Terá algum fundamento este rumor? Ou será só desespero?
GNOME OS plans detailed: desktops and tablets and smartphones
http://www.engadget.com/2012/08/08/gnome-os-plans-detailed/
Sim tem fundamento, e quando estiver disponível serei beta-tester com muito orgulho
pois a partir disto, o projeto gnome tera uma plataforma base, e as outras distros terão que ver o que o projeto quer realmente
pois no Gnome OS, tudo que o projeto gnome quer que funcione, funcionará.
Uma coisa que já ocorreu na transição do kernel 2.4 para 2.6.
muitas melhorias criadas pelo gnome tinham foco no kernel 2.6 mas a maioria das distros tinham o kernel 2.4.
Ou seja nas distros com kernel 2.6 o gnome funcionava 100%
nas distros com o kernel 2.4 algumas coisas não funconavam como o magicdev,hal,d-bus etc...
Como sempre deixo claro é diferente você utilizar uma distro que tem foco ireto no gnome
e utilizar outra que tem foco em outro desktop <- o Ubuntu hoje está nesta categoria, o Unity e o Gnome
são coisas totalmente distintas, apesar de falarem que são a mesma coisa, não são
me desculpem os usuários os unity, mas o projeto gnome é uma coisa totalmente diferente
o unity pertence a Canonical, o gnome pertence ao projeto GNU, a base pode ser a mesma.
Mas a porpostas são diferentes, a Canonical pode implementar as idéias que quiser no unity (dar de graça ou cobrar se quiser), o mint pode fazer o mesmo.
O Gnome é diferente ele sempre vai ser livre dando a liberdade a quem quiser criar algo sobre a sua base, pode ter cometido seus erros, mas pode melhorar no futuro e se vocês não apoiarem a base que utilizam
terão problemas no futuro, o XFCE é maravilhoso o utilizei muito antes de se transformar em GTK, mas um dos motivos de todas as melhorias feitas no GTK vem dos pedidos de usuários do gnome, que é sempre o primeiro a testar a maioria das novidades da biblioteca, quase que simultaneamente.
Os erros estão aí para serem corrigidos, as melhorias só existirão se os erros existirem, e eu vou continuar usando o gnome, sempre, relatando bugs, ajudando quem precisa, e talvez no futuro dando risada de tudo que estou dizendo hoje :-)
como fiz a 7 anos atrás :-)
http://www.hardware.com.br/comunidade/adeus-gnome/213963/