Autor Tópico: Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.  (Lida 29190 vezes)

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #30 Online: 22 de Abril de 2016, 12:14 »
Citar
Acho que descobri o problema. ( Kernel ) os kernels mais atuais estão dando alguma incompatibilidade com essa maquina.

Curioso, tenho uma máquina com uma nvdia antiga aqui que é exatamente o contrário.

No Ubuntu padrão (unity) só funciona sem travar com a versão 12.04.
Nada conseguiu fazer não travar nas versões subsequentes, 14.04 ou 15.04 ou 15.10, não teve jeito, apesar das mais mirabolantes tentativas.

Apesar disso funcionava sem travar e muito bem com o Lubuntu, somente com ele para não travar.

Porém agora com a versão 16.04 (beta) do Ubuntu Unity (kernel 4.4), ficou totalmente estável, não trava mais de jeito algum, uma beleza, sem travar e rápida.
Estou aguardando a versão final para ver se mantém o que a beta2 trouxe muito bem até aqui.
É caro amigo...

Instalei ontem Ubuntu 16.04 com o kernel 4.4 passou a noite toda ligado rodando, hoje pela manha não estava travado ai mexi nele por alguns minutos e travou geral.

E eu também fiz atualização da BIOS.
Seja livre use Linux

paulobenedito

  • Visitante
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #31 Online: 22 de Abril de 2016, 12:24 »
Olá Francis meu amigo,

Sei que não será solução, nem nada parecido, mas pergunto vc tentou outro Buntu? (xubuntu, ou mesmo o Kubuntu)? Nada contra, mas ainda hoje sabe que não consigo engolir o tal unity, não acho que ele seja um desktop para quem precise de um PC funcional. Por isso insisto sim em dois ambientes apenas, KDE e Xfce, este último como verdadeiro substituto do que era o Ubuntu Gnome 2.

T+

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #32 Online: 22 de Abril de 2016, 12:48 »
Olá Francis meu amigo,

Sei que não será solução, nem nada parecido, mas pergunto vc tentou outro Buntu? (xubuntu, ou mesmo o Kubuntu)? Nada contra, mas ainda hoje sabe que não consigo engolir o tal unity, não acho que ele seja um desktop para quem precise de um PC funcional. Por isso insisto sim em dois ambientes apenas, KDE e Xfce, este último como verdadeiro substituto do que era o Ubuntu Gnome 2.

T+
Já sim meu amigo Creto.

Ate os mais leves Xfce e o Mate eles travam.

Esse note tem um certo preconceito com o kernels mais atuais.
Seja livre use Linux

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #33 Online: 22 de Abril de 2016, 22:40 »
Citar
Testei o Ubuntu com os Kernels  3.13 e o 3.16  e com eles não travaram travando a maquina, estou testando desde de ontem a darde ate agora as 23:51 ate o presente momento sem nenhum travamento.


Bem, se é assim, se com o kernel 3.13 ou 3.16 não trava, então a solução está dada.

Deixe instalado a versão 14.04, que é uma LTS, suporte até 2019 e trave a atualização de kernel.

Só como exemplo, numa determinada instalação 14.04 de uma máquina igualmente problemática com travamentos, fiz exatamente isso, atualmente está rodando muito bem assim:

~$ uname -a
Linux xxxxxxx 3.13.0-32-generic #57-Ubuntu SMP Tue Jul 15 03:51:12 UTC 2014 i686 i686 i686 GNU/Linux

Para travar (=evitar que atualize) edite o arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/apt/preferences.d/preferences
que se não me falha a memória o arquivo preferences não existe, então crie o tal naquele local com o seguinte conteúdo:

#================

Package: linux-generic
Pin: version 3.13.0.32.57
Pin-Priority: 1000

Package: linux-headers-*
Pin: version 3.13.0-32.57
Pin-Priority: 1000

Package: linux-headers-*-generic
Pin: version 3.13.0-32.57
Pin-Priority: 1000

Package: linux-image-*-generic
Pin: version 3.13.0-32.57
Pin-Priority: 1000

Package: linux-image-generic
Pin: version 3.13.0.44.51
Pin-Priority: 1000

Package: linux-libc-dev
Pin: version 3.13.0-44.73
Pin-Priority: 1000

Package: linux-image-extra-*-generic
Pin: version 3.13.0-32.57
Pin-Priority: 1000

#================

Evidentemente você pode adaptar com a versão específica conforme queira.

