Autor Tópico: O que é software Livre? Não se pode lucrar com software Livre?  (Lida 5322 vezes)

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re: O que é software Livre? Não se pode lucrar com software Livre?
« Resposta #15 Online: 08 de Junho de 2012, 12:49 »
Virou briga de novo, até quando vai isso num Forum que é de Ubuntu, Linux etc.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: O que é software Livre? Não se pode lucrar com software Livre?
« Resposta #16 Online: 08 de Junho de 2012, 12:59 »
Segundo a Wikipédia: "Inicialmente, Torvalds lançou o Linux sob uma licença de software que proibia qualquer uso comercial. Isso foi mudado de imediato para a GNU General Public License. Essa licença permite a distribuição e mesmo a venda de versões possivelmente modificadas do Linux mas requer que todas as cópias sejam lançadas dentro da mesma licença e acompanhadas do código fonte."

Como eu disse, um contrato. Essa licença, na verdade, é um contrato, que não precisa ser escrito... O contrato não precisa ser formal. Quando uma pessoa compra uma passagem de avião, por exemplo, ela está celebrando um contrato de prestação de serviço.

Quanto ao Kernel Linux, acredito que a propriedade intelectual do Linus Torvalds seja um fato notório em todo o mundo. Provavelmente não é patenteado, porque uma patente é cara.

Vou explicar melhor: A Microsoft não pode fazer o que quiser sob a desculpa de que não existe proibição em Lei. Se isso fosse verdade, homem nunca praticou nenhum crime.

Não sabia que existiam contratos que não estão escritos, de tanto que ouço aquela velha máxima de "o que vale é o que tá escrito". Mas realmente, se parar pra pensar na Lei sempre haverá algo que não está escrito, nem por isso nos aproveitar para fazer coisas que sabemos que estão erradas. É aquele negócio, posso baixar um mp3 qualquer na net, pois a Lei não me diz que isso é pirataria já que eu posso dizer que alguém "compartilhou" comigo "seu" mp3 sem estar me vendendo (participando de lucros).

   [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Leandro (Física UFMG)

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: O que é software Livre? Não se pode lucrar com software Livre?
« Resposta #17 Online: 08 de Junho de 2012, 14:17 »
...Eu disse que a Microsoft deveria parar de vender o Ruwindows - ou seja, parar de desenvolver o software e de oferecer suporte para o produto....

Ola

Seria o mesmo então que desejar que as montadoras de veiculos deixassem de produzir automóveis, caminhões e tratores?

Ou a Syngenta em desenvolver sementes hibridas?

Ou os fabricantes de medicamentos deixarem de vender remédios?

Ou as Faculdades e Universidades do mundo todo pararem de oferecer cursos de formação acadêmica?

Até nos sistemas mais totalitários do mundo, os serviços e produtos têm um custo, bancado pelas respectivas populações.

Seria então o caso de gravar estes custos de desenvolvimento de software a toda uma população incluindo aqueles que não utilizam um computador?

A discussão pode ser boa e produtiva em outros fóruns da Internet, mas acredito que num forum de suporte como este aqui, isto não tem o menor fundamento.

[]'s

Eu pensei que o Café com Ubuntu era para falar de temas livres...

Já que você perguntou,

1) Sou a favor da abolição do automóvel particular na sociedade brasileira e das motocicletas, bem como das aeronaves experimentais (a maioria das aeronaves no espaço aéreo brasileiro são experimentais).

2) Ninguém sabe (ainda não foi comprovado cientificamente) se sementes híbridas possuem efeitos adversos na saúde humana e em outras formas de vida do planeta. Portanto, sou a favor da fiscalização do Estado... uma coisa é proibir, outra coisa é fiscalizar.

3) Sou a favor da medicina alternativa, sem o uso (desnecessário) dos medicamentos farmacológicos...

4) O Reuni foi (é) uma grande b... Sim, as Universidades devem parar de inventar novos cursos e oferecer apenas os cursos tradicionais.
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, 14:18 por Leandro (Física UFMG) »

redstormwind

  • Visitante
Re: O que é software Livre? Não se pode lucrar com software Livre?
« Resposta #18 Online: 08 de Junho de 2012, 16:50 »
Citar
Sou a favor da abolição do automóvel particular na sociedade brasileira e das motocicletas,
É pra rir ou pra chorar?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: O que é software Livre? Não se pode lucrar com software Livre?
« Resposta #19 Online: 08 de Junho de 2012, 19:57 »
Usuário Leandro (Física UFMG) banido.
Fica conturbando o ambiente do fórum com mensagens completamente fora do contexto.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline leo_topanga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: O que é software Livre? Não se pode lucrar com software Livre?
« Resposta #20 Online: 13 de Junho de 2012, 19:03 »
Usuário Leandro (Física UFMG) banido.
Fica conturbando o ambiente do fórum com mensagens completamente fora do contexto.

Eu utilizo pouco o forum, ou seja, tenho total noção da minha pouca relevância e capacidade de dicidir qualquer coisa por aqui.
Mas eu tenho uma dúvida sobre tudo isso, o usuário realmente foi banido por discordar da opinião da maioria num espaço destinado para debate chamado café com ubuntu??

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: O que é software Livre? Não se pode lucrar com software Livre?
« Resposta #21 Online: 13 de Junho de 2012, 19:12 »
Mas eu tenho uma dúvida sobre tudo isso, o usuário realmente foi banido por discordar da opinião da maioria num espaço destinado para debate chamado café com ubuntu??

Não. O usuario foi banido por:

1) Utilizar varias contas em varios perfis no forum.
2) Utilizar avatares com tamanho acima do permitido pelas regras do forum
3) Ofender usuarios e administradores nos debates
4) Utilizar palavras de baixo calão não permitido pelas regras do forum
5) Utilizar termos racistas e textos com conteúdo politico não permitdo pelas regras

Em resumo, o usuario não respeitou em nada as regras de convivêncvia do forum, as infringiu mais de uma vez e por estes motivos foi banido após votação realizada pela administração do forum em consonância a várias denuncias de usuarios contra o referido cidadão.

[]'s

Offline leo_topanga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: O que é software Livre? Não se pode lucrar com software Livre?
« Resposta #22 Online: 13 de Junho de 2012, 19:27 »
Mas eu tenho uma dúvida sobre tudo isso, o usuário realmente foi banido por discordar da opinião da maioria num espaço destinado para debate chamado café com ubuntu??

Não. O usuario foi banido por:

1) Utilizar varias contas em varios perfis no forum.
2) Utilizar avatares com tamanho acima do permitido pelas regras do forum
3) Ofender usuarios e administradores nos debates
4) Utilizar palavras de baixo calão não permitido pelas regras do forum
5) Utilizar termos racistas e textos com conteúdo politico não permitdo pelas regras

Em resumo, o usuario não respeitou em nada as regras de convivêncvia do forum, as infringiu mais de uma vez e por estes motivos foi banido após votação realizada pela administração do forum em consonância a várias denuncias de usuarios contra o referido cidadão.

[]'s

Entendi Tota,
O cara já tava causando a um tempo...

Valeu