Autor Tópico: Ubuntu e Unity em computador antigo  (Lida 21444 vezes)

Offline cacctus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Ubuntu e Unity em computador antigo
« Online: 03 de Janeiro de 2013, 12:38 »
Olá, pessoal. Sou novo por aqui mas isso não importa. Eu acho.

Atualmente estou a usar o Windows XP Professional SP3 numa máquina de 448 MB de RAM; processador 2140 @ 1.60 GHz; HD 80 GB... Não compreendo em excesso essas configurações, mas sei que o Ubuntu 12.10 não vai funcionar; isso também por experiência, pois ontem mesmo o coloquei numa partição à parte e ontem mesmo retirei. É muito triste. Quanto ao Windows XP, não é horrível; mas está dando para usar... vocês devem imaginar o quanto, rsrs. E isso não é para falar mal, porque já é como se ele fosse da família, mas é que, pode melhorar com o Linux, então queria me abrir às novas possibilidades.

Bem, o que eu gostaria de saber, - embora tenha pesquisado um pouco, francamente, entendi quase nada -, é sobre que versão do Ubuntu eu poderia tentar; queria uma coisa bonita como aquela "coisa" de Unity, que até emociona, rsrs. Já cheguei a ouvir Lubuntu, Xubuntu, Kubuntu, e uns outros "buntus", mas são bem feios - sem ofender -, e acho que se for para vestir um santo e desvestir outro, prefiro o Windows XP, pois estou pensando não apenas na velocidade e desempenho, mas também na aparência - e Unity me conquistou -.

Gostaria de alguma ajuda, espero ainda hoje estar a acessar legal. Obrigado!


Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2013, 12:51 »
caraca 448 de ram :o

amigo se quer uma coisa bonita mas leve va de xubuntu e bem leve e bonito voce pode customiza-lo como quiser pode ate deixar parecido com o windows

mas se voce quer so unity mesmo va de ubuntu 12.04 que tem o unity 2d(sem efeitos) mas ficaria meio lento ai.
ubuntu 12.04

Offline cacctus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2013, 13:00 »
Acredite, era para ser 512 MB de RAM... há uma diferença interessante. Mas quanto a isso não me importo, pois se for para substituir alguma coisa, compensa substituir o CPU por inteiro, como dizem por aí "tá bugado", e do começo ao fim.

Caçando com gato, eu lhe digo que não vou usar o Linux pensando no Windows, mas no Linux. E Xubuntu não me soou interessante, não sei o motivo. Você não conhece algo mais belo que Ubuntu e mais leve, como o próprio Xubuntu?

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2013, 13:06 »

super leve sim o archlinux mas voce teria que compilar algumas coisas e tudo nao e indicado para iniciantes......

mas leve que o xubuntu o lubuntu mas nao acho ele bonito....
ubuntu 12.04

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2013, 13:19 »
Vc pode tentar o Linux Mint, ele é disponibilizado com vários desktops, um deles sendo o Xfce e o Mate. Esses dois são bem leves, sendo o primeiro mais leve e o último o "mais" pesado.

Linux Mint 13 "Maya" download

Existe o Lubuntu também, vem com desktop Lxde, é bem leve.

http://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/releases/12.04/release/

O computador tem 448 de ram porque deve compartilhar 64 MB com a placa de vídeo, somando os dois dá os 512 MB. Não dá para fazer milagre, o seu computador não rodará o Unity direito, a melhor opção é usar esses desktops que falamos. Em questão de beleza, o Linux Mint tem bastante e sobra.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2013, 13:26 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2013, 13:19 »
Ola

Em maquinas antigas, o problema sempre reside em placas graficas fracas + pouca memoria ram

Nos Lubuntu e Xubuntu é possivel se customizar o ambiente grafico como por exemplo, se colocar o cairo dock

Outra possibilidade muito interessante para seu hardware é o enlightenment ou E17

É um ambiente grafico altamente customizável, porém exige um pouco de dedicação em aprender

Tem também o window maker, que foi usado como base para a interface cocoa do Mac Os

As possibilidades são várias, porém se quer algo pronto, experimente o puppy Linux => http://puppylinux.org/main/Overview%20and%20Getting%20Started.htm

Deve servir para sua maquina

[]'s

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2013, 13:28 »
Ola

Em maquinas antigas, o problema sempre reside em placas graficas fracas + pouca memoria ram

