Autor Tópico: Ubuntu e Unity em computador antigo  (Lida 21558 vezes)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #15 Online: 03 de Janeiro de 2013, 14:29 »
Tem como ver a placa mãe ao ligar o computador, dá para pegar o modelo e tudo a partir de um número, naquela tela preta q fica falando para apertar Del para entrar no setup.

Sistema bonito e moderno só fazendo upgrade da sua máquina, no caso trocando tudo mesmo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline cacctus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #16 Online: 03 de Janeiro de 2013, 14:37 »
Motherboard: Micro-Star International CO., LTD MS-7222

Offline cacctus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #17 Online: 03 de Janeiro de 2013, 14:38 »
É verdade, Benjamin... Pra mim que estou a ver a feiura do XP, o Mint é bem melhor... mas, é mais leve?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #18 Online: 03 de Janeiro de 2013, 15:07 »
É verdade, Benjamin... Pra mim que estou a ver a feiura do XP, o Mint é bem melhor... mas, é mais leve?

A versão Xfce do Mint é bem leve, mas também não dá para abrir 10 abas do Chrome e mais um monte de coisa, com esses seus 448 MB de ram. O jeito é vc baixar e testar.

Baixe o Linux Mint 13 Xfce 32 bits, lá do link q passei. Ele é live-DVD, vc não precisa instalar para testar, dá para testar no próprio DVD. O seu leitor é DVD certo?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #19 Online: 03 de Janeiro de 2013, 15:10 »
-com 512mb/ram eu instalaria uma distro c/ lxde: Lubuntu-12.10

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #20 Online: 03 de Janeiro de 2013, 15:19 »
placa de vídeo via.....
eu já testei uma dessas,num computador que comcertei. não rodou legal o unity e kde,recomendo interfaces mais leves,como o xfce e lxde,n ão tive problemas com essas interfaces. não vai rodar bem alguns jogos mais "robustos", mas o resto funciona bem,bastando tem pelo menos uns 2gb de swap na hora da instalação.
esse pc deve ter uns 4 ou 5 anos,correto?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #21 Online: 03 de Janeiro de 2013, 15:24 »
Adaptador gráfico VIA/S3G UniChrome Pro IGP (64 MB)

Ola

Seu maior problema será esta sua placa de video.

Foi porisso que o Unity ficou pesado. Não há driver para via unichrome no Ubuntu 12 e foi instalado o driver genérico VESA no sistema pelo proprio Ubuntu.

Esta placa não dá suporte a 3D e o Unity fica "capenga", dando "trancos"

Tenho uma maquina com AMD Athlon 1600+ parecida com a sua que roda o Lubuntu com driver vesa de bom para ótimo. (ainda dá trancos)

Via S3 sempre foi uma grande dor de cabeça no GNU/Linux

acredito que com esta placa de video, beleza será a ultima coisa a se preocupar. Use um ambiente grafico bem leve.

[]'s

Offline cacctus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #22 Online: 03 de Janeiro de 2013, 15:36 »
Benjamin, eu queimei meu leitor. Você precisava ver a manobra que fiz para formatar meu Vista (sim eu fiz esta loucura, ficou uma coisa) e reinstalar o XP. Sim, meu computador tem 7 anos. Foi comprado em 2005, e na época era um bom computador. Que coisa...

Agora, estou entre Mint, Lubuntu e Xubuntu, embora minha tentação ainda seja Ubuntu e Fedora, que infelizmente, vou ter de deixar para a próxima... e, Tota, quanto à beleza, vou ter de achar um jeito...

Agora, o problema do Mint é justamente o tema que achei feio. Cinza e verde... Credo! Dá pra mudar isso?


Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #23 Online: 03 de Janeiro de 2013, 15:41 »
Benjamin, eu queimei meu leitor. Você precisava ver a manobra que fiz para formatar meu Vista (sim eu fiz esta loucura, ficou uma coisa) e reinstalar o XP. Sim, meu computador tem 7 anos. Foi comprado em 2005, e na época era um bom computador. Que coisa...

Agora, estou entre Mint, Lubuntu e Xubuntu, embora minha tentação ainda seja Ubuntu e Fedora, que infelizmente, vou ter de deixar para a próxima... e, Tota, quanto à beleza, vou ter de achar um jeito...

Agora, o problema do Mint é justamente o tema que achei feio. Cinza e verde... Credo! Dá pra mudar isso?


além desses,ele vem com um roxo,duas variações de azuis e voce pode instalar mais de 100.000 temas que tem nesse site:
xfce-look.org
para xfce.eu uso o tema original do mint ainda,mas tava vendo um que gostei no xfce-look,meio laranja.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline cacctus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #24 Online: 03 de Janeiro de 2013, 15:44 »
Bmota, sabe me dizer se a diferença de consumo de memória RAM entre os três (M, X & L) são muito alarmantes?

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #25 Online: 03 de Janeiro de 2013, 15:50 »
Bmota, sabe me dizer se a diferença de consumo de memória RAM entre os três (M, X & L) são muito alarmantes?
eu usei o lubuntu numa vm com 192 mb de ram,e ficou usável,muito legal o lxde.
o xubuntu requer uns 230mb de ram no mínimo pra ficar bom.
o mint usa xfce,mas com uns 250mb ram ele fica bom,mas no mínimo 200 pra ser usado,baseado nos teste que fiz.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline cacctus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #26 Online: 03 de Janeiro de 2013, 15:56 »
Estou a baixar o Mint conforme a indicação de Benjamin, dentro de 2h15min veremos... Só uma pergunta: Como é muito raro pegar vírus com Linux, não há necessidade de Anti-vírus, ou é bom se prevenir?

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #27 Online: 03 de Janeiro de 2013, 16:16 »
Como é muito raro pegar vírus com Linux, não há necessidade de Anti-vírus, ou é bom se prevenir?

Nem te preocupa com isso, a não ser que seja um "paranoico" por segurança  ::)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #28 Online: 03 de Janeiro de 2013, 16:22 »
Estou a baixar o Mint conforme a indicação de Benjamin, dentro de 2h15min veremos... Só uma pergunta: Como é muito raro pegar vírus com Linux, não há necessidade de Anti-vírus, ou é bom se prevenir?

Aqui a única segurança q tenho é o firewall, uso o Ufw (o Ubuntu e Linux Mint já vem com ele). Só habilitar ele e já era. Existe uma interface gráfica para ele, o Gufw, instale, habilite e desabilite o log dele, para não encher o HD com informação inútil.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #29 Online: 03 de Janeiro de 2013, 16:39 »
Devido ao teu hardware somente o Lxde (lubuntu) ou Xfce (xubuntu) rodarão.

Unity não rola neste equipamento citado.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2