Vamos lá... quando vc inicializa o sistema com o cd ou pen drive o ubuntu da boot?
Sim, com o CD o Ubuntu inicializa normalmente.
Meu note para inicializar através de um pen drive / cd, etc tem que manter a tecla f11 precionada durante a apresentação do logo de inicialização do fabricante. É possivel que o seu seja semelhante.
Geralmente eu mudo a ordem das unidades para boot. Não sei se há outro jeito mais fácil, mas é assim que estou acostumado.
Vc já dividiu seu HD em duas partes pelo windows??
O HD já se encontra dividido de fábrica. Uma partição de uso para o sistema operacional, programas e arquivos; uma partição pequena que acredito que sirva como uma espécie de swap sem vergonha do Windows; e uma terceira partição que parece que armazena os arquivos de instalação do Windows. Tipo, se acontecer algum problema muito grave, é possível reinstalar o Windows por intermédio dessa partição.
Por lá e possivel redimencionar seu HD deixando um espaço para ser formatado pelo linux.
Não cheguei a pensar em tentar usar o próprio Windows para alterar as partições. Mas acho que pode ser uma boa ideia. Vou tentar fazer isso e posto o resultado. Se eu não conseguir, vou ver se consigo tirar prints das telas e postar aqui.
Vc está encanado com o secure boot ou o UFEI ?
Desculpe, mas não entendi. De qualquer forma, vou tentar a opção acima. Obrigado pela ajuda!