Nos Lubuntu e Xubuntu é possivel se customizar o ambiente grafico como por exemplo, se colocar o cairo dock

Outra possibilidade muito interessante para seu hardware é o enlightenment ou E17

É um ambiente grafico altamente customizável, porém exige um pouco de dedicação em aprender

Tem também o window maker, que foi usado como base para a interface cocoa do Mac Os

As possibilidades são várias, porém se quer algo pronto, experimente o puppy Linux => http://puppylinux.org/main/Overview%20and%20Getting%20Started.htm

Deve servir para sua maquina

[]'s

Em se tratando de memória, o Cairo Dock tem um problema, ele em certas situações consome bastante, pode passar mais de 100 MB fácil. Para quem tem 448 MB, é preciso instalar e ficar de olho no consumo de memória, para ver se compensa.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline cacctus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2013, 13:34 »
Pessoal, e se eu usar um Ubuntu mais antigo?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2013, 13:35 »
Pessoal, e se eu usar um Ubuntu mais antigo?

não adianta, vai querer usar o 8.04? Vá de versões mais novas, vai te dar menos dor de cabeça.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline cacctus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #9 Online: 03 de Janeiro de 2013, 13:37 »
Mas as versões novas não funcionam bem em meu computador...

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2013, 13:40 »
Mas as versões novas não funcionam bem em meu computador...

Como vc sabe?

Edit: Poste a sua placa de vídeo, placa mãe, placa de som, a gente precisa dessas informações.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline cacctus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #11 Online: 03 de Janeiro de 2013, 13:42 »
Pessoal, eu penso bem a respeito do Lubuntu e Xubuntu, já que posso constumiza-los...

Quanto às demais indicações, como o Puppy Linux, Linux Mint 13 não me afeiçoei. Já o Cairo Dock, eu tinha algo similar em meu XP, mas me causa confusão e me irrita bem fácil.

Confesso que eu desejo muito instalar um Linux, mas estou bem indeciso, deviso a essa potência não tão potente... Como dito, ontem mesmo instalei o Ubuntu recente, e tive de retira-lo, pois ficou muito lento, e com muito pesar.


Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #12 Online: 03 de Janeiro de 2013, 13:45 »
Pessoal, eu penso bem a respeito do Lubuntu e Xubuntu, já que posso constumiza-los...

Quanto às demais indicações, como o Puppy Linux, Linux Mint 13 não me afeiçoei. Já o Cairo Dock, eu tinha algo similar em meu XP, mas me causa confusão e me irrita bem fácil.

Confesso que eu desejo muito instalar um Linux, mas estou bem indeciso, deviso a essa potência não tão potente... Como dito, ontem mesmo instalei o Ubuntu recente, e tive de retira-lo, pois ficou muito lento, e com muito pesar.



Se vc reparar, os links que postei são do Linux Mint e Lubuntu baseados no Ubuntu 12.04. Quem vc testou foi o 12.10, e há grande diferença entre ele e o 12.04, em questão de compatibilidade de hardware antigo.

Já tentou ver algumas imagens do Linux Mint na internet? Procure no google imagens por "linux mint 13 xfce"
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline cacctus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #13 Online: 03 de Janeiro de 2013, 13:56 »
Benjamin, para ser bem sincero, eu não o achei muito bonito, mas, vou levar em consideração sua recomendação, tudo bem?
Eu vou postar mais informações logo logo, só precisarei fazer download de um programa.

Offline cacctus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Unity em computador antigo
« Resposta #14 Online: 03 de Janeiro de 2013, 14:13 »
Benjamin:

Placa mãe:

Tipo de processador Unknown, 1600 MHz (16 x 100)
Nome da Placa Mãe Desconhecido
Chipset da Placa Mãe Desconhecido
Memória do Sistema 448 MB Tipo de BIOS Award (07/12/07)
Porta de comunicação Porta de comunicação (COM1)
Porta de comunicação Porta de comunicação (COM2)
Porta de comunicação Porta de impressora (LPT1)

Monitor:
Adaptador gráfico VIA/S3G UniChrome Pro IGP (64 MB)
Monitor SyncMaster 740BX/740Bplus,SyncMaster Magic CX717B(Analog) [NoDB] (HQAP906477)

Multimídia:
Adaptador de som VIA AC'97 Enhanced Audio Controller