Autor Tópico: [AJUDA!] Istalar Ubuntu no Imac G5 (PowerPC)  (Lida 3475 vezes)

Offline coubel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
[AJUDA!] Istalar Ubuntu no Imac G5 (PowerPC)
« Online: 18 de Agosto de 2012, 21:46 »
Ola sou novo aqui, e gostaria de instalar o Ubuntu no Meu IMac G5 (PowerPC).

Os motivos dessa troca de Mac OS X , para Linux 'e porque a apple nao da mais assistencia ao PowerPC e tenho um computador que 'e quase uma carroca.

Minhas configuracoes:
IMac G5 20` , acredito ser de 32bit.
Processador : PowerPC 1.83GHz
Memoria Ram : 2Gb
HD : 320

Eu baxei o ubuntu Precise Pangolin 12.04 para PowerPC. Gostaria de fazer um Dual Boot com Mac os X / Ubuntu (para poder preservar alguns arquivos e alguns recursos do mac)

Eu escolhi o linux pois nunca o usei , e tenho interesse. E acredito que meu computador ficaria mais rapido.

Eu ja procurei bastante sobre como instalar porem nao tive sucesso :'(
Queria saber tambem se tem como instalar por USB, pois tenho um aqui de 2Gb 2.0.

Agradeco a Atencao e obrigada.



Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: [AJUDA!] Istalar Ubuntu no Imac G5 (PowerPC)
« Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2012, 22:19 »
Certa vez eu fiz uma instalação triboot, com Mac, Ubuntu e Windows XP. O procedimento é o seguinte:
1) Particionar o HD com o Disk Utility, pelo DVD do Mac. No Leopard é mais tranquilo, pois a instalação pode ser feita em tabela MBR. Já com o Snow o particionamento tem que ser obrigatoriamente em Guid;
2) Crie duas partições: uma, no formato Mac estendido (HFS+) e outra em EXT3 (o EXT4 não é suportado pelo Mac e se optar por esse sistema, a cada boot o sistema apresentará uma mensagem de erro ao montar a partição);
3) Rode o Ubuntu por live CD e instale na partição definida, tomando o cuidado de NÃO USAR SWAP e de instalar o grub na partição do ubuntu e não na raiz (/dev/sdb2);
4) Instale o Mac na partição definida e depois de concluída a instalação, baixe e instale o chameleon http://www.osx86.net/view/3087-chameleon-2.1svn-r2047.pkg.html , que é um gerenciador de boot suportado pelo Mac.

Se tudo der certo, no boot, aparecerão dois HDs para selecionar, sendo um com a descrição Mac e outro com Linux.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline coubel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: [AJUDA!] Istalar Ubuntu no Imac G5 (PowerPC)
« Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2012, 22:36 »
Eu uso o Leopard msm 10.5.8.
E tem um detalhe eu n tenho o CD de instalacao do leopard..  teria como eu fazer esse procedimento sem desistalar o mac?

E outra, o que 'e grup , SWAP e esses negocio que vc citou que eu n posso fazer.

E obrigada pela sua ajuda , obrigado msm.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2012, 22:38 por coubel »

Offline cabruca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: [AJUDA!] Istalar Ubuntu no Imac G5 (PowerPC)
« Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2012, 10:32 »
Instalei o Lubuntu 12.04 (achava que era LTS, mas descobri depois que não é) em um iBook G4 800 com 740 de RAM e 30 GB de HD. Tá funcionando direitinho. O Ubuntu 12.04 com unity num rodou direito. Como vc num vai ter mais suporte da apple, como era o meu caso, acho que não vale tentar o dual boot. Coloca o Ubuntu só. Veja se ele aguenta bem. Caso contrário, recomendo o Lubuntu.

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: [AJUDA!] Istalar Ubuntu no Imac G5 (PowerPC)
« Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2012, 14:05 »
só uma dica, tire o ajuda do título do tópico, ou ele irá para a quarentena, ok ?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: [AJUDA!] Istalar Ubuntu no Imac G5 (PowerPC)
« Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2012, 11:41 »
Usuario logou no forum após envio de mp solicitando troca do titulo

Citar
Nome:    coubel
Última visita:    Ontem às 12:51

Tópico trancado.

Se desejar, refaça seu topico dentro das regras do forum.

[]'s