Estou quase transformando esse tópico em um diário de minha experiência com o Ubuntu 12.04.
Estou tentando aprender sobre, pra mim, esse novo SO, é um mundo totalmente diferente do que estava acostumado.
Antes de ontem, estava a configurar um smartcard do Banco Banrisul, e instalei alguns programas que eu vi num tutorial por ai, ele não funcionou e desistalei, resultado perdi meu network e não conseguia acessar mais a internet pelo meu netbook, formatei, mas até então não sabia o porque tinha "ido em bora minha net", depois de formatar tentei de novo, mas ai não funcionou novamente e vim a desinstalar de novo, agora com mais cuidado, e percebi que tinha ficado novamente sem meu network.
o que fiz:
$ sudo apt-get -purge o nome do programa.
Percebi que o -purge desinstala todas as dependências criadas pelo programa.
Então aprendi que -remove seria melhor neste caso.
Pra resolver a segunda vez o meu network pesquisei pelo meu desktop, e achei o aptitude.
vi as dependências do network depois fiz o seguinte:
$ sudo aptitude download network
ou coisa assim, e com todas suas dependências também, então por este meio fiz o download de todos os programinhas necessários no meu desktop e instalei no meu netbook, resultado voltou a funcionar.
Bom o smatcard da Vasco não funcionou ainda, estou a utilizar no velho windows, mas tudo bem. Com o tempo pesquisando melhor vou descobrir meu erro já que no site oficial diz que nem precisaria instalar nada no Ubuntu para ele funcionar.
O que quis dizer é que errando conseguimos aprender.
Pra quem está começando como eu, tudo é um pouco difícil, pois não encontramos as coisas, mas elas estão em algum lugar basta encontrar.
Exemplo: o ms-config do windows, que controla os serviços e programas que iniciam com o boot, isso está em algum lugar no Ubuntu, que achei Aplicativos de Sessão.
No meu desktop em triple-boot, agora está dando raiva até, no Ubuntu 12,04 32 bits demora para dar boot menos de um minuto, no win7 64 bits, leva mais que 2 min pra se tornar tranquilo pra mexer, e isso que tem uns 2 meses que fiz a instalação.
Reforço a minha boa impressão que tive, e tenho com esse SO.
Abraços a todos!
PS: Não sei fazer aquele retângulo dos comandos que vi em outros posts.
Se estiver errado em algum comando me corrijam.