Poxa pessoal, eu agradeço muito os conselhos de todos. Agora não acho que se trata de paranóia. Como eu disse é apenas mais um aspecto a ser debatido sobre o Linux, que considero válido, enriquecedor e interessante. Não pretendo ser um usuário fanático pelo Linux e nem um paranóico do Windows. Quero usar o que de melhor que o Linux tem para oferecer, e concordo que ele é um grande professor. Mas não quero usar só o melhor do Linux, quero usar o melhor da internet e da informática. Existem muitos programas interessantes e bons e que talvez venham a ser integrados aos repositórios oficiais, mas acho que os repositórios não oficiais são uma oficina de criação de novos softwares, que permite programadores iniciantes lançarem seus trabalhos; e acho que eles devem ser valorizados. Seria impossível pensar em usar um computador sem baixar torrents, e os torrents podem carregar vírus. Sobre as críticas ao Wine eu discordo frontalmente. Acho que foi uma iniciativa fantástica, que trouxe muitos usuários para o Linux. Afinal, queremos ser sempre só meia dúzia, ou queremos ser milhares? O Wine facilita a transição para o Linux, e já é um software reconhecido. Seus programadores não são agentes da Microsoft. Criticá-los é desvalorizar o trabalho deles. Sendo que é fato que existem bons softwares para Windows, que talvez não tenham tempo ou recursos suficientes para criar versões para o Linux. São muitos fatores que precisam ser considerados. Respeito a posição de todos que acreditam completamente na segurança do Linux, mas o objetivo desse tópico é ir um pouco além disso. Sem paranóias, mas com cooperação e troca de conhecimentos, que são princípios do Linux. Inclusive se existe uma Seção do Fórum chamada Internet, Redes e
Segurança, é porque segurança é uma assunto a ser debatido. Toda vez que alguém propõe debater sobre o tema, surgem os mesmos comentários, isso limita muito o debate. Vamos ir além! Informações e conhecimento sobre o Linux nunca são demais, o debate que estou propondo no tópico é justamente para lermos e estudarmos mais sobre o aspecto da segurança no Linux. Valeu galera!
ps: rjbgbo o wine não é um emulador e a própria sigla do nome diz isso (
Wine
Is
Not an
Emulator)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wine. É preciso conhecer antes de criticar