em geral.
Se a sala for voltada a pessoas que queiram elas mesmas desenvolver novos projetos, estou inteiramente de acordo. Isso não é nem um absurdo, como muitos daqui pensam, até no Kurumin existia algo nesse sentido, e saíram muitos projetos de lá. Mas se for algo para apenas "discutir" os projetos da Canonical, não vai ter nenhuma utilidade.
boi,
É no mínimo arrogante de sua parte atribuir ignorância a outras pessoas quando você mesmo não parece ter compreendido a razão desta idéia. Certamente, não tenho a pretensão de conhecer tanto o Linux quanto você, mas não acredito que você me conheça tão bem para estar autorizado a dizer que não entendo nem quero entender o que é software livre. Recolha suas armas, por favor, que eu não costumo participar de discussões deste nível!
A idéia do Ubuntu Projetos nada tem a ver com a discussão do "vamos abolir o terminal". Não traga aquele debate para cá, pois a idéia do Ubuntu Projetos tem a ver com sementes muito diferentes. Uma delas, inclusive, foi o tópico Projeto Detonado, do
gaijim. Trata-se tão-somente de discutir quais aperfeiçoamentos poderiam ser adotados para que o Ubuntu se torne uma distribuição mais amigável e, se possível, passar das discussões para o trabalho.
Dou um exemplo:
O nosso colega
Lamego não se cansa de alertar os usuários sobre os perigos concernentes ao emprego do Automatix. Apesar disso e da recomendação de se usar o EasyUbuntu, uma boa parte dos usuários insiste em utilizar o Automatix e não pouco deles acaba sofrendo algum dano grave em seu sistema. O que fazer?
Alguns diriam que os problemas gerados pelo Automatix poderiam ser minorados se o programa fosse melhor documentado. Se esta fosse a solução, produzir uma nova documentação ou FAQ para os usuários brasileiros do do Automatix poderia ser um primeiro projeto. Os interessados se apresentariam e teríamos um projeto apto a melhorar a vida da nossa comunidade.
Projeto que, evidentemente, teria "sede" em outro espaço virtual.Mas, caso alguém defendesse a idéia de que o Automatix poderia ser aprimorado para tornar-se um
script mais seguro, então este Automatix seguro poderia ser outro projeto. Quem fosse capaz de desenvolvê-lo se apresentaria e - juntando esforços - nós poderíamos levar a coisa adiante.
Outro poderia dizer que desenvolvendo uma versão mais incrementada do EasyUbuntu nós poderíamos afastar os usuários do Automatix e, assim, evitar também deste modo, aqueles mesmo problemas de segurança. Seria outro projeto.
Enfim, o que desejamos é ter uma seção onde possamos discutir possíveis aprimoramentos do sistema e - juntando os esforços de pessoas capazes de fazer algo pelo Ubuntu e sua comunidade - oferecer alguma contribuição efetiva por parte da comunidade brasileira de usuários do Ubuntu em prol do desenvolvimento de nossa distro favorita. Como este fórum é o ponto de encontro mais importante dos usuários do Ubuntu no Brasil, aqui seria também o local mais adequado para reunirmos as pessoas interessadas em contribuir de algum modo para o desenvolvimento da distro.
Não se trata, portanto, de fazer do Ubuntu Projetos a trincheira de um só dos pontos de vista expostos naquele tópido sobre a abolião do terminal. Se você, boi, quiser contribuir com documentação para tornar mais intuitivo o uso do terminal, este poderia ser um projeto. Gente interessada em contribuir com seus próprios textos poderiam reunir-se a você e em breve teríamos uma bela contribuição ao Wiki do Ubuntu no Brasil ou, até mesmo, um novo Guia Não-oficial, "genuinamente nacional", e não uma simples tradução.
No fundo, como bem lembrou o
arsolto, o que desejamos é algo nos moldes do tópico apresentado pelo Lamego. Ele perguntou aos usuários quais seriam as interfaces gráficas que faziam falta no Ubuntu. Muitos apresentaram idéias e outros até mesmo se propuseram a contribuir de alguma forma para criar os aplicativos propostos. É exatamente isto o que queremos: fazer frutificar esta vontade de colaborar.