Qual será o problema que não roda os drivers no Unity e no Debian?
Veja só @ Sapiranga,
Como sempre nesses casos é alguma particularidade da sua máquina, porém fosse qual fosse o problema específico no Unity, descobrir isso e investir tempo nisso é no fundo 'dar tiro em cachorro morto', vez que a Canonical deixou o Unity de lado e partiu para o Gnome.
A interface até será mantida vez que o Ubuntu 16.04 é uma LTS e o suporte vai até 2021, porém não será mais desenvolvida, isto é, aperfeiçoada, será apenas mantida, então se não funciona é melhor deixar isso pra lá e partir para algo que funciona.
Na questão do Ubuntu padrão atual, versão 17.10 Artful, por enquanto não há suporte para NVídia usando o protocolo Wayland, o que pode fazer é na tela de logon mudar para o X11 e ver se funciona, ver se consegue ativar o driver nela. Na verdade não é nem assim, mesmo se estiver no ambiente Wayland e ir lá no quadro de 'Drivers adicionais' e ativar o nvidia, já durante a instalação é comutado automaticamente para o X11, exatamente porque o nvidia não tem suporte para o Wayland.
Talvez mais adiante vá ter, em algum momento mais a frente pode ser que a NVidia venha a desenvolver e implementar esse suporte, mas o fato é que no momento não há, aqui e ali algumas tentativas opensource (Fedora 26, se bem me lembro), mas tudo ainda muito incipiente.
Como é que a Canonical vai lidar com essa questão já agora na próxima lTS 18.04 não sei dizer, talvez continue com está agora na 17.10, oferecendo os dois ambientes, Wayland e X11 e vai convivendo assim sabe-se lá até quando.
A Canonical é, por assim dizer, apenas uma 'montadora", a responsabilidade pelo funcionamento do driver proprietário não é dela e sim do fabricante, que aliás é código fechado, ninguém sabe o que tem lá dentro, então todo e qualquer funcionamento de driver depende só e tão somente do fabricante, ou ele traz a solução ou então não há solução, já que é ele fabricante que produz o hardware e desenvolve o software.