Autor Tópico: VirtualBox 4.1 para SO 64 bits (Hospedeiro Ubuntu 12.04 64 bits)  (Lida 4156 vezes)

Offline cr4sh3r_777

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
    • ERP, Blog, Tutorial, Linux
VirtualBox 4.1 para SO 64 bits (Hospedeiro Ubuntu 12.04 64 bits)
« Online: 11 de Setembro de 2012, 23:30 »
Pessoal,

Estou passando por um problema estranho em meu notebook com o processador Intel Core 2 Duo e uso Ubuntu 12.04 64bits

uname -a:
Linux laptop 3.2.0-29-generic #46-Ubuntu SMP Fri Jul 27 17:03:23 UTC 2012 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux

O processador tem a seguintes características:
http://ark.intel.com/products/39311/Intel-Core2-Duo-Processor-T6500-(2M-Cache-2_10-GHz-800-MHz-FSB)


Meu problema é o seguinte, estou tentando instalar o Windows Server x64 (MSDN Academic) em uma VM no VirtuaBox 4.1 (Ubuntu 12.04 como Hospedeiro)
Mas no boot após a instalação do Sistema tenho como retorno uma mensagem informando que a arquitetura x64 não é suportada pela máquina.


Sendo que uso Ubuntu 12.04 64 bits.
Mas observei que o VirtualBox 4.1 em Configurações -> Sistema -> Aceleração (VT-X / AMD-V) não está habilitada em minha máquina.
Nas pesquisa que fiz encontrei na especificação do processador de meu notebook que o mesmo não tem suporte a VT-X ( Intel® Core™2 Duo Processor T6500 - http://ark.intel.com/products/39311/Intel-Core2-Duo-Processor-T6500-(2M-Cache-2_10-GHz-800-MHz-FSB) ).

Gostaria de saber se existe alguma forma de reverter esse problema, já que nesse caso é uma limitação de hardware (Se for realmente este o caso).

-----

Outra dúvida, como posso verificar se o VirtualBox que está instalado em meu notebook é 32 ou 64 bits?



Agradeço desde já a atenção,
Anderson Faro


Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: VirtualBox 4.1 para SO 64 bits (Hospedeiro Ubuntu 12.04 64 bits)
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2012, 23:45 »
Citar
Aceleração (VT-X / AMD-V) não está habilitada em minha máquina
Citar
não tem suporte a VT-X
Esse é seu principal problema, e que eu saiba não tem remedio.
De onde você instalou o Virtual Box?
de qualquer forma, desinstale o Virtual box instalado e instale esse aqui

Virtual box 64 Bits Ubuntu 12.04
Instale também o VirtualBox 4.1.22 Oracle VM VirtualBox Extension Pack

Se mesmo assim não conseguir é pelo primeiro problema apresentado e ai sem choro.
Só com outro processador.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: VirtualBox 4.1 para SO 64 bits (Hospedeiro Ubuntu 12.04 64 bits)
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2012, 23:55 »
Ola

Fiquei só com uma duvida.

Ao criar sua MV, voce escolheu em => versão

o Windows 2008(64 bit) certo?

Caso contrário não irá funcionar se escolheu apenas Windows2008 nesta caixa de seleção.

Outra dúvida, como posso verificar se o VirtualBox que está instalado em meu notebook é 32 ou 64 bits?

Baixou o Vbox da Oracle ou dos repositórios?

Se foi da Oracle voce mesmo escolheu a versão, se dos repositorios, seu Ubuntu 64bit instalou o Vbox 64 bit.



[]'s
« Última modificação: 11 de Setembro de 2012, 23:58 por Tota »

Offline cr4sh3r_777

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
    • ERP, Blog, Tutorial, Linux
Re: VirtualBox 4.1 para SO 64 bits (Hospedeiro Ubuntu 12.04 64 bits)
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2012, 21:51 »
Pessoal,

Realmente meu problema não pode ser resolvido.
O VT-X eh próprio para o gerenciamento de recurso via hardware, em vez de gerenciamento via software como acontece no caso do 32 bits.
Ou seja, terei que me conformar com virtualização de 32 bits em meu notebook.

Encontrei um material falando da tecnologia VT-X, e fiz o teste rodando uma máquina 64 bits em um hospedeiro 32 bits usando VT-X em outra máquina com suporte a VT-X/AMD-V e funcionou. O texto que encontrei sobre a tecnologia seque abaixo:

"    4.1 Definição da Tecnologia
A Intel VT-x (Intel Virtualization Technology for IA-32) é uma tecnologia que se propõe a diminuir a complexidade dos Monitores de Máquina Virtual (VMM), aumentar o desempenho de sistemas virtualizados baseados em software e permitir que sistema operacionais não modificados sejam executados, em máquinas virtuais, com desempenho igual ou superior ao alcançado pela paravirtulização, na qual os sistemas operacionais são modificados ou sofrem translações binárias para serem executados sobre um VMM.
A virtualização assistida por hardware, caso da Intel VT-x, muda a forma de acesso ao sistema operacional. Sistemas operacionais para a plataforma IA-32 são projetados para terem acesso direto aos recursos do sistema para executarem. Na virtualização por software, o VMM emula o hardware requerido pelo SO visitante. Na virtualização por hardware, o SO tem acesso direto aos recursos, sem emulação ou qualquer modificação no SO visitante.
As extensões de virtualização para os processadores oferecem novas instruções para controlar a virtualização. Vale lembrar que a arquitetura IA-32 fornece diferentes níveis de acesso a recursos, os chamados rings. O nível de maior privilégio é o ring 0 e, também, é esse o nível de privilégio que acessa diretamente o hardware do sistema [3].
Na arquitetura IA-32, o núcleo do sistema operacional espera ter acesso direto à CPU executando no nível 0. Com a virtualização por software isso não é possível, pois o VMM já está sendo executado no nível 0, sendo assim, o sistema operacional visitante deve ser executado no nível 1 ou nível 3. No entanto, algumas instruções só funcionam no nível 0, então uma possível solução é recompilar o sistema operacional visitante, para evitar essas instruções, essa é a chamada paravirtualização, que muitas vezes não é prática, pois o código do SO nem sempre está disponível. Para evitar esse problema, o VMM captura as instruções que podem vir a falhar na execução e emula a sua execução, o que resulta numa perda significativa de desempenho."

http://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2008_2/diogo/DefiniodaTecnologia%282%29.html#Topic20

Grato pela atenção,
Anderson Faro