Boa tarde amigos do fórum, como vão vocês?
Por questões organizacionais, dividi esse tópico. Sabe, pra facilitar tanto a escrita quanto a leitura.
Pano de fundoRecentemente eu tive problemas com o OS X no meu Macbook Pro 13" 7,1 de 2010. Além de muito lento, eu era forçado a me manter no Mavericks, que já um sistema desatualizado, pra poder ao menos operar. Mas foi necessária a atualização - quase forçada - pro mais recente e, por fim, o Macbook parou. Então resgatei o Ubuntu, que era um SO que eu usei bastante antes de entrar na faculdade e era muito feliz com ele, apesar de ter sido sempre um iniciante em quase tudo.
As dúvidasAté já recorri à ajuda do fórum aqui para resolver um problema com o dispositivo de WiFi, mas agora eu venho não com um problema e sim com algumas dúvidas.
Na pilha de ver o computador funcionando ok, com uma leve lentidão quando muitos processos são executados juntos (ex.: ouvindo música no Spotify, navegando na internet, operando o terminal pra pequenos ajustes. Vide macfanctld), mas com o Ubuntu 16.04 mais bonito do que nunca, resgatando essa máquina pela qual eu tenho tanto carinho, eu adquiri um SSD Sandisk de 240GB e um caddy, adaptador para instalar o SSD no lugar do superdrive CD/DVD do Macbook.
Esse é um procedimento já bastante comum dentre usuários de Mac, mas que eu vinha me negando a fazer porque não tinha muita disposição e nem tempo. Só que agora empolgado, e como tempo a gente arruma, decidi: eu vou fazer.
Tenho dúvidas com relação a duas coisas, principalmente:
1) como configurar corretamente o Grub para que
/ e suas devidas pastas fiquem instaladas no SSD, enquanto que
/home ficará no HDD de 1TB que eu já tenho instalado?
Essa dúvida existe, basicamente, porquê eu nunca executei essa operação nesse sentido. Quando era mais moleque, geralmente, eu e meus amigos adquiríamos as peças (ou computador pronto) e montávamos o
/ no HD que tínhamos disponível, pra bem depois arrumar outro e transpor o
/home pra ele. Era essa a "
operação padrão".
2)Por já ter me virado aqui pra resolver "n" pequenos empecilhos que surgiram, não queria ter que passar por tudo isso de novo. Portanto, qual seria a forma mais prática de manter as configurações que já tenho estabelecidas nesse sistema que está instalado em meu Macbook Pro? Backup ou existe um pacote de arquivos que eu posso salvar em algum lugar e substituir na nova instalação? Lembrando que, nunca utilizei essa ferramenta de Backup do Ubuntu. Sempre fiz tudo na mão.
Concluindo, ou nãoBom, essas dúvidas são as que mais me incomodam no momento e causaram esse tópico (que aliás, espero que esteja no lugar certo, já que sou
iniciante ), mas conforme forem surgindo outras, eu venho aqui e posto.
Ainda vai demorar a realizar o procedimento. O caddy está previsto para chegar segunda ou terça feira, então provavelmente, só no meio da semana que vem eu vou começar.
P.S.: tenho lido um monte de documentações sobre a instalação do linux em SSD e já sei mais ou menos como deve ser - incluindo o lance de se deixar o swap fora dele, pra evitar a escrita constante no dispositivo. Alguém poderia opinar sobre isso ou ter outras sugestões?
P.P.S.: passou pela minha cabeça particionar o SSD e também instalar o OS X, mas eu só consigo imaginar o quanto isso vai ser complicado depois que eu formatei e forcei o modo UEFI. Longe de ser minha vontade também.
É isso, gente. Vamos nessa!