O libreoffice precisa consolidar seu nome no mercado, penso que antes de mudar o layout é necessário avaliar com cuidado o quanto se perderia do legado acumulado pelo openoffice.
Ainda é fácil encontrar bons manuais da versão 2.0 e as mudanças são poucas, logo, o manual ainda é útil. Uma mudança agora desprezaria esse legado e dificultaria a consolidação da suíte no mercado.
O time de desenvolvimento fez escolhas interessantes, traduzir os comentários do alemão para o inglês, limpar o código fonte com a remoção de códigos obsoletos, lançar uma atualização a aproximadamente cada mês, valorizar as contribuições dos desenvolvedores, criar manuais, buscar maior desempenho e compatibilidade com formatos fechados...
Não tenho dúvidas que mais cedo ou mais tarde grandes mudanças no layout virão, as pequenas já estão acontecendo. Aguardemos!
Concordo. Só que acho que muitas empresas e governos não adotam o Libre/OpenOffice justamente por causa do layout que lembra o Microsoft Office 2003 e consequentemente vem à cabeça a ideia de ultrapassado.
Muitos governos e orgãos relacionados não adotam o LibreOffice por causa de
lobby da M$. Quanto vc acha q não vai para o bolso de um prefeito ou deputado quando um orgão público compra o pacote M$ Office? Em orgãos públicos layout é o de menos, o que interessa é o quanto que a instituição vai ganhar com isso (no caso de honestidade) ou o quanto o responsável do local vai embolsar (no caso de lobby e corrupção).