De qualquer forma, como parece que você tem certa desenvoltura com isso, ou seja, parece que gosta e não se atrapalha com coisa pequena de estruturar um sistema operacional, então, se fosse eu, criaria partições adicionais no disco, deixando uma primeira principal com o kernel travado e funcional, que seria, digamos assim, a "titular", para uso real e constante (coisas sérias) e uma ou mais partições para "brincar de experimentar", onde você pode ir instalando, desinstalando, fazendo experiências, enfim, como disse, "brincar de experimentar" distribuições Linux. Na verdade isso é muito fácil de ser feito se tiver um mínimo de jeito para a coisa. :-)

« Última modificação: 23 de Abril de 2016, 15:31 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

paulobenedito

  • Visitante
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #34 Online: 23 de Abril de 2016, 08:37 »
[Off] Cara uma hora dessas ainda adquiro tamanho conhecimento, pai d'égua essa dica ai druidaobelix, obrigado por mais essa lição anotada aqui no caderninho, valeu mesmo.

É, o Francis é bastante mexedor dessas coisas mesmo, tenho certeza que vai sim dar um jeitinho, boa sorte ai amigo, pois já passei por isso com um netbook Asus que eu tinha.

T+

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #35 Online: 28 de Abril de 2016, 21:56 »
Caro druidaobelix Eu fiz o seguinte baixei a ISO do Ubuntu 14.04.2 e instalei.

Esta rodando o kernel 3.19

 
Citar
ubuntu@francis-X451MA:~$uname -r
3.19.0-59-generic
ubuntu@francis-X451MA:~$ sudo lsb_release -a
[sudo] password for ubuntu:
No LSB modules are available.
Distributor ID:   Ubuntu
Description:   Ubuntu 14.04.4 LTS
Release:   14.04
Codename:   trusty

Com isso essa maquina não travou mais. Vamos ver ate quando fica assim.

Quero de agradecer por tudo e pela sua atenção e aos demais que tentaram ajudar.

Ate mais....
« Última modificação: 28 de Abril de 2016, 22:06 por Francis Ricardo »
Seja livre use Linux

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #36 Online: 18 de Maio de 2016, 12:23 »
Isso parece problema com ACPI.

sudo gedit /etc/default/grub

encontre a linha:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT

altere para:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi=off"

Teste em um pendrive com Ubuntu 16.04 pra ver se funciona, já que você está com o 14.04 em uso com kernel antigo

Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline gutosoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #37 Online: 15 de Julho de 2016, 15:04 »
Olá Pessoal,
Tenho o mesmo notebook (modelo, hardware e configurações) que o Francis Ricardo, e passei pelos mesmos problemas, na época (1 ano atrás) eu estava com o Kubuntu 14.04, kernel 3.16. Ele vivia travando na inicialização, e depois de muito tempo descobri que era a BIOS desatualizada.  Atualizei a BIOS e resolveu o problema. O problema voltou quando vieram as atualizações de kernel, mas dessa vez eram os travamentos (congelamentos) do sistema, testei vários kernels, desde o 3.19 até o 4.2. Migrei para o Mint Cinnamon 17.3 tive os mesmos problemas tanto é que voltei para o kernel 3.16.1. Esse ano me deu a vontade de matar a saudade do KDE, instalei o kubuntu 16.04  e tive o mesmo problema de travamento, voltei para o kernel 3.16.1. Por último, atualmente , na esperança de que pudesse usar o kernel 4.4 mudei para o KDE Neon que é mais enxuto e muito mais leve. Pensei que mudaria alguma coisa, mas continua com o mesmo problema, mudei novamente para o kernel 3.16.1 e é nesse que estou até o exato momento. 
Os kernels atuais estou com uma tremenda incompatibilidade com esse modelo de notebook, acredito que seja o driver de vídeo mal otimizado, o Mesa 11.2 não foi bem trabalhado em alguns chipsets Intel. Agradeço por terem lido até aqui.
Caso tenham notícias ou alguma dica, não deixem de postar, vamos manter esse tópico atualizado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #38 Online: 15 de Julho de 2016, 17:13 »
Então, /gutosoni/,

Para essa máquina asus x451ma há uma atualização do BIOS para a versão 216 de  2015/05/07, no site diretamente não diz o que é que atualiza no setup, mas enfim, está lá.

