Autor Tópico: Quero mudar a interface do Ubuntu 13.10  (Lida 4292 vezes)

Offline accampos_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Quero mudar a interface do Ubuntu 13.10
« Online: 10 de Novembro de 2013, 13:55 »
Olá Pessoal
Gostaria de saber se há alguma forma de mudar a interface do ubuntu 13.10 pra melhorar o desempenho do sistema?
« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 05:32 por accampos_ »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Quero sair do Unity
« Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2013, 14:00 »
Há sim, você pode instalar outro ambiente gráfico (LXDE, XFCE, KDE, Mate, Cinnamon, etc), de qualquer forma, é melhor que você instale outra distro com o ambiente gráfico mais leve que deseja.

LXDE = Lubuntu 13.10
XFCE = Xubuntu 13.10
KDE = Kubuntu 13.10

Ainda não sei saiu o Linux Mint com Mate ou Cinnamon, mas também é uma distro bem leve e personalizável (o Mate é um fork do Gnome 2), mas pode baixar e instalar o Linux Mint Maya 13, que é baseado no Ubuntu 12.04 LTS, e também é bem estável.

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil

Offline accampos_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Quero mudar a interface do Ubuntu 13.10
« Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2013, 14:05 »
Obrigado a atenção de vocês. Mas não quero desinstalar o ubuntu. Quero continuar nele, porém com uma outra interface que otimize o seu desempenho. Alguém poderia me dar respostas mais objetivas de quais interfaces posso escolher, e de como mudar?

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Quero mudar a interface do Ubuntu 13.10
« Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2013, 14:21 »
Você pode perfeitamente instalar outros ambientes gráficos, mas se você vai remover o Unity, vai dar mais trabalho do que instalar a distro com o ambiente que deseja.

Outra coisa, todas as distros que citei anteriormente são baseadas no Ubuntu 13.10, ou seja, é o mesmo Ubuntu só que com Ambiente Gráfico e otimizações diferentes.

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Quero mudar a interface do Ubuntu 13.10
« Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2013, 15:39 »
Obrigado a atenção de vocês. Mas não quero desinstalar o ubuntu. Quero continuar nele, porém com uma outra interface que otimize o seu desempenho. Alguém poderia me dar respostas mais objetivas de quais interfaces posso escolher, e de como mudar?

As respostas anteriores foram objetivas, mas imagino que você deva estar confuso com tantas possibilidades. Seria legal você colocar o seu hardware pra gente ter mais noção de que interface ficaria leve no seu sistema... mas como você não está satisfeito com unity, acho que da pra ter uma idéia.

A interface mais leve que já usei no ubuntu foi a Lxde, que foi indicada pelo Arthur.

No link que o King11 passou, se você olhar com cuidado, encontra o passo a passo pra instalar o Lxde e várias outras interfaces:

http://www.edivaldobrito.com.br/nao-desinstale-o-ubuntu-apenas-mude-a-interface-parte-6-lxde/

Pra instalar o Lxde, retirado de lá:

Passo 1. Feche todos os seus aplicativos em execução;
Passo 2. Abra um terminal;
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora instale o ambiente com o comando:

sudo apt-get install lxde

Como alternativa você pode entrar na central de programas e procurar pela interface também. é só digitar Lxde e colocar pra instalar.
O lxde é garantia de velocidade, mesmo em hardwares muito antigos.

Caso não goste dessa, pode testar a Xfce, que também foi indicada pelo arthur. É menos leve mas mais amigável.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2013, 15:41 por yureee123 »

Offline accampos_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Quero mudar a interface do Ubuntu 13.10
« Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2013, 05:20 »
Mudei completamente de ideia e agora estou usando o lubuntu. Mas estou com alguns outros probleminhas nele