Quando eu tentei instalar o Corretor Gramatical no meu Broffice me deparei com um monte de erros que sequer permitiam a instalação do software. Após realizar algumas pesquisas na net descobri as dependências que eu precisava instalar. A instalação a partir daí correu bem. Ao testar o corretor ortográfico ele retornava um erro de que não foi possível conectar-se ao corretor gramatical e o broffice fechou em seguida na minha cara sem a menor cerimônia
. Voltei a pesquisar na net e descobri que ele não funcionava adquadamente com distribuições baseadas em UTF-8, como o nosso querido Ubuntu. Então decidi fazer funcionar na unha.
Dependências:
sudo apt-get j2re1.4
sudo apt-get j2re1.4-mozilla-plugin
Instalar o CoGrOO:Baixe o CoGrOO:wget -c http://cogroo.incubadora.fapesp.br/portal/down/builds/cogroo_installer_linux_v1_1.binchmod +x cogroo_installer_linux_v1_1.binsudo ./cogroo_installer_linux_v1_1.binApós a instalação são necessários alguns ajustes finos:
Ao iniciar o CoGrOO procura pelo code page pt_BR.ISO-8859-1 e como Ubuntu trabalha com o pt_BR.UTF8 isso provoca um erro semelhante a esse:
sudo /etc/init.d/cogroo startStarting CoGrOO tcp service... done.
root@lnxmcg:/etc/init.d# Invalid locale pt_BR at tg/bin/tgStructure.pm line 44.
Aqui começa a festa :-)
Faça um backup do diretório /urs/local/CoGroo
cd /urs/local/sudo cp -a CoGroo CoGroo_originalEstão edite o arquivo tgStructure.pm
sudo nano /usr/local/CoGroo/cogroo/tg/bin/tgStructure.pm localize a linha:
(setlocale(LC_CTYPE, 'pt_BR.ISO_8859-1') or die "Invalid locale pt_BR");
Mude para:(setlocale(LC_CTYPE, 'pt_BR.UTF8') or die "Invalid locale pt_BR");Agora localize a linha:
checkPT_BR() || die;comente-a deixando assim:
#checkPT_BR() || die;Eu repeti esse processo várias vezes, sempre editando os arquivos que apresentavam o mesmo erro. Até não retornar mais nenhum erro.
Depois eu converti todos o arquivos de pt_BR.ISO_8859-1 para pt_BR.UTF8 usando o seguinte comando:
sudo iconv -f iso-8859-1 -t utf-8 arquivo.pm > arquivo.pm.utf8depois eu renomei os arquivos *.utf8 sobrescrevendo os originais.
sudo mv arquivo.pm.utf8 arquivo.pmRepeti o processo em todos os arquivos com as extenções
*.pm e
*.pl, assim como os arquivos textos que encontrei abaixo do diretório /usr/local/CoGroo.
Depois dessa trabalheira toda, o corretor gramatical passou a funcionar normalmente.
Valeu apena o esforço :-).