Uma vez que já fez várias tentativas, não custa tentar também instalar o kernel 4.6.3 (tenho ele funcionando bem no Ubuntu 16.04 padrão) ou o 4.6.4 (este ainda não testei), algo simples de ser feito, vai que ajuda ....

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/?C=N;O=D

Também sempre é interessante experimentar ambientes gráficos mais simples, especialmente o Lubuntu, para ao menos tentar identificar se é algo relacionado ao subsistema de vídeo.




www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline gutosoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #39 Online: 17 de Julho de 2016, 15:58 »
Então, /gutosoni/,

Para essa máquina asus x451ma há uma atualização do BIOS para a versão 216 de  2015/05/07, no site diretamente não diz o que é que atualiza no setup, mas enfim, está lá.

Uma vez que já fez várias tentativas, não custa tentar também instalar o kernel 4.6.3 (tenho ele funcionando bem no Ubuntu 16.04 padrão) ou o 4.6.4 (este ainda não testei), algo simples de ser feito, vai que ajuda ....

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/?C=N;O=D

Também sempre é interessante experimentar ambientes gráficos mais simples, especialmente o Lubuntu, para ao menos tentar identificar se é algo relacionado ao subsistema de vídeo.

Valeu cara! Vou testar esse último sim. Dei uma pesquisada e olhem o que achei sobre o Intel Baytrail, chipsets Celeron N2930:
https://bugzilla.kernel.org/show_bug.cgi?id=109051

Esse bug foi relatado desde o ano passado, e parece que até o momento somente os Kernels das séries  3.16 e 4.1 estão rodando sem dar problemas. Quem tiver esse problema experimente utilizar o kernel 4.1.12 que é o que estou utilizando (mudei do 3.16), ou utilize o kernel 3.16.1 (mais antigo).
Quem quiser se aventurar nesses mais recentes (4.2, 4.4) pode tentar mudar os parâmetros do kernel, uma solução temporária seria adicionar umas opções no Xorg, conforme o tutorial abaixo:
https://wiki.archlinux.org/index.php/Intel_graphics#X_freeze.2Fcrash_with_intel_driver

Quando resolverem esse problema volto a postar aqui, flw!
« Última modificação: 17 de Julho de 2016, 16:03 por gutosoni »

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #40 Online: 17 de Julho de 2016, 21:16 »
Boa noite....

Bem eu to usando nesse notebook o Ubuntu Mate com o kernel 4.6 e não tive mais os problemas relatado.

Os kernels 3.18,  3.19, 4.1 e 4.4 que vem no Ubuntu 16.04 todos dava esse problema.
Seja livre use Linux

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #41 Online: 19 de Julho de 2016, 16:52 »
Boa noite... Tenho um notebook que uso mais para assistir filmes online e toda vez ele trava geral e nenhuma tecla funciona. Para destravar ele e preciso meter o dedão no botão desligar.
(...)
Olá Francis Ricardo,
Esclarece uma coisa pra mim... o travamento só acontece quando vc assiste filmes?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #42 Online: 19 de Julho de 2016, 17:58 »
Boa noite... Tenho um notebook que uso mais para assistir filmes online e toda vez ele trava geral e nenhuma tecla funciona. Para destravar ele e preciso meter o dedão no botão desligar.
(...)
Olá Francis Ricardo,
Esclarece uma coisa pra mim... o travamento só acontece quando vc assiste filmes?
Não... Dependentemente que qualquer coisa que esteja fazendo, passando uns 10 a 15 minutos com a maquina ligada ela trava total.
Seja livre use Linux

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #43 Online: 19 de Julho de 2016, 18:13 »
Vc tem algum pacote de sensor de temperatura instalado, tipo o "lm-sensors"?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #44 Online: 19 de Julho de 2016, 18:49 »
Vc tem algum pacote de sensor de temperatura instalado, tipo o "lm-sensors"?
Não....
Seja livre use Linux