Saudações,
Sou novo usuário do Linux e estou tentando me adaptar. Sei que é um SO muito bom e seguro, porém é muito complicado. Para se instalar um simples programa é necessário que o usuário tenha conhecimento das minúcias técnicas do programa que ira instalar, da compatibilidade das distros, da conversão de pacotes .deb em .rpm, etc. Isso é impraticável para o usuário comum eu ainda estou insistindo porque tenho graduação na área de informática e sou um entusiasta da filosofia do Software Livre.
Opa, tem alguém aqui tentando instalar programas no Ubuntu como se fosse o Windows... Vejo muito isso, quando instalo Ubuntu para alguém, a pessoa logo quer ir instalando programas do mesmo jeito que no Windows, procurando em sites, como baixaki, e quando acha, em .deb ou .rpm, vai clicando esperando que abra a janelinha do NNF (Next, Next, Finish). Mas no Ubuntu a coisa é diferente, é como esses celulares que estão vindo com Android, vc instala os todos programas pela Android Market, no caso do Ubuntu vc instala tudo pela Central de Programas. Simples assim. É tudo centralizado! Esquece esses negócios de .deb ou .rpm (a menos que vc esteja instalando algo muito especifico, nesse caso, procure por ppa personalizados, tem um monte pra tudo o que é gosto).
A receita é simples, importar do Windows o que ele tem de melhor, a (usabilidade) e manter o que o Linux tem de melhor (Gratuidade e Segurança).
Usabilidade no rWindows? Beleza, vamos dar uma olhada no menu de aplicativos dele. To procurando um programa, não lembro o nome, puts, bom, ele é da categoria de internet... caramba, que bagunça esse menu do rWindows, é tudo misturado, cada programa tem sua entrada... e esse monte de programa que não lembro de ter instalado, serve pra que? Opa, quase não vejo os sites no Internet Explorer, o que são todos essas toolbars? Não lembro de ter instalado elas... Ahh, elas vieram juntas com aquele outro programa que instalei, que não tem nada a ver com internet.
Bom, tá na hora de eu abrir aquele arquivo de texto, que meu amigo mandou em .odt, que é um padrão aberto e aceito até pela ISO. Espera, não tá querendo abrir... o M$ Office tá dizendo que tem um problema no meu arquivo... esse meu amigo viu, fica mandando esses arquivos estranhos... bom, deixa eu abrir esta apresentação de "Power Point" que me mandaram por email... ueh, esse Office só tem Word e Excel? como assim, tenho q pagar a versão completa?
Se uma pessoa, que nunca teve contato com windows, aprender a mexer em computadores com um Linux instalado, e depois, tentar mexer no Windows, ela não conseguirá, e achará que esse último sistema não tem usabilidade. Uma vez vi um vídeo sobre isso, se não me engano na ZDnet.
Agora em qualquer distro Linux, incluindo Ubuntu:
- O menu é organizado por categoria, cada programa tem seu canto certo
- Toolbar do Firefox ou Chromium é instalado somente se vc quiser, pela próprio navegador
- Vem com o LibreOffice, que abre .odt e outros arquivos de formato aberto, abre docx e doc (padrões da M$), e além disso vem com uma suíte completa
Uma questão a respeito da gratuidade: não existe software de graça! Alguém pagou isso por vc, seja grandes empresas, como Red Hat, Novell, Intel e tantas outras (elas podem doar dinheiro para certos grupos de desenvolvimento, ou desenvolvem software, ou ainda faz um intenso trabalho de marketing, entre outras possibilidades), seja usuários que gastaram tempo desenvolvendo, dando suporte, feedback, traduzindo, reportando bugs, entre outros, e até mesmo vc, que gastou seu tempo postando aqui no fórum (é uma pequena contribuição, mas é).
A comunidade Linux tem que ser mais humilde para admitir os acertos do Windows e incorporá-los nos projetos de nova distribuições. Hoje o Windows é estável, não trava e a cada versão torna-se mais seguro. Se o Linux não quiser ficar restrito apenas ao uso de servidores terá que rever os seus conceitos estratégicos e ideológicos o quanto antes.A distribuição Ubuntu tem tudo para unir os dois conceitos e avançar na conquista de novos segmentos.
Acertos do Windows? o maior acerto da empresa do tio Bill foi o domínio de todo mercado, por meio de OEM's. O maior acerto foi a conquista do monopólio, e como "só existe janelas", todas grandes empresas de software e hardware suportam Windows, e por consequência, qualquer coisa q vc plugar no janelas funciona, ou qualquer programa. Sempre foi ruim mexer no Windows, mas como era o único sistema vigente (viável) até pouco tempo atrás, ninguém nunca notou. Hoje em dia é até mais fácil mexer, e realmente, Windows 7 está mais estável em comparação com anteriores.
Seguro? Então por quê existem tantos antivírus e firewalls para o janelas? Segurança também depende muito da peça que fica entre a cadeira e o computador.
Mas concordo que há coisas que tem que mudar. Deixo pra outro post.