Eu estou com o mesmo problema. Vou testar agora se é questão de atualizar a placa de vídeo.
Instalei o Ubuntu dia desses, instalei o Gnome Tweaks e instalei umas 3 extensões (caffeine, hide top bar, show desktop button), depois de uns dias com o Ubuntu, lá vem a primeira pedrada: não dá mais pra ficar em full screen no chrome, fica incompleto na tela (não cobre a tela toda), SÓ se eu não deixar o chrome maximizado.
Depois, fui ler um epub, encerrou sessão do nada, simplesmente a tela apaga e volta pra selecionar usuário. Não entendi foi nada. Aí já fiquei com receio de abrir de novo. Tentei abrir as configurações do sistema, encerrou sessão de novo. E mesmo pelo terminal, nada, não adianta.
O que percebi, depois disso tudo, foi que: configs do sistema e acessar epub, só selecionando o Wayland (n faço mta ideia do que seja, mas "é o que tem pra hoje", então tenho que usar), mas aí o processamento fica igual bêbado, o mouse acha que tá na Sapucaí e começa a sambar
e fica uma guerra até conseguir clicar em ícone, fica muito lento e atualiza devagar. Tomara que seja só atualizar a placa de vídeo. Se continuar o problema, eu crio um tópico, espero que não precise.