Acho que trazer diversos ambientes gráficos instalados por padrão é um erro.
Cada distro deve escolher um e manter o foco nele, já vi alguns casos da distro X
trazer um KDE lindo e maravilhoso configurado com tudo que tem direito e outros ambientes sem nada.
Uma das poucas que ví que tem este cuidado é o Mageia, que traz pelo menos 3 ambientes gráficos 2 bem configurados
KDE,LXDE e 1 configurado mais ou menos que é o Enlightenment.
Voltando ao foco do tópico,eu passei por todas a mudanças feitas no gnome até hoje, seja na transição do enlightenment para o Sawfish, depois parao metacity e agora mutter, seja na mudança de gerenciador de arquivos quando foi trocado o GMC pelo Nautilus (BBB - Beatifull,Big and Bloated), o nautilus tinha tantos recursos quando foi doado ao projeto gnome e hoje ele nem se parece com o velho nautilus 1, que era navegador web,tinha terminal interno etc.. etc..
A cada recurso que é retirado do gnome sempre vem uma onda enorme de reclamações, mas com o tempo as pessoas acabam assimilando, pois se formos observar a filosofia do projeto GNOME e diferente de outros projetos.
Como diria o Wolverine "seja o melhor naquilo que faz" então existe um programa para cada função e talvez por isto o nautilus ficou sem muitas opções.
Outra "extensões" e "applets" são praticamente a mesma coisa, as diversas applets do Gnome 2 foram adicionadas com o tempo
mas na transição do gnome 1 para o 2, muitas delas ficaram no meio do caminho.
Algumas foram revividas com o tempo "é só ter alguém para criar ou portar para a nova versão"
Mas os usuários que realmente usam o gnome, sim os que continuam utilizando o projeto independente das opiniões contrárias
estes sempre estão vendo o que pode ser feito para melhorar seja criando extensões para uso próprio, ou ferramentas de configuração. para quem não tem a curiosidade de modificar algumas linhas de código.
Vamos lá.
Gnome 1.0 não tinha nada, era só um painel e uma interface gráfica para o MC (Midnight Commander)como gerenciador de arquivos.
Gnome 1.2 ximian, trouxe o painel superior, que posteriormente foi adicionado ao gnome 1.4.
Após a adição do painel superior o painel inferior se tronou algo inútil, muitas gente talvez nunca tenha percebido isto
mas por padrão o painel superior trazia varios applets que também existiam no inferior, aqui o nautilus entrou no lugar do GMC o que gerou muita discussão na época pois o nautilus era muito pesado.
Gnome 2.0 continuou utilizando o mesmo padrão do gnome 1.4, só foi portado para gtk2, e foram adicionados recursos do kernel 2.6, e outras melhorias como XFT, xrandr, composite,svg etc...
Como podem ver o projeto gnome sempre esteve a 1 passo a frente, suporte a svg só foi adicionado em outros projetos pelo menos 2 anos depois, muitas coisas que foram feitas para gnome foram reaproveitadas em todos WM utilizados hoje.
gnome 3.0 se observarem o gnome 3.0 só removeu o painel inferior que já era obsoleto desde o 1.4, isto se vocês leram tudo até aqui.
Alguém tem que ter peito, e fazer algo para mudar e nisto eu sempre dou meu braço a torcer ao projeto gnome, tudo que foi feito até hoje sempre esteve lá, óbvio que poucas pessoas já pararam lá na página do projeto e olharam o Roadmap do projeto.
Então é mais fácil falar e reclamar, mas a tendência é as pessoas acompanharem o projeto gnome, direta ou indiretamente
o que for feito lá vai influenciar no uso do seu computador que você queira ou não, e digo mais criar um fork tendo uma estrutura já prontinha é fácil.
Temos hoje muitos frankesteins que ninguém sabe do que são feitos, o unity usa a infraestrutura do gnome-shell para algumas coisas, já o unity 2d usa algo do qt, nunca tive vontade de aprender como funciona, mas como opinião cada um tem a sua
eu acho que o mais justo é, se você não gosta do gnome-shell "não o utilize" deixe ele para quem gosta.
Acho que se talvez a microsoft tivesse lançado uma interface tipo o gnome-shell aintes, hoje muita gente estaria reclamando
se o gnome ainda usasse o padrão Menu Iniciar.
Já pararam para pensar nisto?
O problema é o gnome-shell? ou a sua cabeça que não é aberta o suficiente para assimilar o novo?
Desculpem o jornal, mas é isto eu estou preparado para a mudança, e vocês estão?
Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii