Autor Tópico: [Resolvido] Touchpad no Kubuntu 12.04  (Lida 6212 vezes)

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
[Resolvido] Touchpad no Kubuntu 12.04
« Online: 14 de Julho de 2012, 14:56 »
Olá a todos.

Instalei o Kubuntu 12.04 em um notebook Samsung RV415 BD-2. Tudo está funcionando normalmente e com desempenho satisfatório. Drivers de vídeo, som, touchpad, internet, etc.

Usando a ferramenta de configuração do touchpad nativa do kde, é possível configurar os multitoques para rolar as janelas horizontalmente e verticalmente (achei esse recurso muito útil e agradável).

Agora a dúvida: não existe uma maneira de usar o touchpad para dar zoom nas páginas? Pesquisei na Internet por gestures no touchpad, e encontrei um aplicativo chamado touchegg, e o instalei inclusive pelos repositórios, mas parece que ele possui um bug que o faz não funcionar nesta versão do ubuntu (kubuntu). Instalei também o utouch no kubuntu, também pelos repositórios, mas não vi nenhuma mudança no sistema.

Há algum aplicativo que eu possa usar para habilitar esses gestos do touchpad no Kubuntu?
« Última modificação: 22 de Julho de 2012, 18:50 por promurilo »

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Touchpad no Kubuntu 12.04
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2012, 22:07 »
Olá a todos.

Instalei o Kubuntu 12.04 em um notebook Samsung RV415 BD-2. Tudo está funcionando normalmente e com desempenho satisfatório. Drivers de vídeo, som, touchpad, internet, etc.

Usando a ferramenta de configuração do touchpad nativa do kde, é possível configurar os multitoques para rolar as janelas horizontalmente e verticalmente (achei esse recurso muito útil e agradável).

Agora a dúvida: não existe uma maneira de usar o touchpad para dar zoom nas páginas? Pesquisei na Internet por gestures no touchpad, e encontrei um aplicativo chamado touchegg, e o instalei inclusive pelos repositórios, mas parece que ele possui um bug que o faz não funcionar nesta versão do ubuntu (kubuntu). Instalei também o utouch no kubuntu, também pelos repositórios, mas não vi nenhuma mudança no sistema.

Há algum aplicativo que eu possa usar para habilitar esses gestos do touchpad no Kubuntu?

Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente, clique aqui.


Texto editado por ferir a regra IQue meu Único Senhor e Salvador do meu Corpo, Alma e Espírito, Jesus Cristo continue lhe abençoando, amém.

Espero que supra a sua necessidade a resposta desse tópico.

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "Resolvido" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

  Viva o Ubuntu !!!!!!!  


e vamos que vamos.
« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 07:46 por Tota »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Touchpad no Kubuntu 12.04
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2012, 22:26 »
Obrigado pela ajuda, EdvaldoCruz.

Na página que você indicou, visitei o tópico sobre o touchpad, mas ele não resolve o meu problema, porque o meu já funciona perfeitamente. Inclusive, nas configurações do Synaptic, habilitei a função para rolagem vertical e horizontal das páginas.

O meu problema não está em funcionar ou não, pois já funciona. O que eu quero é estender as funcionalidades.

Em alguns sistemas, por exemplo, é possível usar "gestos" no touchpad para executar certas tarefas, como por exemplo, girar os dedos para rotacionar objetos, ou então executar com os dedos no touchpad um movimento de "pinça" para dar zoom nas páginas.

Se eu conseguisse habilitar essas funcionalidades no kubuntu seria muito útil. Como escrevi anteriormente, instalei alguns softwares do repositório, mas eles não funcionaram.

Grato pela atenção.

Offline MadOrL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 146
  • Vc Sabia que Amanha hoje vira Ontem?
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Touchpad no Kubuntu 12.04
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2012, 23:14 »
Acredito que isso dependa do hardware.... se ele suporta ou não essa função.

O meu touchpad só funciona a parta da barra lateral, a inferior não funciona. Nem a rolagem com dois dedos. Já no computador do meu amigo, mesmo com o ubuntu a rolagem com dois dedos funcionou tranquilo.
Kubuntu 15.04, amd64 e sempre atualizando
http://twitter.com/madorlando

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Touchpad no Kubuntu 12.04
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2012, 17:35 »
Não creio que o problema seja de hardware, não. O problema é de software. Esse notebook veio com softwares (para o Windows) com suporte a vários tipos de gestos e ações de touchpad. E isso funciona sem problemas no Windows 7 que veio pré-instalado.

Depois de pesquisar bastante, percebi que não há, realmente, uma solução para este problema, pelo menos por enquanto. Para as versões anteriores do Ubuntu e Kubuntu (antes da 12.04) o software touchegg funciona normalmente (conforme indicado no site). O problema é com a versão atual do Ubuntu/Kubuntu. Pelo que entendi, a equipe de desenvolvimento do touchegg está trabalhando em uma solução.

Vou marcar o tópico como resolvido. Caso surja uma solução definitiva, eu aviso aqui no fórum, explicando a solução.

Obrigado a todos.

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Touchpad no Kubuntu 12.04
« Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2012, 18:49 »
Olá, como escrevi anteriormente, estou voltando a este tópico porque fiz uma descoberta interessante.

Bem, encontrei a solução para dar o zoom nas páginas com o touchpad no Kubuntu. Descobri acidentalmente!

Basta usar o movimento de arrastar com os dois dedos (tanto na vertical como na horizontal), mas segurando a tecla Ctrl. Descobri isso quando estava utilizando o LibreOffice Draw para fazer um desenho. Testei em vários outros aplicativos: Dolphin, Acrobat Reader, Okular, Firefox...

Acho que sei a explicação disso: na verdade, usando dois toques simultâneos no touchpad, é como se você estivesse usando o botão do meio do mouse. E como o botão do meio mais a tecla Ctrl tem a função de zoom... Isso vai facilitar muito o meu trabalho!

Grato a todos novamente!