Backup restaurado, o sistema e todas as suas configurações foram mantidas. Apenas algumas pequenas coisas, feito o config de bluetooth que eu havia editado pra que permanecesse sempre visível, parecem estar diferente até agora. Mas é impressionante o quão eficiente a ferramenta Aptik é. Literalmente, com o clique de um botão, tudo de volta no lugar. Pena que não posso dizer o mesmo da Simple Backup, que travou por três vezes sem resposta.
Agora, à instalação, o Grub ainda reconhece o sistema instalado no outro disco, é claro. Vantagem pra mim. Sinal de que foi tudo bem. Em breve irei formatá-lo e remover o menu Grub da inicialização.
Quanto ao uso do volume de 1TB para a /home, o druidaobelix me recomendou não fazê-lo, pois, assim o computador não teria a performance do SSD como deveria. Entendo que por ter velocidade de escrita inferior ao SSD, o HDD acabaria por influenciar com operações de gravação e leitura, mas acho que ainda é a forma mais interessante de se aproveitar os dois hds na maquina. Li vários tópicos em diversos fórums do Ubuntu e em todos recomendam isso mesmo.
Recomendo a qualquer pessoa que esteja com a intenção de instalar um SSD para dar um "up" em seu computador, ter um pouco de paciência na hora de fazê-lo. Ao que me parece, cada fabricante tem suas recomendações, suas formas de instruir o consumidor e, se não fosse o druidaobelix para me ajudar com diversos artigos, de ao menos três marcas: San Disk, Samsung e Seagate, eu provavelmente teria feito de outra forma, que não necessariamente seria a mais aconselhável. Pode parecer uma recomendação boba, já que estamos num fórum de entendidos. Mas esta área em especial, a de iniciantes, é voltada para aqueles que são, acima de tudo, desprovidos das informações que os mais experientes têm. E isso não significa que são apenas sobre linux ou Ubuntu, mas informações de todos os tipos. Logo, é muito saudável se utilizar do tempo e da boa vontade de pessoas que, assim como o druida, não estão aqui de passagem.
Espero poder contribuir pra comunidade do fórum da mesma forma que contribui pra mim, e que este tópico seja útil a todos os usuários dos computadores Apple que estejam interessados em se aventurar pelo Ubuntu.