Olá pessoal,
Adorei este artigo, e também me senti apreensivo diante algumas previsões bastante realistas relativas ao Linux. Eis ele na integra:
Windows a Vista, Ubuntu a prazo
Por Kurt Kraut
27 de agosto de 2006
De acordo com recentes análises feitas pelo guru Open Source Eric Raymond, com os recorrentes atrasos do Windows Vista, criou-se uma janela de tempo onde o sistema operacional dominante no mercado pode mudar e todos os demais existentes podem ganhar ou perder fatias de usuários. Ainda segundo Raymond, essa janela se fechará em 2008 com a conclusão da migração do mercado da arquitetura 32-bits para 64-bits.
Os questionamentos levantados por ele são muito pertinentes. Já passou da hora do Linux deixar de estar recluso a alguns geeks e aventureiros e começar a conquistar o usuário leigo, que está pouco incomodado com questões filosóficas e de liberdade. Para ele é importante que o sistema funcione para as tarefas que ele quer, com os gadgets dele, com a webcam dele, o scanner que ele já tem e o mp3 player de preferência dele.
Se não conquistarmos essa fatia de usuário, que convenhamos é a maioria, o Linux não será muito diferente do que é: continuará no gueto. É essa preocupação com o usuário que usa o computador como ferramenta e não como finalidade que está faltando e nessa altura do campeonato, essa questão é mais importante do que questões de liberdade de software.
Com a chegada oficial do Windows Vista nas lojas e camelôs, a migração para o Linux e para o Ubuntu derá mais penosa pois perderemos muito terreno:
# Deixaremos de ser a novidade, pois a novidade será o Windows Vista.
# Deixaremos os detentores da segurança, pois o Windows Vista irá melhorar sua segurança.
# Deixaremos de ser o mais bonitinho, pois o Windows Vista terá eye candy.
E a lista prossegue. O raciocínio do usuário de computador comum será bem lógico: ‘Por que romper com todos os softwares que tenho, toda a minha compatibilidade, minha webcam, meu scanner em troca de um sistema operacional Linux ? Se é para mudar, mudo para o Vista.‘ E vai ser difícil convencê-lo do contrário. Questões de liberdade ? Aqui se preza mais a liberdade de copiar um CD do Windows do que ter acesso ao código fonte.
Eu sei, eu sei. Windows Vista é um monstro no quesito consumo de hardware e poucos computadores domésticos atuais poderão recebê-lo. Mas isso é uma doce ilusão. O mercado de computadores está extremamente aquecido. Em 2006, pela primeira vez a venda de computadores ‘de marca’ superou a venda de computadores ‘montados’ e as pessoas irão sim fazer upgrade. O que antes eram apenas os jogos 3D puxando para cima as especificações de hardware, agora o sistema operacional majoritário irá também induzir a aquisição de máquinas mais potentes.
Enfim, mesmo que você não concorde com essas análises minhas e do Raymond, o que é inegável é que o Windows é o sistema majoritário no mundo e no Brasil e mesmo antes do lançamento do Vista o Império de Redmond está na nossa frente. Como o primeiro bug registrado do Ubuntu é o fato da Microsoft deter o monopólio do mercado, temos que aqui no Brasil planejar bem nossas ações de correção deste bug.
Então, por uma questão de planejamento, desenterro um termo cunhado pelo nosso ex-presidente Juscelino Kubitschek, o ‘Plano de Metas‘. Como o Ubuntu lança versões semestralmente, nossa comunidade se renova semestralmente também. O que proponho é um Plano de Metas para cada lançamento. Tarefas a serem cumpridas, metas a serem atingidas até o dia do lançamento de uma dada versão.
Seriam em maioria grandes metas, metas genéricas, conquistas em geral. Mas não estão excluídas as pequenas metas, a conclusão de pequenos projetos. Alguns exemplos ? Vejamos:
Metas para o Edgy:
- Realização da Festa de lançamento do Edgy em todo o país (assim como no Dapper).
- Resguadar toda a documentação do Dapper enquanto durar o LTS (~ 3 anos).
- Atualizar toda a documentação para o Edgy, exceto as cópias da documentação do Dapper. resguardadas.
- Campanhas de conscientização quanto ao uso dos CDs do ShipIt.
- Anúncio a imprensa especializada brasileira sobre o lançamento do Edgy.
Metas para a versão posterior ao Edgy (Edgy+1):
- Realização da Festa Edgy+1.
- Massificação das camisetas do Ubuntu Brasil, seja por vendas, seja por ‘Faça você mesmo’.
- Projeto AgenciaDeNoticas em pleno funcionamento.
- Atualizar toda a documentação para o Edgy+1, exceto as cópias da documentação do Dapper resguardadas.
- Material comparativo entre Ubuntu Edgy+1 e Windows Vista, com inspiração no
www.whylinuxisbetter.netMetas para a versão posterior ao Edgy+1 (Edgy+2):
- Encontro Nacional do Ubuntu Brasil
E a lista segue. Esses itens foram levantados em reuniões informais com o pessoal do Time de Documentação. Alguns itens poderiam sair assim como muitos outros poderiam ser incluídos. O que gostaria de frisar é que quem faz essa lista somos todos nós da comunidade Ubuntu Brasil. O que apenas faço aqui é tentar estimular esse nosso hábito de planejamento pois, com o Windows a Vista, temos que pensar no Ubuntu a prazo.
Você tem alguma idéia ? Alguma sugestão ? Os comentários desses post estão a sua disposição. Vamos pensar junto no nosso plano de ação do Ubuntu no Brasil !
Conto com vocês,
Kurt Kraut
fonte:
http://www.amauta.inf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2873&Itemid=29