Confrades!
Relato aqui minha frustração em realizar a migração de Windows para Linux.
Desde que comecei a fazer uso de computadores sempre utilizei o Windows. A resposta do porquê é simples: comodismo e desconhecimento técnico em informática para ir além de apenas aceitar o que se tem. Comecei pelo Windows 98 Plus!, depois um tempinho no Millenium, uma fase no XP, alguns meses no Vista e finalmente quase cinco anos com o Windows 7 (o qual até criei muita simpatia). Mas apesar de toda essa história com o Windows, paulatinamente fui tomando conhecimento de suas deficiências e da superioridade de outros Sistemas Operacionais. Já há alguns anos me tornei aberto ao Linux, mas ainda estava empacado, sem algo que me motivasse a migrar para alguma distro. Pois bem, o incentivo ocorreu quando meu notebook quebrou, e após cinco anos de extensivo uso decidi não consertá-lo e deixá-lo então descansar no limbo das geringonças eletrônicas. Comprei um novo notebook, que naturalmente veio com o sistema da Microsoft instalado: Windows 10. Eu que já não esperava permanecer no Windows fiquei chocado com as bizarrices da nova versão, principalmente àquelas ligadas a privacidade (ainda que possam ser, ao menos em parte, desativadas). Decidi: de agora não passa, vou para o Linux! Eu que sou usuário muito ativo de computadores mas com conhecimentos muito limitados à esfera técnica, e com pouco interesse em desenvolver algum hipotético potencial na área, além de pouca disposição em enfrentar uma mudança radical de layout gráfico decidi optar por alguma distro Linux para leigos e egressos do Windows. Ubuntu e Mint foram as opções óbvias a serem escolhidas. Pela ampla propaganda do suporte Ubuntu acabei tendendo a ele, mas no dia que fui baixá-lo o site do Ubuntu Brasil estava fora do ar, e no dia seguinte idem, e assim pensei comigo: "o que aconteceu, por que não foi noticiado algo, oferecem o tal do suporte-maravilha mas sequer justificam o site e o fórum fora do ar por dias?". Foi a primeira coisa que me veio em mente, ainda que possa estar errado. Enfim, fui de Mint. Segui todos os passos que há dias estudava em sites, blogs, fóruns e vídeos. Comprei um pen drive, baixei o UNetbootin e o Yumi para gravar o .ISO no ScanDisk, baixei a .ISO do site oficial, verifiquei o MD5, gravei, pronto! A primeira parte estava concluída, agora era a decisiva instalação. UEFI, Bios, habilita isso, desabilita aquilo, Secure Boot Off, PXE OPROM isso e aquilo, Legacy assim e assado, SCM...
Resultado: uma tela preta com o underline pincando. Só! Nada mais.
Revirei fóruns em busca de ajuda. O que compreendi busquei tentar imitar, mas... nada! E em muitos fóruns os usuários parecem que dão respostas para usuários já do Linux, ou mais experientes na informática, o que para pessoas como eu é absolutamente nulo, sem resultado positivo. Quando não tentativas de explicação cheias de gírias da área e restritas a duas linhas, tornando incapaz qualquer diálogo.
Escrevi essa mensagem como uma espécie de catarse pela frustração de não conseguir migrar para o Linux.
A M$ venceu, fui tecnicamente incapaz de sair dela. Incapaz de sequer instalar alguma distro Linux. Quem sabe algum dia alguém com conhecimento razoável na área não possa me dar algum suporte, seja presencial, seja por skype ou telefone, troca de emails ou sei lá, para conseguir cruzar as grades da prisão da Microsoft.
Que Deus abençoe vocês!